Carta ao Bispo James Golka de 3-07/2024

Carta ao Bispo James Golka de 3-07/2024
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Caro Bispo James Golka, Nas últimas semanas, milhares de fiéis cristãos recorreram às mídias sociais, solicitando esclarecimentos e orientação em resposta à carta pública que você publicou em 3 de julho de 2024, que parece ter causado a eles uma perturbação considerável. Pois em sua carta há uma afirmação desconcertante que parece estar em desacordo com o Magistério, em particular, com sua posição sobre a Causa da Serva de Deus Luisa Piccarreta e as doutrinas contidas em seus escritos, vários dos quais trazem os selos oficiais de aprovação do Magistério, o Imprimatur e o Nihil Obstat, que permanecem em pleno vigor hoje. Estou entrando em contato com você diretamente, não apenas porque fui solicitado a fazê-lo por um prelado do dicastério em Roma, mas porque esse também é meu dever. Em sua carta de 3 de julho de 2024, você cita publicamente uma suposta e “confidencial” carta de 18 de abril de 2022, ostensivamente escrita em francês por Monsenhor Benoit Bertrand, que nunca atribui “erros doutrinários” aos escritos de Luisa Piccarreta, mas afirma que em seus escritos há algumas “dificuldades”.

 

Ao citar esta carta confidencial abertamente, você faz uma afirmação ousada e desconcertante que não pode ser encontrada em nenhum lugar na história dos documentos da Igreja Católica, ou seja, que há “sérios erros doutrinários em seus escritos”. Como teólogo qualificado pela Igreja, tenho o dever de informá-lo caridosamente que esta declaração parece constituir um afastamento radical da posição oficial atual do Magistério da Igreja Católica. Penso que é justo afirmar que ninguém presumiria afirmar que os muitos bispos católicos eruditos e santos e padres comissionados da vida de Luisa e que são citados na nota de rodapé abaixo foram de alguma forma todos cegamente enganados em sua avaliação cuidadosa e positiva das doutrinas contidas em seus escritos. Quanto às “dificuldades” – não ‘erros doutrinários’ – no texto de Luisa das quais a Igreja fala, estas podem ser resolvidas com contribuições e esclarecimentos teológicos. Considere, por exemplo, as ‘dificuldades’ identificadas pelos ofícios do Vaticano nos escritos de Santa Faustina Kowalska e do Beato Antonio Rosmini, todos os quais foram posteriormente, por meio de contribuições teológicas, esclarecidos, resolvidos e aprovados. Embora alguém possa argumentar generosamente em seu nome, como fiz em minha carta aos fiéis de 22 de julho de 2024, que em sua carta de 3 de julho de 2024 você, Bispo J. Golka, pode ter pretendido expressar que se existem erros doutrinários no texto de Luisa, eles não estão em seu texto original que goza de múltiplos selos de aprovação magisterial que permanecem em pleno vigor hoje, mas sim nas traduções atuais e não oficiais. A Proibição de Grupos de Oração da Vontade Divina Outra preocupação dos fiéis cristãos é a afirmação em sua carta de 3 de julho de 2024 na qual você “determina que seus escritos não sejam disseminados na diocese e que quaisquer grupos que se reúnam para estudar e promover seus escritos não o façam mais.”Peço que considerem a declaração acima mencionada de 10 de agosto de 2024 do Postulador da Causa de Beatificação de Luísa em Roma, que declarou: “Parece mais apropriado que os bispos reconheçam e admitam em suas circunscrições eclesiásticas apenas aqueles Grupos de Vontade Divina que atendem aos requisitos acima mencionados.” Desejo enfatizar que o cânone 215 do Código de Direito Canônico da Igreja declara: “Os fiéis cristãos têm a liberdade de fundar e dirigir livremente associações para fins de caridade ou piedade ou para a promoção da vocação cristã no mundo e de realizar reuniões para a busca comum desses propósitos.” Este cânone relata que não se pode proibir os fiéis cristãos de realizar reuniões ou se reunir para orar, ler literatura espiritual, compartilhar, etc., desde que essas reuniões sigam os ensinamentos e devoções que estão em conformidade com o ensinamento magisterial. Além disso, na medida em que várias das obras publicadas de Luisa gozam dos selos de aprovação (Imprimaturs e Nihil Obstats) do mesmo Magistério que permanecem em pleno vigor hoje, por exemplo, As Horas da Paixão, A Bem-Aventurada Virgem Maria no Reino da Divina Vontade, etc., não se pode proibir os fiéis cristãos de formar ou participar de reuniões que, embora aderindo ao ensinamento magisterial, se dediquem à leitura, meditação e compartilhamento da doutrina contida nos escritos da Serva de Deus Luisa Piccarreta.

À luz do exposto, eu, junto com as dezenas de milhares de fiéis cristãos que rezam a Luisa e são obedientes ao Magistério, peço gentilmente que você retire a declaração imprecisa de 3 de julho de 2024 que afirma que as doutrinas de Luisa ‘contêm erros graves’. Pois quanto mais essa declaração imprecisa permanece em circulação nas mídias sociais, mais dano e confusão ela causa aos fiéis cristãos cujo bem-estar espiritual tanto você quanto eu somos confiados. + Rev. JL Iannuzzi, STL, S.Th.D. 12 de agosto de 2024 Roma, Itália *versão editada da carta: veja o vídeona medida em que várias das obras publicadas de Luisa gozam dos selos de aprovação (Imprimaturs e Nihil Obstats) do mesmo Magistério que permanecem em pleno vigor hoje, por exemplo, As Horas da Paixão, A Bem-Aventurada Virgem Maria no Reino da Divina Vontade, etc., não se pode proibir os fiéis cristãos de formar ou participar de reuniões que, embora aderindo ao ensinamento magisterial, se dediquem à leitura, meditação e compartilhamento da doutrina contida nos escritos da Serva de Deus Luisa Piccarreta. À luz do exposto, eu, junto com as dezenas de milhares de fiéis cristãos que rezam a Luisa e são obedientes ao Magistério, peço gentilmente que você retire a declaração imprecisa de 3 de julho de 2024 que afirma que as doutrinas de Luisa ‘contêm erros graves’. Pois quanto mais essa declaração imprecisa permanece em circulação nas mídias sociais, mais dano e confusão ela causa aos fiéis cristãos cujo bem-estar espiritual tanto você quanto eu somos confiados.

+ Rev. JL Iannuzzi, STL, S.Th.D

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