NA FESTA DA CADEIRA DE ST. PETER THE APOSTLE
Eu estava passando por uma feira de negócios quando me deparei com um estande do “Christian Cowboy”. Em uma saliência havia uma pilha de bíblias da NIV com uma foto de cavalos na capa. Peguei um, então olhei para os três homens na minha frente sorrindo orgulhosamente sob a aba de seus Stetsons.
“Obrigado por espalhar a Palavra, irmãos”, eu disse, retribuindo o sorriso. “Eu também sou um evangelista católico.” E com isso, seus rostos caíram, seus sorrisos agora forçados. O mais velho dos três cowboys, um homem que me arrisco na casa dos sessenta anos, de repente deixou escapar: “Huh. O que é disso? “
Eu sabia exatamente o que estava acontecendo.
“Um evangelista católico é alguém que prega o Evangelho, que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida.”
“Bem, então é melhor você parar de adorar Maria …”
E com isso, o homem lançou um discurso sobre como a Igreja Católica não é a Igreja real, uma mera invenção cerca de 1500 anos atrás; que ela está fomentando uma “nova ordem mundial”, e o Papa Francisco está pedindo uma “religião mundial” … Tentei responder às suas acusações, mas ele sempre me cortava no meio da frase. Após 10 minutos de uma troca desconfortável, eu finalmente disse a ele: “Senhor, se você acha que estou perdido, então talvez você deva tentar ganhar minha alma ao invés de uma discussão”
Com isso, um dos jovens vaqueiros saltou. “Posso te pagar um café?” E com isso, fugimos para a praça de alimentação.
Ele era um sujeito agradável – um contraste gritante com seu colega arrogante. Ele começou a me fazer perguntas sobre minha fé católica. Claramente, ele estava estudando os argumentos contra Catolicismo, mas com a mente aberta. Rapidamente, Peter tornou-se o centro de nossa discussão.
Ele começou: “Quando Jesus disse, ‘Você é Pedro e nesta pedra eu construirei minha igreja,’ o manuscrito grego diz: ‘Você é Petros e neste petra Vou construir minha igreja. ‘ Petros significa “pedrinha” como onde petra significa “grande rocha”. O que Jesus estava realmente dizendo foi “Pedro, você é uma pedrinha, mas em Mim,“ a grande rocha ”, edificarei minha Igreja”.
“Bem, em grego”, respondi, “a palavra para” rocha “é de fato petra. Mas a forma masculina disso é petros. Portanto, ao nomear Peter, a forma masculina teria sido usada. É gramaticalmente incorreto de usar petra quando se refere a um homem. Além disso, você está se referindo a uma forma antiga de grego, que foi usada do século VIII ao IV aC e, mesmo então, amplamente confinada à poesia grega. A língua dos escritores do Novo Testamento era o grego koiné, onde não distinção na definição é feita entre petros e petra. ”
Ao contrário de seu pai, o jovem cowboy ouvia atentamente.
“Mas nada disso realmente importa, e a razão é que Jesus não falava grego, mas aramaico. Não existe uma palavra “feminino” ou “masculino” para “rocha” em sua língua nativa. Então Jesus teria dito: “Você é Kepha, e neste kepha Vou construir minha Igreja. ” Até mesmo alguns estudiosos protestantes concordam neste ponto.
O aramaico subjacente é, neste caso, inquestionável; no máximo provavelmente kepha foi usado em ambas as cláusulas (“você é kepha”E“ neste kepha ” ), uma vez que a palavra foi usada tanto para um nome quanto para uma “pedra”. —Estudante batista DA Carson; O Comentário Bíblico do Expositor, vol. 8, Zondervan, 368
“Mesmo assim,” o jovem cowboy protestou, “Jesus é a rocha. Peter é apenas um homem. Na verdade, Jesus estava apenas dizendo que Ele construiria Sua Igreja na fé de Pedro. ”
Eu olhei nos olhos dele e sorri. Foi tão revigorante encontrar um cristão evangélico que estava aberto ao debate sem a hostilidade que experimentei momentos antes.
“Bem, a primeira coisa que observo no texto é que Jesus não estava apenas elogiando a fé de Pedro. Na verdade, tão significativo foi o momento em que mudou de nome! “Bendito é você Simon Bar-Jona! … e eu lhe digo, você é Peter …” Isso dificilmente sugere que Jesus o estava menosprezando como uma “pedrinha”, mas, na verdade, estava elevando seu status. Essa mudança de nome traz à mente outro personagem bíblico que Deus diferencia de outros homens: Abraão. O Senhor pronuncia uma bênção sobre ele e muda seu nome também, com base também, notadamente, em seu fé. O interessante é que a bênção de Abraão vem por meio do sumo sacerdote Melquisedeque. E Jesus, disse São Paulo, prefigurou e cumpre seu papel “tornando-se sumo sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque”. [4]
[Melquisedeque] abençoou Abrão com estas palavras: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o criador do céu e da terra” … Você não será mais chamado de Abrão; teu nome será Abraão, porque te faço pai de uma multidão de nações. (Gen 14:19)
“Você sabia”, perguntei-lhe, “que a palavra“ papa ”vem do latim“ papai ”, que significa pai?” Ele assentiu. “Na Antiga Aliança, Deus definiu Abraão como o pai de uma multidão de nações. Na Nova Aliança, Pedro é definido como um pai sobre as nações também, embora em um novo modo. A palavra “católico”, na verdade, significa “universal”. Pedro é o cabeça da Igreja universal. ”
“Eu simplesmente não vejo dessa forma,” ele protestou. “Jesus é o cabeça da Igreja.”
“Mas Jesus não está mais fisicamente presente na terra”, eu disse (exceto no Santíssimo Sacramento). “Outro título para o Papa é“ Vigário de Cristo ”, que significa simplesmente Seu representante. Que empresa não tem um CEO, ou uma organização, um presidente, ou uma equipe, um coach? Não é senso comum que a Igreja também tenha uma cabeça visível? ”
“Eu suponho…”
“Bem, foi apenas para Pedro que Jesus disse, ‘Eu lhe darei as chaves do Reino.’ Isso é muito significativo, não? Jesus então diz a Pedro que ‘Tudo o que ligares na terra será ligado no céu; e tudo o que você desligar na terra será desligado no céu. ‘ Na verdade, Jesus sabia exatamente o que ele estava fazendo quando falou aquelas palavras – Ele estava se inspirando diretamente em Isaías 22. ”
Os olhos do cowboy se estreitaram de curiosidade. Peguei meu telefone, que tem uma Bíblia digital, e abri em Isaías 22.
“Agora, antes de ler isso, é importante entender que, no Antigo Testamento, era comum que os reis do Oriente Próximo colocassem uma espécie de“ primeiro-ministro ”sobre seu reino. Ele seria agraciado com a autoridade do próprio rei sobre o território. Em Isaías, lemos exatamente isto: o servo Eliaquim sendo agraciado com a autoridade do rei davídico:
Vou vesti-lo com o teu manto, cingi-lo com a tua faixa, conferir-lhe a tua autoridade. Ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. Colocarei a chave da Casa de Davi em seu ombro; o que ele abre, ninguém fecha, o que ele fecha, ninguém abre. Vou fixá-lo como uma estaca em um lugar firme, um assento de honra para sua casa ancestral. (Isaías 22: 20-23)
Ao ler a passagem, fiz uma pausa em certos pontos. “Observe a referência aos mantos e faixas ainda usados hoje? … Observe a referência do“ pai ”? … observe a“ chave ”? … observe a“ amarração e soltura ”paralela a“ abertura e fechamento ”? … veja como seu escritório é“ fixo”?”
O vaqueiro não falou muito, mas pude ver as rodas de sua carroça girando.
“O ponto é este: Jesus criou no cargo, que Pedro sozinho detém. Na verdade, todos os Doze Apóstolos ocupam um cargo ”.
Ele se mexeu desconfortavelmente na cadeira, mas, de maneira incomum, continuou a ouvir.
“Você notou na descrição da Cidade de Deus no Livro do Apocalipse que existem doze pedras fundamentais sob o muro da cidade?”
O muro da cidade tinha doze fileiras de pedras como seu alicerce, nas quais estavam inscritos os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. (Apocalipse 21:14)
“Como pode ser”, continuei, “se Judas traído Jesus e depois cometeu suicídio? Poderia Judas ser uma pedra fundamental ?? ”
“Hm … não.”
“Se você abrir o primeiro capítulo de Atos, verá que eles elegeram Matias para substituir Judas. Mas por que? Por que, quando há dezenas de cristãos reunidos, eles sentem que precisam substituir Judas? Porque eles estavam ocupando um escritório. ”
– Que outro ocupe seu cargo. (Atos 1:20)
“Aqui, você vê o início da“ sucessão apostólica ”. É por isso que hoje temos 266 papas. Conhecemos a maioria deles pelo nome, incluindo aproximadamente quando eles reinaram. Jesus prometeu que as “portas do Hades” não prevaleceriam contra a Igreja e, meu amigo, não prevaleceu – apesar do fato de que às vezes tivemos alguns papas horríveis e corruptos ”.
“Olhe”, disse ele, “o que importa para mim é que não são os homens, mas a Bíblia que é o padrão da verdade”.
“Puxa”, eu disse, “não é isso que a Bíblia diz. Posso ficar com sua cópia? ” Ele me entregou sua Bíblia de Cowboy, onde eu abri em 1 Timóteo 3:15:
… A família de Deus […] é a igreja do Deus vivo, a coluna e fundamento da verdade. (1 Tim 3:15, NIV)
“Deixe-me ver isso”, disse ele. Entreguei a ele sua Bíblia e continuei.
“Portanto, é a Igreja, não a Bíblia, que é o“ padrão ”para determinar o que é verdadeiro e o que não é. A Bíblia veio da igreja, Não o contrário. Na verdade, não havia Bíblia nos primeiros quatro séculos da Igreja e, mesmo então, ela não estava prontamente disponível até séculos depois com a imprensa. O ponto é este: quando Jesus comissionou os apóstolos, Ele não lhes deu uma sacola de guloseimas com uma barra de granola, mapas, uma lanterna e seu próprio exemplar da Bíblia. Ele simplesmente disse:
Portanto, vá e faça discípulos de todas as nações … ensinando-os a observar tudo o que eu ordenei a você. E eis que estarei com você sempre, até o fim dos tempos. (Mat 28: 19-20)
Tudo o que eles tinham era a memória do que Jesus disse a eles e, mais importante, Sua promessa de que o Espírito Santo iria “guiá-los em toda a verdade”. Assim, o padrão infalível da verdade seriam os próprios apóstolos e seus sucessores depois deles. É por isso que Jesus disse aos Doze:
Quem te ouve, me escuta. Quem te rejeita, me rejeita. E quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. (Lucas 10:16)
“Quanto a Pedro, o primeiro Papa, o seu papel seria um sinal visível da unidade da Igreja e garante da obediência à verdade. Pois foi a ele que Jesus disse três vezes: “Apascenta minhas ovelhas”. Eu posso te dizer uma coisa, nenhuma doutrina da Igreja Católica foi “inventada” em algum momento ao longo dos séculos. Cada ensinamento da Igreja provém do “depósito da fé” que Jesus deixou aos apóstolos. É um milagre que a verdade tenha sido preservada após 2000 anos. E eu acho que deveria ser. Porque se a ‘verdade nos liberta’, é melhor sabermos o que é a verdade. Se é uma questão de cada um de nós interpretar a Bíblia, então, bem, você tem o que fazemos hoje: dezenas de milhares de denominações reivindicando que eles tem a verdade. A Igreja Católica é simplesmente prova de que Jesus quis dizer o que disse. O Espírito realmente a guiou ‘em toda a verdade’. E isso é facilmente comprovado hoje. Temos uma coisa chamada Google. ” [8]
Com isso, nos levantamos e apertamos as mãos. “Embora eu discorde de você”, disse o vaqueiro, “certamente irei para casa e pensarei em 1 Timóteo 3:15 e na igreja como a coluna da verdade. Muito interessante…”
“Sim, é”, respondi. “É o que a Bíblia diz, não é?”
Publicado pela primeira vez em 22 de fevereiro de 2017.
Fonte:https://www.markmallett.com/pt/blog/the-chair-of-rock/
Dê seu testemunho sobre seu encontro com a Divina Vontade