QUINTO DOMINGO DEPOIS DO PENTECOSTES
Introit: Ps 27 (26): 7, 9, 1
Colete:Senhor, tens preparado para aqueles que te amam, coisas boas invisíveis a qualquer olho; derrama em nossos corações o fervor do Teu amor, para que amar
Você em todas as coisas e acima de todas as coisas, podemos obter Suas promessas, que excedem tudo o que podemos desejar. Através de nosso
Senhor. Epístola: 1 P 3: 8-15 Gradual: Sl 84 (83): 10, 9 Aleluia: Sl 21 (20): 2
Evangelho:Monte5: 20-24
Ofertório: Sal 16 (15): 7, 8
Segredo:Senhor, aplaca-te com nossas súplicas e em Tua bondade recebe estas oferendas de Teus filhos e filhas; para que, o que cada um ofereceu a
a glória do teu nome, pode ser útil para a salvação de todos. Através de nosso Senhor.
Comunhão: Sl 27 (26): 4
Pós-comunhão:Senhor, Tu nos encheste com Teus dons celestiais; conceda, rogamos, que sejamos purificados de nossas faltas secretas e salvos das armadilhas de nossos
inimigos. Através de nosso Senhor.
14 de julho de 1946
St. Azarias disse:
“Isso, também, inteiramente para você, para consolá-lo nesta hora dolorosa.
“‘Ouça, ó Senhor, as palavras da minha oração. Seja minha ajuda. Não me abandone. Não me despreze, ó Deus, meu Salvador. O
Senhor é minha luz e minha salvação. Quem sou eu para ter medo diz o Salmo.
“Eu sempre explico o salmo em detalhes, pois é a nota básica de cada Santa Missa individual. Depois, o cântico litúrgico continua, se
liberta e sobe cada vez mais alto, mas a nota inicial permanece em todas as suas partes. Aqui é um nota de confiança nos socorros divinos,
aqueles que todos precisam, e especialmente você, alma minha, que tem somente Deus como seu auxílio nesta hora. Mas confie. Um único
olhar de Deus é mais poderoso do que todas as forças malignas dos homens se juntaram.
“Você, pobre criatura, deseja tentar dobrar os homens que resistem até mesmo ao Senhor? Suas palavras e suas provações caem,
depois de ter atingido o bloco muito duro de sua vontade, que é antagônica a você, sem deixar sequer um arranhão na superfície
impenetrável a toda penetração, somente uma vontade divina pode penetrá-los,
esmague-os, como o raio quebra o que atinge. E o raio divino é mais forte que todos e não pode ser resistido. Mas
não deseje raios para eles que não são de amor. Este também é um raio, mas não destrói, antes edifica, transforma,
suaviza, torna bons os que não são bons, transforma perseguidores em partidários e, sobretudo, impede a ruína de
suas almas.
“Você, vítima oferecida para a salvação das almas e para que o Reino de Cristo – isto é, o amor – se estabeleça nas almas, deve
ter isso como o objetivo principal de todas as suas ações. Eles, duros; você, mansos. Eles, inimigos; você, uma irmã. Eles se
moveram para ferir você; você, para acariciá-los. Até agora você foi heróico nesse amor oposto ao ressentimento, nessa paciência
contra toda a vontade obstinada de dissolver o que Deus quer e você pede em nome de Deus. Eles levantaram as mãos,
espiritualmente, para trespassar o teu espírito. Pois bem, imita o cordeiro que beija a mão daquele que lhe corta a garganta e o
Divino Cordeiro, que, dócil, não escapou aos golpes Ele, mas, sim, foi estimulado pelo amor a orar por eles em suas últimas
palavras.
“Aja assim. E se nem isso os amolece e você morre consumido diante de seu muro impenetrável, não tenha medo. A
justiça está no céu. E haverá justiça para a chama que se extinguiu, dando luz e calor até o fim. , e para aqueles que
permaneceram frios e escuros antes de seu estremecimento de amor. Confie-se a Deus. Rogue-Lhe apenas para não
abandoná-lo e desprezá-lo, e então não se preocupe com o abandono e o desprezo do mundo. Eles são uma honra para
aquele que os recebe, porque é sinal de que não é do mundo, mas de Deus.
“Você ouve a oração? ‘Ó Deus, que guarda bens invisíveis preparados para aqueles que te amam.’
“Você o ama. Muito mais do que a si mesmo. O que não é a glória de Deus não desperta em você o desejo de possuí-la.
Somente esta glória. Você deu tudo o que Deus lhe concedeu para a glória dele. Lembre-se, para seu conforto. , o episódio
do jovem rico. Ele perguntou ao Mestre: ‘O que devo fazer para obter a vida eterna? E Jesus lhe disse: ‘Você conhece os
mandamentos’. Ele respondeu: ‘Eu os tenho observado desde a minha juventude.’ E então o Divino Mestre lhe disse: ‘Ainda
te falta uma coisa: vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Então vem e segue-me.’
“É isso. Depois dos Mandamentos, observados de sua juventude, e depois de ter vendido todos os seus bens com o sacrifício de sua saúde, o holocausto supremo e o mais
meritório, porque foi oferecido por você – não aceito, como os outros que Deus lhe pediu – você se colocou no comitiva não
do Rei, mas do Mártir. Os pobres, para você, são aqueles para quem você obteve a amizade de Deus por sua imolação
obscura. Ora, se Jesus Santíssimo assegura a vida eterna a quem vende os seus bens, os seus bens materiais, para os dar
como ajuda material aos pobres, que dará Ele aos que se despojam até da vida e com esta moeda compram a Vida aos que
definham ou morto em espírito?
“Você deu tudo. Deus lhe dará infinitamente. E desde agora Ele lhe dá amor infinito; Ele lhe dá o bem de seu amor
sensível, sua palavra, avanços do bem imensurável que espera por você lá em cima: o bem que seja ele mesmo, seu Deus,
não mais obrigado a se esconder para se adaptar à sua capacidade de criatura de sustentar sua presença.
“‘Infunde nos corações os sentimentos de seu amor.’
“Ah, e de que vives, despojado de tudo, privado de tudo, até do seu Pão, senão desses sentimentos de amor
divino? Senhor te dá de Si mesmo?
“‘Para te amar em tudo e acima de tudo.’
“O amor é retribuído com amor, e no amor todo sacrifício é possível, e com amor ‘as coisas que Deus prometeu foram obtidas,
que são superiores a todo desejo’.
“Eles são superiores a todo desejo! Verdadeiramente, que criatura, por mais avançada que seja no conhecimento do
Bem, pode chegar com seu pensamento desejoso à fronteira – mesmo à fronteira – de qual é a recompensa que o espera no
céu? E lá, não na fronteira, mas dentro, os espíritos daqueles que, tendo amado a Deus em todas as coisas e acima de todas
as coisas, obtiveram a posse de Deus, serão imersos em perfeita bem-aventurança. pelas criaturas, ali recompensados
pelo Criador.
“Esqueça o tempo e os homens. Olhe para a eternidade e o Eterno. Seu lugar não é aqui. Como um peregrino em um hotel
onde os mercenários lhe servem mal, ou se recusam a servi-lo, você está na Terra. Mas na Honra do Pai você não conhecerá mais
os desconfortos do presente. Não se aflija, então, com o que você sofre agora, mas considere que cada dia que chega ao fim se
aproxima aproxime-se do lugar celestial onde será amado pelo Pai e seus irmãos como amam no céu, onde só há perfeição, e
aumente sua formação constantemente, lembrando as palavras de Jesus, Nosso Senhor: ‘Sede perfeitos como meu
Pai é perfeito.’
“Como se chega a esta perfeição? Oh, sempre por amor! Seu Santíssimo Mestre não ensinou nenhum outro
meio; seu primeiro Vigário, o Beato Pedro, não ensinou nenhum outro. amoroso para com seus irmãos,
misericordioso, modesto e humilde, todos vocês.’ Essas diferentes manifestações das virtudes cristãs não são,
talvez, amor? Amor pelos irmãos nas quatro primeiras. Amor a Deus nas duas últimas, reconhecendo que se
um ato de bondade da parte dele faz de você algo mais do que os outros são, isso é um dom de Deus e,
portanto, em sua eleição, seja cada vez mais modesto e humilde, para que a eleição não se transforme em
ruína, em uma falsa santidade capaz de enganar os homens, mas não o Senhor,
“Destas primeiras virtudes, Pedro passa então a uma virtude mais difícil, a do perdão. O perdão das ofensas
é a prova de sua caridade e de sua união com a Palavra. Ame aqueles que te odeiam e ofereça a outra face a
quem te algemar.’ Nosso Senhor Jesus disse isso porque Ele quer que vocês sejam salvos E se o Sinédrio
condenasse quem lançasse um insulto ao próximo e o fogo da Geena fosse prometido para quem ofendesse
seu próximo – e isso ocorreu quando o Amor ainda não havia vindo para ensinar e reinar na Terra no coração
de seus seguidores – aquele que, na Nova Lei, é incapaz de amar seus inimigos e tolerar ofensas, mas reage
com animalidade oposta à animalidade dos outros, uma besta pronta para toda reação vil de o bruto,
“Pedro, fiel eco de seu Mestre, repete: ‘Não pague mal com mal, nem amaldiçoe com maldição, mas, antes, abençoe, pois é
para isso que você foi chamado: para herdar a bênção’.
“Ah, é difícil! Eu entendo que é difícil!
Nas criaturas espirituais a carne não é anulada e tenta pular sob o chicote das ofensas. Mas quero te ensinar o segredo
para obter a vitória sobre o eu humano, excessivamente incitado pelas flechas que continuamente te ferem.
“Ouça, alma minha. Se você contemplar as flechas das ofensas pelo que são – ofensas – você não pode amá-las. Se você
contemplar aqueles que atiram em você pelo que são – injustos – você não pode amá-los. contemplas as flechas das ofensas
como armas do martírio e fazes o mesmo que o Beato Sebastião, que considerou que cada flecha adicional era mais uma
pena concedida para o seu vôo próximo, se as contemplares como numerosos dardos de fogo que, consumindo o teu carne
com chamas rápidas, sirva para purificá-la e dissolver a prisão de sua alma, se você vê seus torturadores como os
colaboradores mais eficazes para lhe dar a coroa de mártir, se você considera que Deus te ama sem limites a ponto de
permitir que você seja como suas Confessoras, como seu Filho, morto pelos homens para redimir os homens, se você fizer o
que eu estou dizendo a você,amarás as ofensas que te transfixam, as beijarás como os mártires beijaram as suas correntes,
e amarás aqueles que, abrindo-te o céu tirando-te a vida, são, sem perceber, os teus primeiros benfeitores.
“‘Eles não sabem o que estão fazendo’ no mal. Pois se eles soubessem e fizessem o mesmo, suas almas seriam miseráveis!
eles acreditam que estão servindo a Deus, esses novos judeus, e salvando o povo ao matar o inocente. Mas ‘eles não
sabem o que estão fazendo’ também é bom. Pois com suas próprias mãos eles te dão os meios para serem coroados
após esta batalha final. Você deve amá-los por isso.
“Nosso Santíssimo Senhor disse uma vez, falando em uma visão: ‘Não há homem que sejacompletamenteruim, voluntariamente
ruim ao longo da vida. É, pois, necessário sentir pena, pensando no bem que alguém pode ter feito que não conhecemos.’ Aja assim,
alma minha.
“‘Então, quem quiser amar a Vida e ver dias felizes, refreie sua língua do mal e seus lábios da fala fraudulenta,
evite o mal, faça o bem, busque a paz e se esforce para obtê-la.’
“O bem-aventurado Pedro nomeia não a pobre vida de uma hora, mas a Vida Eterna, e fala de dias eternos, aqueles que
para quem ‘vivendo’ no Senhor serão eternamente felizes. Oh, vale a pena poder ficar calado! Pois a fala muitas vezes afasta
as pessoas da caridade, deixando o espírito confuso com o barulho das palavras de si mesmo e dos outros, e na confusão a
fraude pode surgir com vistas à excelência no combate com o adversário, e a disputa pode degenerar da justiça para a injustiça, e
aquele que está certo pode passar para o lado errado, ultrapassando os limites do respeito e do amor e, acima de
tudo, ele altera a paz e a altera nos corações dos outros.
“Em paz está Deus. Deus não deve ser perdido, então, para obter uma pobre vitória. Mas, antes, sufocando toda a rebelião da
humanidade que se ergue sob os açoites injustos, deixe cair todos os seus direitos, mesmo os direitos justos e lícitos, a seja livre para aderir
com todas as suas forças somente a Deus. E cheio de paz, luminoso, um bom amigo e santo mestre, ‘porque o Senhor tem seus olhos sobre
os justos e seus ouvidos atentos às suas orações’ – estará em você Com efeito, Deus não estará em cima, mas dentro de vós, porque o
pacífico estará no Pai e o Pai neles, segundo a promessa beatífica do Verbo.
“Ter Deus, Paz em você! Se nós anjos considerarmos o que é ver Deus, podemos entender bem o que deve ser para você
ter Deus, o Pacífico em você. E também podemos intuir o que as vidas devem ser como aqueles que, em uma hora de
meditação, entendem que agiram mal e, portanto, têm sobre eles o olhar irado de Deus e seu severo julgamento.
“Oh, alma minha! Paz, paz, sempre paz em ti. Pois tu estás no tabernáculo, debaixo da tenda de Deus. Não saias dele, mesmo
que todos os redemoinhos agitem a tenda e agitem o tabernáculo para te assustar, mesmo se chacais ou bandidos vagarem pelo
deserto ao seu redor, você se perderia em fuga; ao reagir, seria derrotado. Permaneça onde está. Lembre-se do que Jesus diz sobre
sua Igreja: “E as portas do inferno não prevalecerão contra ela. . ‘
“Vocês, encerrados no pavilhão da sabedoria de Deus, no tabernáculo do seu Coração, do seu Amor, estão numa espécie de
Igreja viva, ‘e as forças do mal não prevalecerão’. Digo-vos porque o meu Senhor me manda dizer-vos, juntamente com o bem aventurado Pedro, que vos assegura que ninguém poderá prejudicar aqueles que são zelosos do bem e da verdade chama o
sofrimento por causa da justiça «beatitude, ‘recordando mais uma vez as palavras de seu Mestre, que prometeu o Reino dos Céus a
quem sofre perseguições por causa da justiça.
“E, com o Apóstolo e Pontífice, digo: ‘Não tema as ameaças deles. Não se inquiete, mas santifique a Cristo Senhor em seu coração,
dando-lhe louvor por sua justiça, para que os homens tenham que proclamar “, Cristo, o Santificador, estava verdadeiramente vivo nela, e,
portanto, ela foi vitoriosa sobre sua humanidade e tentações, e sobre aqueles que a perseguiram sem motivo, como
perseguiram a Cristo, seu Esposo, Mestre e Senhor”.
“Bendize o Senhor, que te aconselha. Permaneça sempre diante do Senhor e tenha diante de seus olhos o Modelo Divino, para
reproduzi-lo fielmente em você. Apoie-se naquele que te ama e não vacilará. Peça apenas uma coisa. do Senhor e buscar somente
isto: habitar na casa de Deus, sob a tenda da sabedoria que Ele ergueu para defesa e conforto, na segurança de seu tabernáculo
vivo, em seu coração, por todos os dias da vida terrena, até o momento em que a chama, depois de um último lampejo, se
desprende da lâmpada terrena e sobe ao Céu, um pouco de luz retornando à Luz, um pouco de fogo que é reabsorvido pelo Fogo
Divino, amor de criatura que se diviniza ao perder-se na de Deus.
“Glória, Glória, Glória ao Senhor, que recompensa divinamente seus servos e mártires! Glória ao Pai e ao
Filho e ao Espírito Santo.”
SEXTO DOMINGO DEPOIS DO PENTECOSTES
Introito: Sal 28 (27): 8-9, 1
Coletar: 0Deus de poder e força de quem vem todo dom perfeito, implanta em nossos corações o amor do Teu nome e aumenta em nós a verdadeira religião;
promova o que há de bom em nós e proteja com seu amor vigilante o que você promoveu. Através de nosso Senhor.
Epístola:Rm6: 3-11
Gradual: Sl 90 (89), 13, 1
Aleluia: Sl 31 (30): 2-3
Evangelho:Mk8: 1-9
Ofertório: Sal 17 (16): 5-7
Segredo:Senhor, aplaca-te com nossas súplicas e em Tua bondade recebe estas oferendas de Teu povo; e para que a esperança de ninguém seja vã,
a oração de ninguém sem resposta, conceda que possamos efetivamente obter o que pedimos fielmente. Através de nosso Senhor.
Comunhão: Sl 27 (26): 6
Pós-comunhão:Concede, Senhor, que nós, que fomos cheios de teus dons, sejamos purificados por seu poder e fortalecidos por sua ajuda. Através da nossa
Senhor.
21 de julho de 1946
Azarias disse:
“Para consolar o vosso espírito, tendo piedade da fraqueza da matéria, que não pode permanecer aplicada, Deus me manda falar,
como se suplica no intróito, para que não tenham que se sentir ‘como os que descem ao poço. ‘ E para assegurar-vos que ‘não morrereis’,
mas ‘viveis em Cristo’, proponho-vos a meditação na epístola de Paulo, tão pouco compreendida mesmo por aqueles que se dizem católicos
fervorosos.
“O que é exatamente o Batismo? A maioria responderia: ‘Uma cerimônia que geralmente é realizada no início da vida para
mostrar que somos católicos’; outro grupo menor diria: ‘É o Sacramento que cancela o pecado original e restaura a Graça para nós.
‘ Eles teriam, de fato, respondido bem, mostrando-se possuidores de um mínimo de conhecimento religioso suficiente para viver
de maneira católica para se salvar, se a boa vontade se juntar ao conhecimento.
“Mas muito poucos iriam mais longe no pensamento a ponto de examinar a fundo o que realmente é o Batismo, do que é formado, sua
verdadeira natureza, escondida sob as substâncias usadas para o rito. Se muitos pensassem na ‘natureza’ do Batismo católico e se muitos
fizessem o possível para que seus filhos ou afilhados compreendessem essa natureza desde a mais tenra idade, surgiria
verdadeiramente tanto nesses filhos como em seus pais ou padrinhos um amor profundo por Cristo, um amor tal que os impediria
de pecar, um amor tão amor forte que levaria a obras santas para retribuir o dom recebido no início da vida e, com amor, pagar a
dívida que temos com Cristo, e também pagar nossa dívida com o Altíssimo com dor.
“‘Perdoa-nos as nossas ofensas’, você ora. Ele ensinou isso a você. Mas também é justo, na medida do possível, esforçar-se para pagar a dívida
por conta própria, sem esperar que Deus seja o único generoso.
“Esta contenção do pecado, esta gratidão amorosa para com Aquele que restaura a vossa natureza como filhos de Deus – a partilha, através da
Graça, na Vida, glória e divindade – vem espontaneamente em quem é capaz de contemplar o Batismo pelo que realmente é.
“É a imersão no sofrimento de Cristo, nas suas lágrimas, no seu Sangue, nas suas humilhações, na sua morte. Isto é sob a espécie da
água. O Vencedor da Morte morreu para destruir a morte mais verdadeira: a do pecado. E Ele abriu suas veias para dar a vocês os meios
para tornar suas almas brancas, e Ele deixou seu peito ser rasgado para acolhê-los no oco de seu Coração. E daí vocês ascenderam para
uma vida de Graça.
“O Vencedor e Consumador, Ele conquistou a vitória e consumado. Mas é necessário que o homem O secundar, para que o
sangue do Cordeiro não clame contra você, como contra sacrílegos escarnecedores e dissipadores de seu Sacrifício.
“Se o católico considerasse essas coisas, ele não mais chamaria o Batismo de ‘cerimônia’; ele o veria não apenas como um
Sacramento que restaura a Graça e anula o Pecado, mas como o holocausto de Cristo, que abriu suas veias para lhe dar o lavacre
que tira o Mal e vos torna participantes do Bem; para vos transformar de criaturas em semideuses; para vos infundir as Virtudes
indispensáveis para vos salvardes e, portanto, para vos tornar também capazes de compreender a Sabedoria, crer, esperar na
Misericórdia .
“Quem nasce e ressuscita no Sangue de Cristo e permanece fiel a esse Sangue não morre mais, mas vive em Jesus Cristo
Salvador, tendo, como Ele, vencido o mundo e Satanás em domar as concupiscências.
“Descanse, alma minha. Eu lhe dei poucas palavras para que você não tremesse ao ser abandonada. Mas a caridade me proíbe de
exigindo um esforço de você – mesmo que seja apenas de atenção. Descanso. Vou rezar no seu lugar. Oferece o teu sofrimento como
participação no Santo Sacrifício deste Domingo……
Na verdade, já não consigo resistir e com dificuldade consigo seguir as palavras angélicas….
SÉTIMO DOMINGO DEPOIS DO PENTECOSTES
Introito: Sl 47 (46): 2-3
Colete: Deus, cuja providência nunca falha em sua ordenação, humildemente pedimos a você que remova de nós todas as coisas prejudiciais e nos dê tudo o que pode ajudar
nós. Através de nosso
Senhor. Epístola: Rm 6: 19-23
Gradual: Ps 34 (33): 12, 6
Aleluia: Ps 47 (46): 2
Evangelho: Mt 7: 15-21
Ofertório: Dn 3:40
Segredo: Senhor, Você uniu os vários sacrifícios da antiga lei em um único sacrifício perfeito; receba este sacrifício, que Teus servos devotados oferecem
Vós, e santificai-a com a bênção com que deste as ofertas de Abel, para que o que cada um de nós trouxe aqui para a glória do Vosso nome seja proveitoso para a
salvação de todos. Através de nosso Senhor.
Comunhão: Sl 31 (30): 3
Pós-comunhão: Senhor, que Tua cura opere em nossas almas mercê
liberta-nos das nossas afeições perversas e faz-nos apegar-nos por toda a
nossa vida aos Teus mandamentos. Através de nosso Senhor.
28 de julho de 1946
Azarias disse:
“Hoje também algumas palavras que vêm dos céus por misericórdia de seu sofrimento físico, mas tudo, toda alegria espiritual
em troca de toda a dor.
“O fato de você ter se convencido, por meio dessa paixão e dessa perseguição que eles lhe deram, de que a Obra é
realmente de Deus ‘deve fazer você considerar essa tortura que Deus permitiu testar os metais dos corações, seus e outros’,
ensaiar sua matéria e medir suas vibrações ao toque do sobrenatural – como algo bom, não inútil e estéril.
“Já vos foi explicado em outras ocasiões. Deus, o bom Pai, para tornar menos perversas as ações de Satanás e dos homens, não
as deixa passar sem delas extrair mérito para aqueles que as sofrem.
“Você já refletiu, ó Maria, que mesmo a iniqüidade satânica – que se acredita livre para agir, o mestre da tortura,
capaz de competir com Deus, de quem acredita ser igual, e de zombar e contradizer Deus – acaba servindo aos desígnios de
Deus, fazendo com que as ações dos filhos de Deus brilhem mais do que nunca?
“Oh, há um só Deus! E tudo está sujeito a Ele. Até o Adversário, que pensa que é como Ele, não passa de um sujeito, e,
querendo prejudicá-lo, na verdade o serve, porque aumenta o celestial tribunal – isto é, a glória de Deus, dos santos que ele
tentou e atormentou, que foram capazes de resistir a ele e praticar as virtudes sob o chicote da perseguição.
“Sim, os santos que, sem o Adversário, teriam se tornado gentilmente santos, somente por gratidão pelos dons gratuitos de Deus, pela
obra do diabo se tornam poderosamente santos, pois devem lutar durante toda a vida contra suas armadilhas, todas as tanto mais intenso
quanto mais ele percebe que são pedreiras que lhe escapam. É por isso que tudo é providência que segue amorosamente um desígnio
benevolente, mesmo que isso não possa parecer à estreiteza humana.
“Eu sei! Compreender isso é difícil para alguém no torno da dor. Mas você, alma minha, já vivendo no halo pacífico,
beatífico que desce dos céus que te envolve, já vivendo na luz que ilumina toda a verdade, agora especialista na linguagem
da sabedoria falada no Céu, alegrada pelos sorrisos e olhares que nós, que te amamos, te damos para dizer-te que nos és
querido – e atrevo-me a juntar o meu sorriso e olhar como uma criatura angelical, tão inferior a Deus, a esses divinamente
perfeitos de Deus, de seu Jesus e de nossa gloriosa Rainha – enquanto as trevas tentam envolvê-lo em trevas para lhe causar
medo e dor, você sempre mantém o olhar fixo na Luz que te ama , você entende esta verdade e diz comigo: ‘Tudo é
providência que amorosamente segue um desígnio benevolente.’
“Você realiza este ato contínuo de fé, esperança e caridade porque você acredita na sábia bondade do Senhor, porque
você o ama e ama aqueles que, ao ferir você, lhe dão uma coroa adicional; você os ama com Cristo, ‘perdoando-os porque
eles não sabem o que estão fazendo, ‘e porque vocês esperam intensamente que para este sofrimento o Senhor lhes dê
uma paz maior e mais solícita.
“Leiamos agora Paulo, o bem-aventurado Paulo, que dá outra versão sobre a utilidade do sofrimento.” É
verdade que alcançar a santificação significa sofrer, enquanto
seguir o Tentador significa desfrutar materialmente. Pois o caminho da santificação está repleto de renúncias, lutas e dores,
enquanto o caminho da tentação está repleto de satisfações e uma calma aparente que é um engano que esconde a verdade do
desespero futuro e eterno.
“E também é verdade que não há criatura que nunca tenha cedido à tentação, fazendo um dom de si mesmo, de seus próprios
membros – e não apenas estes, mas também o intelecto, que consente, e a alma, que não reagir aos vários tipos de impureza que
são chamados de ‘pecados’ e constituem tantos atos de desobediência aos Mandamentos de Deus e aos santos preceitos.
“Por este consentir em pecar, o homem merece punição – é tanto mais grave conforme o número e tipo dos pecados.
Nem a dívida devida a Deus é totalmente anulada pelo Sacramento da Penitência, que cancela o pecado, mas ainda exige
expiação para Pois bem, a bondade do Pai concede que a criatura possa expiar na Terra, fazendo com que essas mesmas
coisas sirvam para a conquista do Bem eterno – os membros, o intelecto e o espírito, que tolamente consentiram com o
mal. , então , como recomenda o Apóstolo, servir a justiça com o que serviu ao pecado e reparar o passado conquistando a
santificação.
“Uma doce escravidão, esta de seguir e servir a justiça, uma santa escravidão para obter a liberdade sem fim. Aqueles que são servos
do mundo zombam dela e zombam como tolos aqueles que se introduzem nessa sábia escravidão, recusando as falsas liberdades do
mundo. mundo e a carne, descontável em tremenda escravidão perpétua na outra vida.
“Mas vós, almas dos justos, que prefereis a mortificação e abraçais a dor como o amigo mais seguro para ir a Deus, como o mais certo
transformador do homem animal em homem espiritual e depois em espírito régio no Reino Celestial, em filho de Deus na Pátria de Deus –
olhando para o tempo em que você ainda não estava neste serviço do Bem, o que você diz? A liberdade naquele tempo talvez fosse
verdadeira? Ela realmente rendeu um ganho para você? Não, nas dores das mortificações, às vezes da dor, talvez você não se sinta rico e
abençoado por causa dos dons reais que não passarão, mas, ao contrário, quando completos, perfeitos e beatíficos, eles aumentarão
quando você puder desfrutar eles no céu, como espíritos capazes de saborear completamente o que como homens vocês não puderam
provar por causa da limitação de suas forças?
O fim das coisas vergonhosas é certamente a morte’, diz Paulo. Ao passo que, com a libertação da escravidão dos sentidos e do
pecado, e com o serviço leal a Deus, o fim é a paz, a glória, a Vida, a Posse de Deus.
“Amai, pois, o sofrimento e a mortificação, como meio de expiação, inicialmente, e depois de santificação, e louvai o
Senhor, que vos concede um sacrifício contínuo, mais seleto do que o das ofertas materiais em dinheiro e outros dons
semelhantes ao carneiros e bezerros da Antiga Lei. O sacrifício da vossa vontade, das vossas paixões, de todo o ser, à
providência paterna de Deus, para que vos conduza, como conduziu o seu Filho até à morte de cruz, para sejam, além de
redentores de vocês mesmos, redentores de seus irmãos.
“Sim, Maria. Ofereça seu sacrifício por seus irmãos humanos e religiosos. ‘ Diga com seu Jesus: ‘Minha alma está perturbada.’ Você não
é mais do que Jesus. Ele experimentou repugnância na dor e na morte. Você também pode experimentá-lo e confessá-lo humildemente.
“Mas continue: ‘E o que direi? Pai, salva-me desta hora? Eu vim precisamente para esta hora’ – isto é, para que, pelo
sacrifício total, a glória de Deus seja aumentada pela conquista de muitos almas para o Senhor.
“E peça, certo de ser ouvido, que para onde você vai eles também possam estar – isto é, em Deus. A imolação obtém
tudo o que ela pede. E não há nada maior, mostrar seu amor ao seu humano e irmãos e irmãs religiosos, do que este
cumprimento do vosso sacrifício, pedindo-lhes Luz e Amor para salvação e glória futura”.
1Referência a seus irmãos da Ordem dos Servos de Maria, da qual Maria Valtorta era terciária.
OITAVO DOMINGO DEPOIS DO PENTECOSTES
Introito: Sal 48 (47): 10-11, 2
Recolher: Concede-nos, rogamos, Senhor, em Tua bondade, o espírito de pensar e fazer sempre o que é certo, para que nós, que não podemos existir sem Ti, sejamos
capaz de viver de acordo com a sua vontade. Através de nosso Senhor.
Epístola: Rm 8: 12-17
Gradual: Ps 31 (30): 3; 71 (70): 1
Aleluia: Ps 48 (47): 2
Evangelho: Lucas 16: 1-9
Ofertório: Sal 18 (17): 28, 32
Segredo: Recebe, Senhor, rogamos, as oferendas que fazemos a Ti do que Tu mesmo nos deu, para que, pelo poder de Tua graça, estes santos
mistérios podem santificar nossa vida presente e nos levar a alegrias eternas. Através de nosso
Senhor. Comunhão: Sl 34 (33): 9
Pós-comunhão: Este mistério celestial, Senhor, nos restaure tanto na alma como no corpo, para que possamos sentir em nós o poder do sacramento que
nós celebramos. Através de nosso Senhor.
4 de agosto de 1946
Azarias disse:
“Entenda claramente a frase do intróito desta Santa Missa. Por uma questão de precisão na tradução está escrito o
seguinte: ‘Recebemos a tua misericórdia no meio do teu templo.’ Mas para tornar exata a ideia da expressão litúrgica, digolhe que medite nela modificada desta forma: ‘Recebemos a tua misericórdia no meio – ou por meio – do teu templo.’
“Considere. Quem é Cristo? O Cristo real e o Cristo místico? Ele é o Templo de Deus. Ele mesmo o disse. E esta sua
verdade foi lançada contra Ele como uma acusação e um escárnio nas horas de sua Paixão, e mesmo nos momentos finais:
‘Você, que disse que poderia reconstruir o Templo em três dias’; e antes: ‘Nós o ouvimos dizer: ‘Eu posso destruir o Templo
de Deus e reconstruí-lo em três dias” enquanto jazia vilmente , pois é mentira alterar uma palavra dita por outrem com o
propósito de tornar a declaração mais incriminatória, ou de modo a transformá-la de uma sentença justa em injusta e
passível de julgamento severo; é mentira, como inventar completamente uma notícia ou dizer: ‘Eu não fiz isso’, quando, ao
contrário, alguém o fez.
“Os ímpios usam este sistema, pois tudo é útil para os ímpios, tudo serve para prejudicar, até a bondade, até a verdade,
até mesmo a indulgência e paciência dos outros. E mesmo o milagre que eles são capazes de tomar e mostrar como evidência de
satanismo ou anomalia física e psíquica é útil. E vocês, queridas almas, vocês, queridas vozes, não devem se espantar ou reclamar
das observações e zombarias dos homens, sua conduta em relação a você. Você nem deve julgá-lo.
” ‘Limitem-se a pensar que o que eles fazem não é inteiramente a vontade de prejudicá-lo, mas é um defeito e às vezes a
opressão do Inimigo, que trabalha o melhor que pode para retardar e diminuir as obras de Deus e se vingar nos instrumentos,
tornando-os objeto de perseguição de outros. É um defeito: como nem todos os homens são perfeitos em seus cinco sentidos e
membros, também nem todos os espíritos são perfeitos em sua sensibilidade ao divino e ao sobrenatural.
“É opressão do Inimigo. Não se diz que quem é oprimido é um demônio ou um pecador. Antes, muitas vezes é justamente um
espírito que anda nos caminhos do Senhor e, portanto, é odiado por Satanás, que , incapaz de fazê-lo parecer perverso ou um
obstrutor de Deus aos olhos dos homens de qualquer outra forma, embota, atordoa e oprime enquanto Deus permitir. Observe
que eu não digo que são posses ou mesmo obsessões. Eu digo que são O leão infernal aproveitou um momento de languidez ou
distração espiritual e derrubou sua presa, mantendo-a oprimida em sua escuridão, mas não pode devorá-la porque é um guerreiro
derrubado, mas ainda defendido pela armadura de suas virtudes ; pode, portanto, permanecer embotado pelo solavanco por um
tempo, mas depois voltar e subir novamente, libertando-se do peso que o oprime.
“Ainda outros são oprimidos porque, por um erro inicial, entraram no caminho do leão, isto é, cometeram um pecado de
natureza leve, de modo que não perderam a Graça, mas que sempre enredar eles em uma rede que não é quebrada, exceto
quando eles refazem seus passos no caminho do mal, dizendo humildemente: ‘Eu errei.’ Estes, até que voltem ao bom caminho por
uma decisão espontânea, têm dificuldade em se libertar, pois, tateando cegamente em todas as direções – exceto naquela heroica
de confessar humildemente seu primeiro erro – ficam cada vez mais enredados na rede de Satanás. lançou sobre eles, sem sequer
ter trabalhado para assaltá-los, a rede colocada para aborrecer a Deus, tanto no espírito daqueles que nela caíram como daqueles
a quem seu erro coloca em situação difícil, consequentemente tornando seus ministério extraordinário difícil.
“Fomos longe do intróito, alma minha. Mas o desejo de nós no céu que você seja cada vez mais instruído
naquela ciência das ciências que é o conhecimento dos espíritos e seus movimentos, para que você não erre
em conhecer e julgar, fazer-se contrário à Caridade, é tal que tomamos todo o cuidado para instruí-lo nessa
Ciência. falhas ou imperfeições que os bons médicos têm para com os corpos enfermos ou constitucionalmente
fracos ou deformados. Vocês sabem com que bondade misericordiosa o Santíssimo Senhor Jesus inclinou sua
absoluta Perfeição sobre os corações, pois Ele conhecia suas voltas e reviravoltas com a perfeição de Deus.
“Queremos este conhecimento completo em você para que gere um mar de clemência clemente no qual você
possa purificar as almas de seus irmãos e irmãs, absolvendo-os por conta própria de todo pecado e pedindo ao Deus
de misericórdia que absolva Lembre-se sempre de que o seu Senhor e o meu te ensinou que a força que obtém o
perdão de Deus para um pecador é o perdão da ofensa. É uma inversão do pedido da Oração de Jesus Santíssimo:
‘Pai, perdoa-nos como nós perdoamos a quem nos ofendeu, ‘diz o Pai Nosso. A misericórdia de um coração que
absolve a tudo e a todos dizendo: ‘Eles são infelizes, não perversos, ‘grita em vez disso’, Pai, perdoa aqueles que nos
ofenderam , pois já os perdoamos por tudo.’
“Não percebeis que esta é a doçura que submergiu o moribundo Coração de Cristo em seus mais amargos cuidados enquanto
rezava pelo perdão de seus crucificadores e, na escuridão de sua tremenda Hora, o faz fechar os olhos em paz em a contemplação
de um sol no qual estavam presentes os rostos de todos os ‘salvos por seu perdão’? Não percebes que, por causa do movimento –
tão cheio, tão completo, tão abençoado pela Caridade – tiveste nestes dias, o teu espírito permanece em doçura?
“Na verdade, como Ezequias, você pode dizer: ‘Minha maior amargura agora se transformou em paz. Você libertou minha
alma.’ Deus cura todas as tuas feridas, alma minha, lembra-te disto. Abunda cada vez mais no Doce, e cada ferida produzida pelos
homens será curada por Aquele que te ama com um amor de especial carinho, e só as cicatrizes das dores serão curadas.
permanecem, as gemas que brilhará no céu.
“Mas voltemos ao intróito. Eu estava lhe perguntando: ‘Quem é Cristo, o Cristo real e místico?’
“Ele é o Templo Vivo de Deus. Nele repousa a Promessa e a Lei, e o Maná é depositado, e a Divindade resplandece
em sua Glória Trina. Este é o Cristo real. O Cristo místico é, além disso, aquele Corpo onde Ele é a Cabeça e os fiéis,
membros, e cujo nome é Igreja.
“Agora, de que vem a misericórdia para com os homens? Do Templo Vivo de Deus, do Verbo Encarnado, que morreu pelos
homens
na Cruz, e do Templo que é a Igreja, por onde, em suas hierarquias, descem as águas dos sete Sacramentos para
aspergir as almas e alimentá-las com seus frutos. E é, portanto, justo dizer, e justo compreender, que é através do
verdadeiro Templo de Deus – Jesus vivendo eternamente no Céu e
vivendo em sua Igreja – que os homens receberam e recebem a misericórdia do Senhor – isto é, Graça e Perdão.
“A gratidão dos espíritos a Jesus Santíssimo, por quem a Misericórdia se espalha, deve ser proporcional à grandeza do
dom e à santidade do Doador, isto é, deve ser perfeita e completa, pois perfeita e infinita era a auto-realização. doação de
Jesus Cristo, Deus e Homem, para que, por meio dele,
tenha a Divina Misericórdia e possa existir, em espírito, pois a existência disso é o que importa, para ter a Vida eterna.
“A sabedoria vem de Deus, e de Deus, a Justiça, de Deus, a Fortaleza e todas as outras virtudes que os tornam capazes
de ‘viver de acordo com a vontade divina’; e toda essa força, o alimento e a luz de seus espíritos, vem de Deus, de fato, e
portanto é justo dizer que por Ele você existe, mas vem precisamente de Deus Filho, de Jesus, em quem se resumem as
Perfeições dos Três Santíssimos, para torná-lo a obra-prima do Amor salvador , do Amor Divino Misericordioso.
“Ouçam São Paulo: ‘Não somos devedores da carne para
viva segundo a carne.’ Você não deve sujeição à carne, se você realmente quer viver. Pois a carne é morte quando é rainha;
a carne é um meio quando é escrava. Morte e meios de quê?
Para que? Para o espírito e do espírito.
“Morre o espírito dominado pela carne dominadora. O espírito que domina a carne vive e se adorna com os
méritos adquiridos, as vitórias obtidas pelos sofrimentos da carne domada.
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nidade que, sendo alguém em quem o espírito reina, dá ao homem, nenhum homem desejaria verdadeiramente viver de maneira diferente da do
espírito.
“Ouvi o Apóstolo: ‘Aqueles que são movidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.’
“O Espírito de Deus, você sabe, não habita exceto onde a carne está acorrentada em suas fomes animais e a liberdade privada
de um rei-espírito não reina. Então o Espírito de Deus desce para ser o Mestre e Guia do espírito do homem, e como o contato de
Deus não pode deixar as coisas no estado em que as encontra, o espírito do homem, pela habitação do Espírito de Deus em si
mesmo, é assim transformado e divinizado, e assume a paternidade do Pai. Sendo ele tão espiritual que merece ser habitado e
instruído pelo Espírito de Deus e guiado por Ele em suas diversas ações, o homem assim realiza obras e tem pensamentos, luzes e
movimentos que não são mais humanos, mas divinos; ele é um pequeno deus, pois sua personalidade humana é anulada no poder
daquele que o possui. O servo não é mais servo;ele é absorvido pelo Senhor Eterno e, portanto, torna-se Ele, Parte Dele, uma parte
abençoada, herdeiro dos bens paternos, co-herdeiro com o Filho amado do Pai, um irmão de Cristo, tendo o direito, como Ele, de
chamar o Altíssimo ‘Pai’.
“A nós anjos não é permitido chamar o Eterno ‘Pai’. Para vocês, homens, é. E ele realmente é um Pai para vocês, ó justos
que receberam, que foram capazes de receber em si mesmos este bendito Espírito de Deus, não para ter em vocês um novo
motivo de temor, mas para ter um novo motivo de confiança, paz e alegria, não se sentindo sozinhos no exílio, fracos nas
provações, mas unidos a Cristo, seu irmão, que os amou até a morte para dar-lhes a Vida e Espírito de Deus, que é
Sabedoria e Luz.
É bom para você que eu vá (para a morte), pois se eu não for, o Consolador não virá até você. Se eu for, eu O enviarei a vocês…
E quando este Espírito da Verdade vier, Ele os instruirá em toda a verdade.’ E mais adiante: ‘Pedirei ao Pai que vos dê outro
Consolador para ficar convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo (isto é, a carne que é mundo) não pode receber…
Ele vos ensinará todas as coisas. e lembrá-lo do que eu lhe disse.’
“Almas, lembrem-se de que vocês receberam o Espírito de Deus! Pelo sacrifício de Cristo. Ele, este bemaventurado
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A luz, este Fogo de amor, passou pelos rasgos da Carne do Cordeiro e, como uma chama saindo de uma fornalha
rebenta de calor, jorrou do Coração dilacerado do Filho de Deus e do vosso Santíssimo Irmão.
“Que seu amor por Cristo, então, seja cada vez mais forte, pois, na verdade, tudo o que você possui, você possui por meio dele.
Jo 1: 3tifiquem-se para glorificá-Lo, pois esta é a sua dívida para com Ele.
“Descanse, alma minha, e seja cada vez mais um espírito guiado pelo Espírito de Deus. Você nunca errará, pois Ele conduz pelos caminhos
inflamados da Caridade.
“Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.”
Dê seu testemunho sobre seu encontro com a Divina Vontade