Diz o Autor Ss .:
“Na lição anterior convidei a defender a Idéia religiosa para ter salvação e paz, pois quando um povo cai na” impiedade e injustiça “- e a maior impiedade, a maior injustiça, é ofender a Deus, zombar da Religião, atacá-la, extingui-la nas mentes, desobedecê-la conscientemente, deliberadamente, em todos os seus mandamentos – então a ira de Deus se manifesta do Céu.
Nenhum relâmpago é necessário para que se manifeste. Não cataclismos. Não despeje. Mas basta que Deus vos abandone a vós mesmos para que vos dêis a morte, a angústia, o desespero. A ira de Deus, em vez de se manifestar com castigos, a ira verdadeira e imutável se manifestará abandonando vocês a si mesmos. O que você chama de ira de Deus – guerras, meios atrozes de destruição, cataclismos, pestilências – ainda não são ira sem mutação, ira absoluta. São censuras e lembretes de um Pai, ofendido, mas ainda ansioso para dar ajuda e perdão aos filhos culpados.
Mas quando toda “maldade e injustiça” estiver no coração dos 99/100 da humanidade, quando a maldade e a injustiça mental ou material invadirem todas as classes sociais, e até a abominação tiver penetrado na casa de Deus – a abominação do desolação da qual o profeta fala, e a Palavra a confirma, nem você ainda deu o significado correto à palavra “desolação”, que é dito ser um sinal do fim, e será – então Deus não mais o repreenderá com castigos paternos – que infelizmente, é verdade, salvam uns poucos, mas porque a maioria já são servos de Satanás – mas ele os deixará sozinhos. Ele vai retirar. Não vai mais agir. Até o momento em que um lampejo de sua Vontade ordenará a seus anjos que abram os sete selos, toquem as quatro trombetas, libertem a águia dos três ais, e então – horror – a quinta trombeta será soprada, e o Judas .dos últimos tempos abrirá o poço do abismo para trazer à tona o que o homem desejará mais do que Deus
. Quando? Você já está nesta hora ou está prestes a entrar? Temer. Você se pergunta… Mas não se arrependa. Você não será informado quando. Está escrito no coração dos profetas atuais, “mas o que os sete trovões lhes disseram está selado, e eles não o dirão”.
E então, como uma estrela pacífica no horror e terror das ondas tempestuosas – toda a Terra desarraigada como um mar tempestuoso e todos os homens naufragaram como em um mar tempestuoso, exceto os servos de Deus reunidos no barco de Pedro, fiéis ao santo Nauta – e então virá a aurora da Estrela do Mar, precursora do nascente, do último aparecimento da Estrela da Manhã.
Em sua segunda, última vinda, o Cordeiro de Deus, o Redentor, o Santo dos Santos, terá como precursor não o penitente do deserto, salgado pela maceração, e salgando os pecadores para curá-los dos fardos e torná-los ágeis para acolher o Senhor, mas terá como precursora nosso Anjo, Ela que, apesar de ter carne, foi Serafino, Ela em quem fizemos Morada – nem poderíamos tê-la mais doce e digna – a Arca mais amada.[3] de ouro puro que ainda nos contém como está contido por nós, e que voará nos céus, irradiando seu amor para preparar a estrada perfumada e real para o Rei dos reis e preparar – gerar e parir , em uma última maternidade – quantos germes vivos são, e vão querer ser, nascidos do Senhor.
Olha lá, a leste do tempo… Já na escuridão que cobre a Terra, cada vez mais densa e maldita, delineia-se uma aurora que não há mais doce. É o tempo da ressurreição de Maria. A extrema misericórdia que nosso Amor projetou para você.
Grande será a extensão de seu caminho. Frustrado por seu eterno inimigo, que, para ser derrotado, não é menos obstinado em enfurecê-la e combatê-la. Ele embota o intelecto dos homens para não deixá-los conhecer Maria. Ela desliga a fé Nele. Cria névoas. Jogue lama. Mas a Estrela do Mar está muito alta nas ondas poluídas. Passará, nem a lama sujará a orla de sua roupa. Ele descerá sozinho, rato como um Arcanjo, para escrever, próximo ao signo do Tau, suas iniciais na testa dos fiéis, dos salvos para o Reino eterno. E força e paz entrarão em seus espíritos sob o toque da mão Dela, Mãe da Vida, Fonte de Saúde.
Bendizei a Deus que concedeu a mais pura Estrela para iniciar sua jornada para atrair-vos a Deus com a doçura de seu amor, misericordioso, extremo Salvador, compensando os bons espíritos do distanciamento cada vez mais profundo de Deus, desgostoso com os pecados dos homens.
Você não acha que essa retirada de Deus é injusta? Lemos nos Macabeus que, quando com Antíoco Epifânio a corrupção entrou em Israel, e Israel se afastou da Lei por ter escravizado muitos líderes de Israel, “filhos da iniqüidade”, aos “próximos nações”, a ponto de torná-los os costumes perversos do mesmo “se vender para fazer o mal”, o santuário ficou desolado como um deserto, as festas solenes foram transformadas em luto, os sábados em opróbrio e sua glória foi aniquilada. Não só isso, mas “o culto dos ídolos” foi aceito. E isso causou a perseguição dos poucos que permaneceram fiéis, e a morte, a ruína, a violência, a dor, tornaram-se o legado do povo que havia despertado a ira do Senhor. Faça comparações. Meditar. Escolher.
Mais uma vez, Jesus lhes diz o que disse nos últimos Tabernáculos: “Estou com vocês por um pouco… e depois irei embora. E então você vai me procurar, mas não vai me encontrar”.
Sim, ou dormentes. Eu falo com você mais do que para abrir inimigos. A você que, se acordasse, poderia defender a Ideia e o seu bem. A vocês que dormem enquanto os outros trabalham, e se acalentam na ilusão de que Deus é um servo para vocês, que Jesus é um servo para vocês, e um servo tolo, que depois de ter sido negligenciado, não buscado, não seguido, até o ponto de convencê-lo a sair, dada a inutilidade de permanecer entre vocês, que ele esteja pronto e propenso a sua necessidade quando você estiver prestes a ser submerso e, finalmente, mas não para sempre, você acordará.
Busque o Salvador enquanto Ele ainda está entre vocês, antes que o ódio o envie para além de suas fronteiras… em Efraim, entre os povos subindo para a luz enquanto você afunda nas trevas. Entre as trevas que “sufocam a verdade, não a fazendo ver, erguendo o muro da mornidão, dos quietismos onde não erguem o da impiedade e da injustiça” [4] ”.
[3] a Arca mais amada … A sentença será esclarecida na 14ª lição.
[4] A citação entre aspas é uma extensão de Romanos 1:18, que é o tema da lição. Inclui os quietismos, que são atitudes de indiferença e apatia, devido ao conceito de que a infinita misericórdia de Deus perdoa mesmo sem a vontade do homem de se arrepender. Repetidamente condenados nas aulas, os “quietistas” são particularmente delineados nas 11ª e 18ª lições.
2 de fevereiro de 1948
Diz o Divino Autor respondendo à minha objeção sobre a sentença contida no ditado de 6 de janeiro de 1948: “… a amada Arca (Maria) … que ainda nos contém como é contida por nós”: o corpo desse homem é um templo para o Espírito Santo. E deve ser acreditado porque é uma verdade. Uma verdade que estimula a vida perfeita para possuir o Hóspede divino, que é o Espírito Eterno que habita na alma do justo. Mas não se deve acreditar que somente a Terceira Pessoa vive em você. Ela é nomeada porque é ela que abraça e contém os dois que a precedem. Mas a Trindade-Unidade sendo inseparável, onde os Outros são Um. Portanto, você, possuindo o Espírito Santo em você, tem todo o Amor, isto é, o Deus Uno e Trino.
Também é dito: “O Espírito do Senhor enche o mundo inteiro”. No mundo todo. E sempre. E para sempre. Acompanhando as diferentes evoluções do mundo, desejadas pela Vontade de Deus. Não auto-evoluções, mas evoluções desejadas pelo Criador, pelo Eterno, Todo-Poderoso Senhor.
“O Espírito de Deus pairava sobre as águas”, diz-se, e é uma das primeiras palavras da maravilhosa história da Criação. Ele já era Deus, sempre foi. E para seu Ser ele foi capaz de criar tudo do nada; ordem da desordem; do incompleto – mais: do informe – o completo, o formado com uma lei de sabedoria muito poderosa. Do caos surgiu o Universo. Dos vapores carregados de moléculas confusas, da anarquia dos elementos, ele “criou o céu e a terra” e imediatamente seu Espírito “pairou sobre as águas”.
E à medida que as sucessivas obras da Criação foram realizadas, “o Espírito do Senhor” pairou sobre eles com suas leis e providências. Trabalhos sucessivos e cada vez mais poderosos. Do caos que separa e ordena por, direi, famílias – partes sólidas com partes sólidas para formar o globo do planeta Terra, partes úmidas com partes úmidas para posteriormente formar os mares, lagos, rios, riachos – à luz, a primeira das coisas não apenas ordenada com elementos já existentes no caos, mas criada, com seu próprio poder, do nada.
Porque a luz não era, “as trevas cobriam a face do abismo”, ou seja, do caos em que massas de vapores, carregadas de umidade, gás, moléculas, colidiam confusamente. E Deus criou a luz. Seu _leve. Ele concedeu ao mundo, que surgiu do nada por sua vontade, o atributo, um de seus atributos: a luz.
Deus é Luz, e Ele é o Pai da Luz e das luzes. E à Terra, sua primeira criatura, ele concede e dá luz. Assim como ao homem, perfeição da criação e última das seis obras dos seis dias divinos após os quais Deus descansou, ele concede o atributo que o torna semelhante a ele: o espírito livre e imortal, seu sopro divino, infundido na matéria para que é animado por Deus e tem direito ao Céu, à Morada do Pai.
A este espírito do homem ele, o Bom, já preparou a plenitude da Vida e os seus dons com o seu Cristo, e Cristo virá quando chegar a hora da sua vinda, e os homens possuirão a plenitude da Vida, da Graça, da União, pelos méritos de Cristo e pelos sacramentos por ele instituídos.
Mas não é nesta lição que falarei deste último dom supremo. Agora te ensino sobre a dúvida [8] de ter entendido e escrito mal. Para tirá-lo e tornar-se sábio.
O corpo do homem é animado pelo sopro de Deus.Todo homem. Por isso o Espírito de Deus se estende e penetra em cada homem e em cada homem com o direito de Rei e com o amor do Pai Criador. Mesmo antes da Redenção o Espírito do Senhor: Amor, guiou os patriarcas e ensinou os profetas e os justos. E sua Voz ressoou nos espíritos, desde o início dos dias, e ressoa, e ressoará, para dar a cada homem aquela orientação que a Providência Criadora não recusa a nenhum homem, e que aumenta quanto mais o homem é movido pelo bem. vontade de honrar e servir a Entidade Suprema, com muitos nomes, com diferentes formas de aparência, de acordo com os povos e religiões, mas sentida pelos crentes de todos os povos como sendo e merecedora de toda adoração.
A habitação de Deus no homem teria sido perfeita se o homem não tivesse pecado. A Paixão de Cristo e a pertença à sua Igreja, restaurando a Ordem, restaurando a Graça, concede mais uma vez a habitação de Deus em vós: o Reino de Deus em vós.
E assim, assim como a alma está em você e ainda assim ela contém você, sendo uma coisa superior, em origem e imortalidade, à carne, assim você contém Deus no templo de seu corpo no qual – Santo dos Santos – o alma na graça, mas você é abraçado por Deus porque Deus é o Infinito que reúne todas as suas delícias em sua imensidão.
Dito isto, pergunto-vos: se vós, pecadores, se vós em quem permanece a cicatriz da grande praga do Pecado original, seus fomentos que às vezes perturbam até o mais heróico do Bem, tendes o Espírito Santo no templo de vosso corpo, tens a Caridade em ti e pela Caridade és abraçado, cada vez mais fusionado a Ela mais na caridade vives, isto é, estás na Caridade porque Nele é tudo o que é santo, podes duvidar que Maria, Ela que desde a eternidade foi pensada pelo Pensamento divino – que é Vontade e Poder perfeitos – Imaculada e Cheia de Graça, Filha, Esposa, Mãe de Deus, Ela que correspondeu à Vontade divina com sua vontade que, livre como a de Jesus, quis usar este livre arbítrio de andar sempre na presença de Deus e sendo perfeito, ele não tinha Deus em si mesmo e não estava nele?
Ela também “não pecou porque não queria pecar”. Segunda Eva, ela não imitou a primeira e pisou na Serpente porque, toda perdida em Deus, reinando em seu espírito e abraçando-a, seu amor, ela era cega, surda, esquecendo tudo que não era Deus e amor por ele
. mais santo que o da madeira de setim, continha em si a Trindade e o Verbo Encarnado, e depois novamente a Trindade e o Cristo Eucarístico, e agora ainda nos contém, sendo Nós nela, Ela em Nós.
Onde Deus descansa? No espírito dos justos. O que é o espírito? É a melhor parte da sua alma. Quando deixa de ser um trono para Deus? Quando a luxúria o domina. Quando isso deixa sua alma? Quando ela se separa da carne na hora da morte para ser julgada e esperar a ressurreição da carne e com ela ter o juízo final eterno.
Mas Maria não morreu. Ele faleceu em um arrebatamento desta para a outra vida e em seu falecimento seu espírito mais puro era, mais do que nunca, o trono de Deus. Assim também deveria ser para todo homem se, em Adão, não tivessem todos pecou.
Maria não foi julgada. Era o Inocente. Não sujeito a julgamento ou morte como você tem. Maria não voltou ao pó em sua carne imaculada tanto quanto a alma, e tornada incorruptível por ter trazido o Filho de Deus e do Homem. Em corpo e alma ela foi assumida ao Céu pelos Anjos. E nem mesmo na hora da passagem a alma se separou totalmente, mas intelectualmente e completamente ascendeu, não ao terceiro, mas ao céu supremo e empíreo, e adorou, enquanto igualmente o Espírito Uno e Trino não deixou seu doce virginal tabernáculo onde descansou.
Maria está no Céu em corpo e alma, viva como estava na Terra, abençoada como pode ser, no Céu. E Deus, que habitou nela na terra, habitou nela no céu. Nada mudou. Colocada no centro do Fogo Divino, para onde convergem os seus amores ardentes, Ela nos diz eternamente: “Eis a Serva, ó Deus”, e abre-nos o seu coração e acolhe-nos num mistério de amor inefável.
Os santos amantes de Maria entenderam isso e proclamaram que quem quer encontrar Deus, Salvação, Vida, vai a Maria, e ali encontrará a Caridade, o Salvador, a Vida, a Luz, a Sabedoria. E ali renascerá como homem em verdadeiro filho de Deus
, porque Maria, Mãe divina, é também a fecunda Santa Matriz que até o fim dos séculos acolhe e acolherá em seu seio aqueles que querem nascer filhos de Deus., e dessas fraquezas informes, desses germes incompletos – dificilmente, sozinhos, capazes de viver – faz e fará o “viver” do Reino de Deus, dá e dará esses filhos ao seu Deus.
Maria é Co-redentora e Cooperadora incansável para o triunfo final divino é caridade inesgotável e inesgotável, atuante como Serva e gloriosa como Rainha, para glória de Deus, ela é Mãe, Mãe perfeita para todos aqueles que lhe pedem a Vida”.
13 de fevereiro de 1948
Diz o Divino Autor :
“Fiz-te contemplar as duas Naturezas de Jesus, Filho de Deus e Homem, e como a natureza divina, aniquilando-se, limitando-se aos curtos confins de uma carne humana – ela: infinita – não é para isso a natureza humana desanimada, mas antes divinizada, recriando o novo Adão, no novo paraíso terrestre onde tudo é belo e bom – bonito de se ver, bom de se saborear – onde a árvore da Vida, que é da Graça, é forte e não contaminada por abraços serpentinos, e o da Ciência do Bem e do Mal, ao qual, porém, não se estende avidamente uma mão para colher o fruto e se tornar ” deuses “.“, Segundo a falsa promessa, mas a cujo murmúrio sapiencial é levado o ouvido puro para aprender o Bem e fugir do Mal, orando com compaixão pelos incautos que não ouvem o sussurro dos ramos movidos pelo bom vento de Deus, mas o assobio, perto das raízes, do Tentador.
Duas vozes. Mas quão diferente! Uma vem dos picos que variam na pureza do ar e brilham com o sol. O outro vem de baixo, da terra, da penumbra. A voz de Deus: Luz e Sabedoria e Verdade. A voz de Satanás: Escuridão, Lama, Mentira.
Eva ouviu primeiro e olhou para a voz da escuridão, lama e mentiras. A segunda Eva – o segundo paraíso terrestre onde Deus se agradou de conversar com a Inocência no frescor da tarde, ou seja, na paz de um espírito que ignora as febres, o calor da luxúria – ouviu a voz da Luz, Sabedoria, Verdade.
Ó novo paraíso terrestre de Deus! Ó belo, vago, puro jardim de delícias, onde tudo o que existe é dom de Deus, com venerável cuidado de amor conservado belo e puro para ser aberto ao descanso do Eterno, oferecido à Caridade para que seja sua morada, um jardim regado, da mais pura Fonte fertilizante a terra (homens) que se voltam para sua Água – Jesus -, lugar de deleite do rio da graça que se divide em quatro braços, em quatro braços: o primeiro de adoração ao Eterno ; a segunda do amor ao próximo; o terço de piedade pelos pródigos ou perdidos fora dos limites paternos, os separados da Videira abençoada e da Vida; a quarta de misericórdia para todas as misérias dos vivos e dos já vivos.
De Vós, ó Maria, ó Virgem, para uma reviravolta dos fatores o Homem, o Cristo foi tirado, sem que a fecundação de semente humana fosse necessária para tornar fértil o vosso ventre. Você sozinho Generante. Por si mesmo você concebeu e deu a Luz à luz. A graça, já plena em Ti, em um tumulto de ardor irreprimível penetrou em teu peito, e o Verbo se fez carne para habitar entre os homens e dar-lhes Vida.
A Eva anterior, por querer ser “como deus”, perdeu o que faz do homem animal o filho de Deus , a Maternidade divina.
Para você que se sentiu a menor e mais pobre de todas as mulheres,e acaba de encontrar a dor que foi tua solícita companheira na vida, a Ti que acabaste de encontrar ter que sofrer as consequências do Pecado com fadiga, sofrimento, morte, ó bela, humilde, casta, paciente, obediente, amorosa Virgem, Eva nova, por a vontade de Deus Imaculado, por sua vontade fiel à Graça, Deus decretou: “Você não morrerá, aquela que deu Vida à Terra não pode morrer”. Mas, ao contrário, por ter dado o fruto de seu ventre, por tê-lo dado para ser colhido, tomado, comido e espremido, Pão, Vinho, Sangue, Redentor, seus olhos se abrirão e você será como Deus, tendo o conhecimento do Bem e do Mal, para amar e ensinar a amar, admirável Mestre, o primeiro, e combater o segundo com suas armas.
Para você o novo Adão. Para Você a Ordem reconstruída. Para Você, Graça aos homens. Para Você a Redenção. Por Ti o Cristo e, por Ti e o Cristo, eu, o Espírito Santo.
Eu te fiz frutífero e parece que você deu aos homens apenas o Verbo feito Carne. Mas Aquele que vê e sabe, diz que Tu deste – numa maternidade suprema, em que tua carne não é nem barro para modelar a Forma divina – deste aos homens o Espírito Santo.
Aquele Espírito Santo sem o qual os homens são impotentes para amar, compreender, viver o amor.
Esse Espírito Santo sem o qual não há conhecimento de Deus,
esse Espírito Santo sem o qual não há filiação em Deus,
esse Espírito Santo despertando os heroísmos dos santos.
Aquele teólogo divino do Espírito Santo dos teólogos humanos.
Aquele Espírito Santo que valida as orações dos mortais clamando “Pai” em seu nome.
Aquele munificente Espírito Santo doador de dons que aperfeiçoam e completam as virtudes sobrenaturais, fecundando o espírito, tornando-o ativo, dócil, pronto para viver a verdadeira vida do cristão, isto é, filho de Deus
. de Deus, a super-essência do Amor Divino, Cristo deu a você, e deu a você por Maria, Mãe de Cristo e sua Mãe, não em um sentido simbólico, mas em um sentido real, porque ela é a mãe que dá vida, e Maria vos deu a Vida e, consequentemente, o Espírito Santo, ou seja, Aquele que mantém a Vida em vós e, mais ainda, vos torna portadores de Cristo, mais:outros “Cristos” , segundo a frase de Paulo: “Já não sou eu que vivo: é Cristo que vive em mim”.
O menor se obscurece diante do maior, é absorvido por eles, e o maior oprime e brilha, anulando o menor, não por esmagamento, mas por elevação a um grau superior, absorvendo, assimilando a pequenez à Plenitude, a fraqueza à Plenitude. Força, a limitação ao ‘Infinito’.
Um rei que desenhou um pobre menino nu no trono, encontrado na rua, e o amou a ponto de torná-lo seu herdeiro e o aclamou pelas multidões que o seguravam sob seu manto real, e as multidões não podiam zombar dele, este pobre menino, porque não o vêem, vendo apenas o rei em sua majestade, o menino abraçando-se abençoadamente ao muito bom rei até desaparecer nas vestes reais, feliz em desaparecer assim, seria o mais exato símbolo desta condição do cristão que se tornou outro Cristo.
Não diferentemente Maria, grávida de Deus, sentia-se, criatura, anulada pelo Todo fechado em seu ventre. Não Ela, mas Aquele que estava nela, Ela viu, Ela deu à luz, Ela deu à veneração dos homens.
Também vós, cristãos, o fecundo Espírito de Cristo, e se a vossa vontade segundo a vontade do Amor, Cristo vivifica em vós, e vós vos tornais um com Ele, para que “uma coisa” sejais com o Pai, com o Filho e com o Espírito que os une, como pediu Jesus na oração da Última Ceia, para que com os Três, que são Um, façam morada eterna e gozem do amor, e depois a glória de Deus e a paz jubilosa que é a recompensa daqueles que acolheram a Luz e a Palavra e viveram na Caridade e na Verdade, nascendo para Deus e de Deus, e testemunhando neles Cristo vivo com uma vida perfeita, segundo o mandamento e exemplo de Jesus. ”
14 de fevereiro de 1948
Diz o Divino Autor :
«O que Deus estabelece é sempre perfeito, tanto em termos de tempo, modo e pessoa.
Aqui, então, prometido no início do castigo, Cristo vem na hora perfeita. Os séculos são transmitidos com uma voz cada vez mais clara, com detalhes cada vez mais claros, a voz da promessa divina de um Messias Redentor e da Mulher sem concupiscência, que punirá o Predador que der à luz o Vencedor do Pecado e da Morte.
São muitos os símbolos e vozes que repetem a promessa ao longo dos séculos. Mas uma palavra divina ainda não foi compreendida em sua verdade.
No 9 de Gênesis é dito: “… Colocarei meu arco-íris nas nuvens e será o sinal da aliança entre Mim e a Terra. E quando eu tiver acumulado as nuvens (os castigos) no céu, meu arco-íris aparecerá nas nuvens e eu me lembrarei da minha aliança… a aliança eterna estabelecida entre Deus e toda carne que há na Terra”.
Arco-íris: sinal de paz. Arco-íris: ponte entre o Céu e a Terra.
Maria, ponte pacífica que une o Céu e a Terra, Amada que com sua mera presença obtém misericórdia para os pecadores. E Deus, nos séculos anteriores a Cristo, quando as prevaricações dos homens acumularam sobre a Humanidade as nuvens dos castigos divinos da dura cerviz e do espírito altivo, contemplando em seu Pensamento Ela que desde a eternidade foi estabelecida Arca do Verbo Divino, Fonte da Graça , Sede da Sabedoria, a alegria pacífica de seu Senhor, dispersou as nuvens do castigo inexorável, dando tempo à humanidade para aguardar a Salvação.
A voz da Virgem ainda não nascida: “Paz! Compaixão! Meu Senhor! “. Seu amor perfeito, sua obediência perfeita, já conhecida de Deus antes da Estrela puríssima, um sacrifício de cheiro suave que aplacou a ira do Senhor. E, nos séculos depois de Cristo, a paz e a misericórdia é, para a Humanidade, Maria. E com o aumento dos pecados e o aumento das nuvens da cólera divina e das fumaças satânicas, é sempre Maria quem joga fora as nuvens, que desarma os relâmpagos, que lança sua ponte mística para a Humanidade caída no abismo porque ascende, por uma maneira suave, para o seu Bem.
“Colocarei meu arco-íris nas nuvens… e me lembrarei da minha aliança.”
Oh! verdadeiramente o arco-íris da paz, a corredentora está entre as nuvens, acimaas nuvens, uma doce estrela que brilha diante de Deus para lembrá-lo de que Ele prometeu misericórdia aos homens e deu seu Filho para que os homens tenham perdão. Não há como doçura o pensamento, mas como realidade verdadeira, completa, com sua alma sem mácula e sua carne sem corrupção. Tampouco está satisfeito em ser adorador e feliz ali. Mas ativo mostra-se, e chama, chama a humanidade à Salvação.
hora de Maria. Esta hora .
A Arca de Noé não salvou todos os homens, mas aqueles entre os homens que Deus achou justos aos seus olhos. Mesmo na hora presente, agora que se levanta e tudo terá que fluir, e quanto mais longe for, mais escuro ficará com as nuvens, a Arca de Deus não poderá salvar a todos .homens, mas [ele não poderá salvá-los a todos] porque os homens, muitos homens, não vão querer ser salvos, para encontrar a saúde através da Arca de Deus.
O arco-íris, depois do dilúvio, foi visto pelos únicos justos deixado vivo na Terra. Mas na hora presente, ao contrário, o arco-íris, o sinal da paz, Maria, num transbordamento de misericórdia, será visto por muitos que não são justos. A sua voz, o seu perfume, as suas maravilhas, serão conhecidos dos justos e dos pecadores, e bem-aventurados são aqueles, entre estes últimos, que, quanto ao arco-íris de Deus, a ira de Deus não é desencadeada, por isso para a justiça. , para a fé em Jesus em quem está a salvação, eles se voltarão.
Cristo, portanto, veio no tempo designado para restaurar a ordem perturbada pela Falha original e pelos laços de filiação entre Deus e os homens. Vítima consagrada, veio para morrer não só pelos justos, mas também e sobretudo pelos pecadores.
Todos eram pecadores pelo menos do pecado hereditário. Somente Maria era sem pecado. As obras santas dos justos, embora abençoadas pelo Eterno, não davam aos espíritos dos justos a herança do Reino de
Deus.Ser justo era um esforço sério porque a Graça não estava nos espíritos. A Lei era mais causa de pecado do que de salvação, porque para muitos do povo de Deus a Lei era agora uma ” causa de ira “.“, Tanta coisa foi adulterada e violada. A sabedoria foi distorcida em suas vozes, adaptada pelos homens para pregar o que não deveria ser feito para a glória de Deus, mas para benefício de mestres gananciosos.
Um caos mais grave, por ser espiritual, sucedeu à simples e perfeita Lei do Senhor, e os espíritos se perderam nela quando não estavam completamente perdidos, dando-se a morte espiritual. Uma idolatria pior que a do bezerro de ouro estava na consciência da maioria. Cada pessoa poderosa em Israel era um “bezerro de ouro”, e ele se idolatrava por si mesmo e queria ser idolatrado pelas multidões.
O Templo era um nome. Os ritos uma representação mímica. A presença divina invisível no Santo dos Santos era crida apenas pelos simples, pelos pequeninos entre o povo que tinha o nome de santo. Novamente os sacerdotes e rabinos ensinaram que Deus estava em seu templo, magnífico em sua glória, falando com seus ministros. Mas eles sabiam bem que Deus já havia abandonado o Templo onde não era adorado, mas os interesses dos Príncipes dos Sacerdotes, dos Escribas e dos Fariseus. Eles sentiram o sucesso vazio na Presença. O vazio incurável. Porque nada das atividades dos homens pode preencher o vazio de Deus.Todo trabalho é em vão para preencher, pelo menos para esconder, o vazio.de um altar do qual Deus se foi. Nada. E nada pode enganar e dar paz a quem tem na consciência o conhecimento de que Deus não está mais presente, que abandonou os orgulhosos ao seu destino, às suas concupiscências, às suas idolatrias.
E naquela hora Jesus veio. Se Deus mediu as coisas na medida dos homens, nunca agora menos propício do que isso ele deveria ter sido escolhido para o advento da hora da Misericórdia. Mas não era apenas a hora da Misericórdia. Foi também da Justiça. Justiça para Israel, não mais merecedor de ser povo de Deus, outro povo teve que ser eleito em seu lugar: o cristão.
O fim do Templo havia chegado. A nova Lei, a perfeição da antiga, foi imposta, pregada aos homens diretamente por Deus.A Caridade de Deus foi manifestada em sua plenitude aos homens.
Caridade não significa injustiça, embora seja toda misericórdia. Caridade significa fazer tudo por amor aos homens. Este também é o preceito que Jesus lhe deu.
Mas Ele, Perfeição, não se limitou a ensinar que não há amor maior do que aquele que morre por seus amigos. Ele está morto. E não só para os amigos, para os justos e para os que querem fazer justiça: estes também são amigos de Deus, embora ainda fracos, sem forma no espírito. Ele também morreu por seus inimigos. Da Cruz ele não orou pelos amigos, mas pelos inimigos.
Sabedoria eterna e infinita, Cristo sabia como para o homem o pecado entrou no mundo junto com a morte e se estendeu a todos os homens, como era antes da Lei. Se não houvesse pecado, não haveria necessidade de um código contra o pecado. É fermentado em suas várias formas pelo orgulho, gula e avareza, que enlouquecem os Progenitores a ponto de torná-los rebeldes a Deus. por Caim, e o assassinato de Lameque, e a luxúria dos filhos de Deus para com as filhas dos homens, e o orgulho dos construtores de Babel, e a ganância dos povos e tribos, e os muitos pecados de Sodoma e Gomorra,
E Cristo, morrendo, reza pelos inimigos de Deus para que tenham perdão e voltem à justiça. Jesus é o restaurador da ordem.
Se um peso desproporcional ao peso de equilíbrio for colocado em uma balança, a balança se inclina para um lado; mas se o equilíbrio for restabelecido, as duas balanças são colocadas em uma única linha.
[10]Eis: pelo crime de um, muitos pereceram. A balança de Deus pendia do lado da Justiça. Mas: para o sacrifício de Cristo, Graça e Vida são dadas a todos aqueles que crêem em Jesus. E assim o equilíbrio não só é restabelecido, mas dado que o sacrifício do Homem-Deus é de valor infinito e os méritos de Cristo Salvador são infinitos, enquanto a culpa de Adão, mesmo em sua gravidade, nunca é ilimitada – e isso é demonstrado pelo fato de que poderia ser reparado, enquanto se fosse infinito não poderia ter sido e os dois infinitos, o de A Graça e a da Culpa, teriam se enfrentado sem poder lutar, e uma para vencer, porque duas forças iguais permanecem assim uma em oposição à outra – o equilíbrio de Deus pende do lado da Misericórdia,
Tudo derramado. O pecado era tanto mais abundante, que a Graça, abundando, vencendo o pecado e a Vida vencendo a Morte, morrendo para dar Vida aos espíritos imortais dos homens: Vida, isto é, o Reino de Deus em vós e para vós aqui. , e além vida, no Reino dos Céus.”
[10] O Consolador diz: “Interpretem isto da seguinte forma: assim como o pecado entrou no mundo por obra de um
O mês de maio é tradicionalmente dedicado a uma meditação mais fervorosa sobre os mistérios da Virgem Maria e do papel que ela ocupa na Igreja como mãe e advogada dos cristãos. Romarias, orações comunitárias do Santo Terço, novenas, Missas e outras manifestações de piedade para com a Mãe de Deus costumam acontecer em vários lugares. Trata-se de um carinho todo filial que os católicos procuram ofertar à Virgem, aquela que nos trouxe a salvação, a “Mãe de meu Senhor”, como diria Santa Isabel (cf. Lc 1, 43).
Maio é também o mês em que nossos olhares se voltam para a cidade de Fátima, em Portugal, onde há quase cem anos a Virgem Maria aparecia a três criancinhas, os videntes Francisco, Jacinta e Lúcia, pedindo-lhes que rezassem pela conversão dos pecadores e pelo triunfo de Seu Imaculado Coração. Ainda hoje, os famosos segredos de Fátima são causa de muita especulação e curiosidade dentro e fora da Igreja.
A pergunta que queremos responder hoje, no entanto, é esta: de que maneira os fiéis católicos podem prestar maiores homenagens à Virgem Santíssima, a partir de aparições como as de Fátima e tantas outras já testemunhadas na história da Igreja?
O papel e o limite das “revelações privadas”
Os eventos de Fátima, assim como as demais aparições da Virgem Maria, pertencem àquele gênero de revelações que a Igreja chama de “privadas”. Na definição de alguns teólogos, essas revelações consistem em uma “manifestação visível de um ser cuja visão naquele lugar ou naquele momento é inusitada e inexplicável segundo o curso natural das coisas” [1]. Uma vez que não fazem parte do depósito da fé, nenhum católico é obrigado a aceitá-las com o obséquio da fé, embora sejamos docilmente convidados a “discernir e guardar o que nestas revelações constitui um apelo autêntico de Cristo ou dos seus santos à Igreja”. Como resume o Catecismo, o papel delas “não é ‘aperfeiçoar’ ou ‘completar’ a Revelação definitiva de Cristo, mas ajudar a vivê-la mais plenamente, numa determinada época da história” [2].
É preciso que todos os fiéis tenham muito claras essas noções, a fim de que não caiam ingenuamente em radicalismos e falsos messianismos, como sói acontecer em muitas ocasiões. A credulidade excessiva em muitas “profecias” e “revelações” — que, aliás, nem sequer foram ainda reconhecidas pela Igreja — pode incorrer num grave pecado contra a fé, conforme o que já alertava São João: “Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo” (1 Jo 4, 1).
A Igreja age com salutar prudência todas as vezes que uma “revelação privada” surge. Essa atitude se justifica por razões teológicas e pastorais. Imaginem como seria danoso a uma comunidade descobrir, após grandes manifestações de adesão, que uma determinada “revelação” ou “mensagem celestial” não passava de charlatanismo. Ou ainda as consequências nocivas que tais “revelações” podem acarretar à obediência e à credibilidade da Igreja — especialmente por causa da grande repercussão que esses assuntos ganham pelos meios de comunicação —, quando pretendem “ultrapassar ou corrigir a Revelação de que Cristo é a plenitude” [3].
No que precisa crer o fiel católico? Na Revelação de Deus, encerrada com a morte do último apóstolo, e transmitida pela Igreja, quer por via oral, quer por escrito. Assim se expressou o Sagrado Concílio Vaticano I:
Deve-se, pois, crer com fé divina e católica todas as coisas que estão contidas na Palavra de Deus escrita ou transmitida pela Tradição, e que, pela Igreja, quer em declaração solene, quer pelo Magistério ordinário e universal, nos são propostas a ser cridas como reveladas por Deus [4].
Isso significa que o objeto material da fé católica corresponde àquilo que está exposto nas Sagradas Escrituras, nos símbolos apostólicos — os doze artigos do Credo — e no ensinamento perene da Igreja. Duas são as fontes da divina Revelação: a Tradição e as Sagradas Escrituras. Ambas constituem o depósito da fé, cuja tutela e interpretação são de responsabilidade do Magistério da Igreja.
No caso dos dogmas, por sua vez, somos obrigados a acolhê-los diligentemente porque, ao contrário dos protestantes, nossa fé não se fundamenta em juízos particulares, mas no juízo dos pastores, que são assistidos pelo poder do Espírito Santo e, que, portanto, não se enganam. Conforme explica o padre Royo Marín, “isso se dá porque não podemos ter certeza de que conhecemos e acolhemos o autêntico testemunho de Deus a não ser pela luz profética (que ilumina somente aqueles que recebem diretamente a divina revelação) ou pela proposição infalível da Igreja” [5]. Essas proposições podem manifestar-se de dois modos: por uma declaração solene de um Papa ou de um Concílio — a chamada declaração ex cathedra — ou por meio do Magistério ordinário e universal — ou seja, o ensinamento comum feito pelo Papa e pelos bispos reunidos a ele daquilo que é a fé de sempre da Igreja: “quod ubique, quod semper, quod ab omnibus — o que [foi crido] em todo lugar, sempre e por todos”, diria São Vicente Lérins [6].
Com relação à Virgem Maria, quatro dogmas já foram solenemente proclamados: a Maternidade Divina, a Virgindade Perpétua, a Imaculada Conceição e a Assunção. Ao fiel católico já não é permitido questionar nenhum desses dogmas, sob pena de cair em graves heresias, porque “recusar fé a uma só doutrina da Igreja é não possuir fé” [7]. Existem, por outro lado, as piedosas opiniões, que nada mais são do que “uma verdade admitida pela Igreja desde tempo imemorial, mas ainda não declarada como revelada por Deus” [8]. É o caso da “mediação universal” de Maria e da sua “corredenção”.
Como discernir as aparições marianas
A primeira aparição mariana de que se tem notícia é a de Zaragoza, Espanha, ainda nos tempos apostólicos. Os relatos dão conta de que Nossa Senhora aparecera a São Tiago para confortá-lo acerca da conversão dos espanhóis, que se mostrava muito difícil. Essa aparição deu origem ao título de Nossa Senhora do Pilar, proclamada padroeira da Espanha.
Basicamente, as aparições marianas sempre tiveram uma conotação apologética. Na maior parte de suas mensagens, a Virgem pede por uma conversão dos costumes e pela reparação às ofensas contra Seu Filho Jesus, num contexto em que algum artigo da sã doutrina cristã se encontra visivelmente ameaçado. Como citamos anteriormente, o papel das “revelações privadas”, quando verdadeiras, é fazer com que o depósito da fé seja acolhido e vivido “mais plenamente, numa determinada época da história”. Não se trata de uma nova revelação ou dogma, mas de um incentivo a uma vida mais coerente com o Evangelho revelado. É por isso que a Igreja também alerta para o risco daquele racionalismo crítico que faz “duvidar até das revelações privadas aprovadas pela Igreja […], que, sem pertencer ao depósito da revelação nem ser objeto de fé divina, seria presunçoso e temerário rechaçar” [9].
Com o decorrer dos séculos e a repercussão que esse tipo de fenômeno costuma ter, sobretudo com a participação dos meios de comunicação, a Santa Sé decidiu elencar alguns requisitos básicos para o reto discernimento das aparições, que levam em consideração aspectos positivos e negativos, “a fim de que a devoção suscitada entre os fiéis por acontecimentos deste tipo possa manifestar-se no respeito da plena comunhão com a Igreja e dar frutos, dos quais a própria Igreja possa discernir em seguida a verdadeira natureza dos acontecimentos” [10]. Ei-los aqui:
Quando a Autoridade eclesiástica for informada sobre uma presumível aparição ou revelação, será sua tarefa:
a) em primeiro lugar, julgar sobre o fato segundo critérios positivos e negativos (cf. infra, n. I);
b) em seguida, se este exame chegar a uma conclusão favorável, permitir algumas manifestações públicas de culto ou de devoção, prosseguindo na vigilância sobre elas com grande prudência (isto equivale à fórmula: «pro nunc nihil obstare»);
c) finalmente, à luz do tempo transcorrido e da experiência, com especial relação à fecundidade dos frutos espirituais gerados pela nova devoção, expressar um juízo de veritate et supernaturalitate, se o caso o exigir. [11]
É fundamental que haja o devido respeito a essas normas para que não se crie o risco de divisão no seio da comunidade. De fato, o diabo pode muito bem aproveitar-se da inocência de alguns fiéis, como já aconteceu inúmeras vezes, inculcando-lhes falsas mensagens celestiais, que perturbam a ordem do culto a Deus. Além disso, os videntes não são pessoas infalíveis, de modo que as mensagens que eles recebem correm o risco de se confundirem com os seus próprios pensamentos. É a autoridade da Igreja que pode julgar com segurança esses fatos.
No final do século XIX e início do século XX, Maria visitou-nos com espantosa regularidade. Medalha Milagrosa, La Salette, Lourdes e Fátima constituem como que o ápice dessas visitas, cuja mensagem era uma só: reparação e conversão. Os frutos benéficos produzidos por essas mesmas aparições ainda hoje podem ser vistos e colhidos, de tal forma que os próprios Romanos Pontífices se referem a eles em suas exortações e programas de pontificado. É, portanto, muito salutar que os fiéis abram os ouvidos ao testemunho das aparições marianas, segundo o critério da Madre Igreja, com vistas para uma autêntica renovação dos costumes e um vigoroso crescimento na fé.
homem (Adão) e a morte entrou pelo pecado, assim a morte de Adão se estendeu a todos os homens em quem todos pecaram”. (Aos Romanos c.5 v.12). Assim foi escrito por Maria Valtorta em um pedaço de papel, colocado entre as páginas da Carta aos Romanos, na Bíblia que ela usava.
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