Dicionário pra Purificação da Mente
ABNEGAÇÃO
abnegação
Aprenda a pronunciar
substantivo feminino
ação caracterizada pelo desprendimento e altruísmo, em que a superação das tendências egoísticas da personalidade é conquistada em benefício de uma pessoa, causa ou princípio; dedicação extrema; altruísmo.
RELIGIÃO
renúncia ascética à própria vontade em função de anseios místicos ou princípios religiosos.
ÉTICA
sacrifício voluntário dos próprios desejos, da própria vontade ou das tendências humanas naturais em nome de qualquer imperativo ético.
* * * * * *
2-67 Agosto 31, 1899 O confessor dá a obediência de rejeitar Jesus e não falar com Ele.
(1) Tendo dado ao confessor a obediência de que quando viesse Jesus devia dizer: “Não posso falar, afasta-te”. Eu o tomei como uma brincadeira, não como obediência formal, por isso quando veio Jesus, quase não levando em conta a ordem recebida, ousei dizer-lhe: “Meu bom Jesus, olhe um pouco o que quer fazer o pai”.
(2) E Ele disse-me: “Filha, abnegação”.
(3) E eu: “Mas Senhor, a coisa é séria: trata-se de não te querer! Como posso fazê-lo?” (4) E Ele, pela segunda vez: “Abnegação”.
(5) E eu: “Mas Senhor! Que dizes? Crês Tu que possa estar sem Ti?” (6) E Ele pela terceira vez: “Minha filha, abnegação”.
(7) E desapareceu. Quem pode dizer como fiquei ao ver que Jesus queria que me dispusesse à obediência?
::::::::::::::::::::::::
VOL.9.36 _ A morte é uma coisa grande, sublime; e isto acontece também para meus próprios filhos, em vida desprezados, pisoteados, aquelas mesmas virtudes que como luz deveriam brilhar entre aqueles que os rodeavam, ficam meio veladas, seus heroísmos no sofrer, seus abnegados, seu zelo pelas almas, lançam claridade e dúvidas nos presentes, e Eu mesmo permito estes véus para conservar com mais segurança a virtude de meus amados filhos. Mas mal morrem, estes véus não sendo mais necessários, Eu retiro-os e as dúvidas se fazem certezas, a luz se faz clara, e esta luz faz apreciar seu heroísmo, faz-se então apreço de tudo, mesmo das coisas mais pequenas, assim que o que não se pode fazer em vida, A morte o supre, e isto é para o que acontece aqui embaixo; e pelo que acontece lá em cima é propriamente surpreendente e invejável a todos os mortais”. Vol.9.36
::::::::::::::::::::::::::::
“Desta vez quero fazer eu mesmo o ofício de confessor, e tu me confessarás a Mim todas as tuas culpas, e no momento em que fizeres isto te farei compreender um por um as dores que deste ao meu coração ao me ofender, a fim de que compreendendo tu, por quanto pode uma criatura, o que é o pecado, tome a resolução de preferir morrer que me ofender. Enquanto tu entra no teu nada e recita o eu pecador”.
🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️
– Para que todo ódio e todas as incompreensões se tornassem facilmente suportáveis, bastar-me-ia o vosso amor, a vossa compreensão.
No entanto, vós não me compreendeis. E esta é a minha primeira tortura.
Uma tortura pesada! E como pesa! Mas não tendes culpa disso. Vós sois homens… Vós sentireis a dor de não me haverdes compreendido, quando já não puderdes fazer mais nada… Por isto, visto que ireis procurar reparar as vossas meras aparências de agora, as mesquinharias de agora, a vossa rudeza de agora, Eu vos perdôo e antecipadamente vos digo: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que estão fazendo nem a dor que me estão causando.”
João passa rápido, abraça os joelhos de seu Jesus aflito, e já está quase chorando enquanto murmura:
– Oh! Mestre meu!
O Zelotes, que continua com a cabeça de Jesus sobre o seu peito, inclina-se para beijá-la sobre os cabelos e diz:
– Contudo, nós te amamos muito! Mas pretenderíamos ver em Ti uma capacidade de te defenderes, de defender-nos e de triunfar. Ficamos aviltados ao te vermos como um homem sujeito aos ou-tros homens, às intempéries, às misérias, às maldades, às necessidades da vida. Somos estultos. Mas assim é. Para nós és o Rei, o Triunfador, Deus. Não conseguimos compreender a sublimi-dade da tua abnegação até tal ponto por amor de nós. É porque somente Tu sabes amar. Nós não sabemos… cap.360 Evangelho M Valtorta
🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️
– Então, escutai. Agora Eu vos abençoarei e me despedirei de vós. Vós vos espalhareis como sempre pela Palestina. E vos reunireis de novo aqui pela Páscoa. Não falteis naquela ocasião… e nesses meses fortalecei o vosso coração e o coração de quem crê em Mim. Sede sempre mais justos, desinteressados, pacientes. Sede sempre aquilo que Eu vos ensinei a ser.
Girai pelas cidades, povoados, casas solitárias. Não eviteis ninguém!
Suportai tudo. Não é ao vosso eu que vós servis, assim como Eu não sirvo ao eu de Jesus de Nazaré, mas sirvo ao meu Pai. Vós também servi ao vosso Pai. Por isso, os interesses dele, e não os vossos, é que devem ser sagrados para vós, ainda que possam causar dor ou lesão aos vossos interesses humanos. Tende espírito de abnegação e de obediência. Poderá acontecer que Eu vos chame, ou que vos mande ficar onde estais. Não fiqueis julgando a minha ordem. Seja ela qual for, obedecei, crendo firmemente que isso é bom, e mandado para o vosso bem. Não tenhais inveja, se uns forem chamados por Mim e outros, não. Vós vereis… Alguns se afastaram de Mim… e Eu sofri com isso. Eram aqueles que ainda queriam regular-se por suas cabeças. A soberba é a alavanca que faz capotar os espíritos e o ímã que os subtrai de Mim. Não amaldiçoeis aos que me deixaram. Rezai para que eles voltem… Os meus pastores estarão, dois a dois, nas imediações de Jerusalém. Isaque, por enquanto, vem comigo, junto com Marziam. Amai-vos muito uns aos outros. Ajudai-vos uns aos outros. Meus amigos, que o vosso espírito vos diga tudo o mais, e vo-lo digam os vossos anjos. Eu vos abençoo.
CAP495 Evangelho M Valtorta
🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️🏃🏼♀️
Dê seu testemunho sobre seu encontro com a Divina Vontade