6 de junho de 1943
4h30 da manhã
Jesus diz :
«Hoje quero falar-vos da «graça» . Você verá que isso influencia os outros tópicos, mesmo que não pense assim a princípio. Você está um pouco cansada, pobre Maria, mas escreva assim mesmo. Você precisará dessas lições para os dias de jejum quando eu, seu Mestre, não falar com você.
O que é graça? Você estudou e explicou isso muitas vezes. Mas quero explicá-lo à minha maneira em sua natureza e efeitos.
Graça é possuir a luz, força e sabedoria de Deus dentro de você, ou seja, possuir uma semelhança intelectual com Deus, o sinal inconfundível de sua filiação em Deus.
Sem a graça, vocês seriam simplesmente criaturas animais, chegaram a tal ponto de evolução a ponto de serem dotados de razão, de uma alma, mas uma alma ao nível da terra, capaz de se conduzir nas contingências da vida terrena, mas incapaz de ascensão nas pragas onde a vida do espírito é vivida. Pouco mais que brutos, portanto, que se regulam apenas por instinto e, na verdade, muitas vezes superam você com sua maneira de se comportar.
A graça é, portanto, um dom sublime, o maior dom que Deus, meu Pai, poderia dar a vocês.E ele dá a você gratuitamente porque seu amor paternal por você é infinito como ele próprio é infinito. Significar todos os atributos da graça significaria escrever uma longa lista de adjetivos e substantivos, e eles ainda não explicariam perfeitamente o que é esse dom.
Apenas lembre-se disto: graça é possuir o Pai, viver no Pai; graça é possuir o Filho, gozar dos méritos infinitos do Filho; graça é possuir o Espírito Santo, desfrutar de seus sete dons. Em suma, graça é possuir-nos, o Deus Uno e Trino, e ter ao redor de sua pessoa mortal as hostes de anjos que nos adoram em você.
Uma alma que perde a graça perde tudo. Para ela o Pai a criou em vão, para ela o Filho a redimiu em vão, para ela o Espírito Santo a infundiu com seus dons em vão, os Sacramentos são em vão para ela. Ela está morta. Um galho pútrido que, sob a ação corrosiva do pecado, se desprende e cai da árvore vital e acaba se corrompendo na lama. Se uma alma soubesse conservar-se tal como é depois do Baptismo e da Confirmação, isto é, quando é literalmente embebida pela graça, essa alma seria ligeiramente inferior a Deus.E isto diz-vos tudo.
Quando você lê os prodígios dos meus santos, você fica maravilhado. Mas, minha querida, não há nada para se surpreender. Meus santos eram criaturas que possuíam graça, eram deuses, portanto, porque a graça te deifica. Eu não disse isso [33]Eu no meu Evangelho que o meu fará as mesmas maravilhas que eu faço? Mas para ser meu é preciso viver da minha Vida, ou seja, da vida da graça.
Se vocês quisessem, todos poderiam ser capazes de maravilhas, ou seja, de santidade. Na verdade, eu gostaria que você fosse, porque então isso significaria que meu Sacrifício foi coroado de vitória e que eu realmente o salvei do império do Maligno, relegando-o ao seu Inferno, batendo uma pedra imóvel em sua boca e colocando em é o trono de minha Mãe, que foi a única que manteve o calcanhar no dragão [34] , impotente para feri-la.
Nem todas as almas na graça possuem graça na mesma medida. Não porque Nós o infundimos em diferentes graus, mas porque você sabe preservá-lo em si mesmo de diferentes maneiras. O pecado mortal destrói a graça, o pecado venial a desmorona, as imperfeições a anulam. Há almas, não de todo más, que definham numa etísia espiritual porque, com a sua inércia, que as leva a fazer imperfeições contínuas, afinam cada vez mais a graça, tornando-a um fio muito tênue, uma flaminha agonizante. Embora devesse ser um fogo, um fogo vivo, belo e purificador. O mundo desmorona porque a graça desmorona em quase todas as almas e em outras línguas.
A graça dá frutos diferentes, conforme esteja mais ou menos viva em seu coração. Uma terra é mais fértil quanto mais rica em elementos e beneficiada pelo sol, pela água e pelas correntes de ar. Há terras estéreis e magras que são inutilmente borrifadas pela água, aquecidas pelo sol, sopradas pelos ventos. O mesmo é verdade para as almas. Há almas que, a cada estudo, se carregam de elementos vitais e por isso conseguem gozar cem por cento dos efeitos da graça.
Os elementos vitais são: viver segundo a minha Lei, casto, misericordioso, humilde, amando a Deus e ao próximo; live de oração “viva”. Então a graça cresce, floresce, cria raízes profundas e se eleva em uma árvore de vida eterna. Então o Espírito Santo, como um sol, inunda com seus sete raios, com seus sete dons; então eu, Filho, te penetro com a divina chuva de meu Sangue; então o Pai olha para você com prazer vendo sua semelhança em você; então Maria vos acaricia, apertando-vos no seio que Ela me carregou como seus filhinhos menores, mas queridos, queridos ao seu Coração; então os nove coros angélicos coroam tua alma, templo de Deus, e cantam o sublime “Glória”; então sua morte é Vida e sua Vida é bem-aventurança em meu Reino.”
Dê seu testemunho sobre seu encontro com a Divina Vontade