15 de junho de 1943
Entre o pensamento: “Vou me tornar um santo” e o pensamento: “É impossível para mim me tornar um santo”, o mais perigoso e mais contrário a Mim é o segundo. O primeiro não é um ato de orgulho se for corroborado por todos os esforços da vontade para alcançar a santidade.
Eu disse:[62] «Sede perfeitos como meu Pai». Ao dizer isto, não vos fiz uma simples exortação, mas dei-vos um doce mandamento, dando-vos a medida da perfeição: a de Deus, o Mais Perfeito. Porque eu queria que você fosse perfeito para tê-lo ao meu redor para sempre.
A alma deve, portanto, tender para a santidade, dizer a si mesma: “Quero me tornar santa” sem vacilar, sem frouxidão. Você reconhece que é fraco? Mas eu sei mais do que vocês que são fracos, e mesmo assim lhes disse: “Sejam perfeitos”, porque sei que se vocês quiserem, com a minha ajuda, vocês podem ser perfeitos, ou seja, santos.
O maligno não quer isso. Ele sabe bem, porque é muito inteligente, que quando uma alma deu o primeiro passo no caminho da santidade, provou o primeiro bocado de santidade, cujo sabor é inefável, sente saudade da santidade e se perde nela. Em seguida, crie pensamentos de falsa modéstia e desconfiança.
“Não é possível que eu mereça o Céu. Por melhor que Deus seja, é possível que Ele possa me perdoar, ajudar? É possível que eu, mesmo com a ajuda dele, possa agradá-lo? Eu não sirvo para nada.”
Ou assobiar suas insinuações. “Mas você acha que pode se tornar um santo? O que você sente, o que você ouve, o que você vê são ilusões de uma mente doente. É o seu orgulho que o faz pensar neles. Você é santo? Mas você não se lembra disso… disso… disso? E você não se lembra do que Cristo disse? Pensando assim, você comete um novo pecado, o meu [63] . Você pensa que é semelhante a Deus…”.
Deixe-o assobiar. Não merece resposta. O que você sente é de Deus, o que você pensa é meu desejo que te afeta. Portanto, é uma coisa sagrada. Já disse qual é o meu signo. É paz. Quando você sente paz dentro de você é sinal de que o que você sente, ouve, vê, pensa é coisa de Deus. Continue sem hesitar. Eu estou contigo. Quando nosso
inimigotente se aborrecer demais, diga: “Ave Maria, Mãe de Jesus, eu me confio a você”. O diabo tem ainda mais nojo do nome de Maria do que do meu nome e da minha cruz. Ele não consegue, mas tenta me prejudicar em meus fiéis de mil maneiras. Mas o mero eco do nome de Maria o coloca em fuga. Se o mundo soubesse como chamar Maria, seria seguro.
Então, invocar nossos dois Nomes juntos é uma coisa poderosa para quebrar todas as armas que Satanás lança contra um coração que é meu. Por si mesmas, as almas são todas nadas, fraquezas. Mas a alma em graça não está mais sozinha. É com Deus , por
isso, quando o outro te perturbar com reflexos de falsa modéstia ou medo, você deve sempre pensar: “Não sou eu que me acho santo, mas é Jesus quem quer que eu seja. somos nós :Jesus e eu, Deus e eu, que queremos que isso aconteça para sua glória”.
Não disse eu talvez [64] Eu: “Quando dois estiverem reunidos para orar, o Pai lhes concederá o pedido”? Mas o que acontecerá quando um dos dois for o próprio Jesus? Então o Pai dará a graça pedida em medida plena, abalada e abundante. Pois o Filho é poderoso sobre o Pai e todas as coisas são feitas em nome do Filho”.
Dê seu testemunho sobre seu encontro com a Divina Vontade