RACIONALISMO E A MORTE DO MISTÉRIO
Quando alguém se aproxima de uma névoa à distância, pode parecer que você entrará em uma névoa espessa. Mas quando você “chega lá” e depois olha para trás, de repente percebe que esteve nisso o tempo todo. A névoa está em toda parte.
O mesmo acontece com o espírito do racionalismo – uma mentalidade em nossos dias que paira como uma névoa penetrante. O racionalismo sustenta que somente a razão e o conhecimento devem guiar nossas ações e opiniões, em oposição ao intangível ou à emoção e, principalmente, às crenças religiosas. O racionalismo é um produto do chamado período do Iluminismo, quando o “pai da mentira” começou a semear um ” ismo ” após o outro ao longo de quatro séculos – deísmo, cientificismo, darwinismo, marxismo, comunismo, feminismo radical, relativismo, etc. – levando-nos a esta hora, onde o ateísmo e o individualismo suplantaram a Deus no reino secular.
Mas mesmo na Igreja, as raízes tóxicas do racionalismo se firmaram. As últimas cinco décadas, em particular, viram essa mentalidade romper na borda do mistério, trazendo todas as coisas milagrosas, sobrenaturais e transcendentes sob uma luz duvidosa. O fruto venenoso dessa árvore enganosa infectou muitos pastores, teólogos e, eventualmente, leigos, na medida em que a própria liturgia foi drenada de sinais e símbolos que apontavam para o além. Em alguns lugares, as paredes da igreja eram literalmente caiadas de branco, estátuas quebradas, velas apagadas, incenso apagado e ícones, cruzes e relíquias fechadas.
Pior, muito pior, tem sido a neutralização da fé genuína em vastas porções da Igreja, de modo que, hoje em dia, qualquer pessoa que mostre algum tipo de verdadeiro zelo ou paixão por Cristo em suas paróquias, que se destaca do status quo, é freqüentemente jogado como suspeito (se não jogado na escuridão). Em alguns lugares, nossas paróquias passaram dos Atos dos Apóstolos à Estagnação dos Apóstatas – somos flácidos, mornos e desprovidos de mistério … uma fé fraca.
Ó Deus, salve-nos de nós mesmos! Livrai-nos do espírito do racionalismo!
SEMINÁRIOS … OU LABORATÓRIOS?
Os padres me contaram como mais de um seminarista teve sua fé naufragada no seminário, onde mais frequentemente as Escrituras são dissecadas como um rato de laboratório, drenando a força vital da Palavra Viva como se fosse um mero livro. A espiritualidade dos santos foi descartada como meandros emocionais; Os milagres de Cristo como contos de fadas; devoção a Maria como superstição; e os carismas do Espírito Santo como fundamentalismo.
Assim, hoje, existem alguns bispos que desaprovam alguém no ministério sem um Mestre da Divindade, padres que se recusam a qualquer coisa mística e leigos que zombam do evangélico. Tornamo-nos, especialmente no Ocidente, como aquele grupo de discípulos que repreende as crianças pequenas quando tentam tocar em Jesus. Mas o Senhor tinha algo a dizer sobre isso:
Que as crianças venham a mim e não as impeçam; pois o reino de Deus pertence a essas. Em verdade vos digo que quem não aceita o reino de Deus como uma criança, não entra nele. (Lucas 18: 16-17)
Hoje, os mistérios do Reino estão sendo revelados, não tanto para os estudiosos mergulhados no orgulho intelectual, mas para os pequenos que fazem teologia de joelhos. Vejo e ouço Deus falando em comerciantes, donas de casa, jovens adultos e padres e freiras calmos com uma Bíblia em uma mão e rosários na outra.
Estamos tão imersos no nevoeiro do racionalismo que não podemos mais ver o horizonte da realidade nesta geração. Parecemos incapazes de receber os dons sobrenaturais de Deus, como naquelas almas que recebem estigmas, visões, locuções ou aparições. Nós os percebemos, não como possíveis sinais e comunicações do Céu, mas como interrupções inconvenientes em nossos ordenados programas pastorais. E parece que consideramos os carismas do Espírito Santo, menos como um meio de edificar a Igreja, e mais ainda como manifestações de instabilidade mental.
Ó Deus, salve-nos de nós mesmos! Livrai-nos do espírito do racionalismo!
Alguns exemplos vêm à mente…
RACIONALISMO NESTA HORA
Medjugorje
Objetivamente, temos neste único local de aparições uma das maiores fontes de conversão na Igreja desde o Pentecostes; centenas de milagres documentados, milhares de vocações sacerdotais e inúmeros ministérios em todo o mundo que são o resultado direto de Nossa Senhora e suas aparições e sinais acontecendo lá. Recentemente, tornou-se público que uma Comissão do Vaticano parece ter aceitado as aparições, pelo menos em seus estágios iniciais. E, no entanto, muitos continuam a descartar esse presente e graça óbvios como uma “obra do diabo”. Se Jesus disse que você conhecerá uma árvore por seus frutos, Não consigo pensar em uma afirmação mais irracional. Como Martin Luther King, também parecemos ignorar as Escrituras que não se encaixam em nossa visão de mundo teológica “racional” – apesar das evidências.
Essas frutas são tangíveis, evidentes. E em nossa diocese e em muitos outros lugares, observo graças de conversão, graças a uma vida de fé sobrenatural, de vocações, de curas, de uma redescoberta dos sacramentos, de confissão. Todas estas são coisas que não enganam. É por isso que só posso dizer que são esses frutos que me permitem, como bispo, julgar moralmente. E se, como Jesus disse, devemos julgar a árvore por seus frutos, sou obrigado a dizer que a árvore é boa. – Cardeal Schönborn, Medjugorje Gebetsakion , nº 50; Stella Maris , # 343, pp. 19, 20
Alguém me escreveu hoje dizendo: “Nenhuma aparição verdadeira aconteceria todos os dias por quase 40 anos. Além disso, as mensagens são esquisitas, nada profundas. Isso me parece o auge do racionalismo religioso – o mesmo tipo de orgulho que Faraó possuía ao racionalizar os milagres de Moisés; as mesmas dúvidas que rejeitaram a ressurreição; o mesmo raciocínio equivocado que levou muitos que testemunharam os milagres de Jesus a declarar:
Onde esse homem conseguiu tudo isso? Que tipo de sabedoria lhe foi dada? Que obras poderosas são realizadas por suas mãos! Ele não é o carpinteiro, o filho de Maria, e o irmão de Tiago, Josés, Judas e Simão? … Portanto, ele não foi capaz de realizar nenhuma ação poderosa lá. (Mateus 6: 2-5)
Sim, Deus tem dificuldade em realizar grandes feitos em corações que não são infantis.
E depois há Pe. Don Calloway. O filho de um militar, ele era viciado em drogas e rebelde, saiu do Japão acorrentado por todos os problemas que estava causando. Um dia, ele pegou um livro daquelas mensagens “escamosas e não-profundas” de Medjugorje, chamado A Rainha da Paz Visita Medjugorje . Ao lê-los naquela noite, foi surpreendido por algo que nunca havia experimentado antes.
Embora estivesse desesperado com minha vida, ao ler o livro, senti como se meu coração estivesse derretendo. Eu me apeguei a cada palavra como se estivesse transmitindo vida diretamente para mim … Eu nunca ouvi algo tão incrível, convincente e tão necessário em minha vida. – Testemunho, do Ministério Valores
Na manhã seguinte, ele correu para a missa e recebeu infundir compreensão e fé no que estava vendo acontecer durante a Consagração. Mais tarde naquele dia, ele começou a orar e, ao fazê-lo, uma vida inteira de lágrimas derramou dele. Ele ouviu a voz de Nossa Senhora e teve uma profunda experiência do que chamou de “puro amor materno”. Com isso, ele se afastou de sua antiga vida, literalmente enchendo 30 sacos de lixo cheios de pornografia e música heavy metal. Até sua aparência física mudou de repente. Ele entrou no sacerdócio e na Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria. Seus livros mais recentes são poderosos apelos ao exército de Nossa Senhora para derrotar Satanás, como os Campeões do Rosário .
Se Medjugorje é um engano, o diabo não sabe o que está fazendo.
Se Satanás expulsa Satanás, ele está dividido contra si mesmo; como, então, seu reino permanecerá? (Mateus 12:26)
É preciso questionar: se apenas as primeiras aparições são consideradas autênticas, e os últimos 32 anos? É a vasta colheita de conversões, vocações e curas; os contínuos milagres, sinais e maravilhas no céu e nas colinas … o resultado de seis videntes que realmente encontraram Nossa Senhora … mas que agora estão enganando a Igreja – e ainda produzindo os mesmos frutos? Bem, se é um engano, vamos orar para que o diabo continue a prolongá-lo, se não levar para todas as paróquias católicas do mundo.
Muitos não podem acreditar que Nossa Senhora continuaria a dar mensagens mensais ou a aparecer … mas quando olho para o estado do mundo e o cisma que se desenrola na Igreja, não posso acreditar que ela não o faria . Que mãe abandonaria seu bebê quando ele brinca na beira de um penhasco?
Ó Deus, salve-nos de nós mesmos! Livrai-nos do espírito do racionalismo!
A Renovação
A seguir, a demissão continuada da Renovação Carismática. Este é um movimento do Espírito Santo explicitamente adotado pelos últimos quatro papas. No entanto, continuamos a ouvir padres – bons sacerdotes por direito próprio – falando em ignorância contra esse movimento, como se também fosse uma obra do diabo. A ironia é que esses “guardiões da ortodoxia” estão contradizendo diretamente os vigários de Cristo.
Como essa ‘renovação espiritual’ não poderia ser uma chance para a Igreja e o mundo? E como, nesse caso, não é possível tomar todos os meios para garantir que continue assim …? – PAPA PAULO VI, Conferência Internacional sobre a Renovação Carismática Católica, 19 de maio de 1975 , Roma, Itália, www.ewtn.com
Estou convencido de que esse movimento é um componente muito importante na renovação total da Igreja, nesta renovação espiritual da Igreja . – POPE JOÃO PAULO II, audiência especial com o cardeal Suenens e os membros do Conselho do Escritório Internacional de Renovação Carismática, 11 de dezembro de 1979, http://www.archdpdx.org/ccr/popes.html
O surgimento da renovação após o Concílio Vaticano II foi um dom particular do Espírito Santo para a Igreja. No final deste segundo milênio, a Igreja precisa mais do que nunca dedicar confiança e esperança ao Espírito Santo … – JOÃO PAULO II, Discurso ao Conselho do Escritório Internacional de Renovação Carismática Católica, 14 de maio de 1992
Em um discurso que não deixa ambiguidade sobre se a Renovação deve ou não ter um papel entre toda a Igreja, o falecido papa disse:
Os aspectos institucionais e carismáticos são co-essenciais à constituição da Igreja. Eles contribuem, embora de maneira diferente, para a vida, renovação e santificação do povo de Deus . – Discurso ao Congresso Mundial de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, www.vatican.va
E ainda cardeal, o papa Bento 16 disse:
Os movimentos – Comunhão e Libertação, Focolares, Oficinas de Oração e a Renovação Carismática. Eu acho que isso é um sinal da primavera e da presença do Espírito Santo. Cardeal Ratzinger (Papa Bento XVI), Entrevista com Raymond Arroyo, EWTN, O mundo acabou , 5 de setembro de 2003
Mais uma vez, porém, a mente super-racional de nossos dias rejeitou os carismas do Espírito Santo porque eles podem ser, francamente, confusos – mesmo que sejam mencionados no Catecismo.
Qualquer que seja seu caráter – às vezes é extraordinário, como o dom de milagres ou de línguas – os carismas são orientados para a graça santificadora e são destinados ao bem comum da Igreja. – Catecismo da Igreja Católica, n. 2003
No entanto, aqueles racionalistas que encontram as manifestações do Espírito (e freqüentemente as emoções que elas evocam) frequentemente as descartam como fruto de hype, instabilidade … ou embriaguez.
E todos estavam cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas diferentes, conforme o Espírito lhes permitia proclamar … Todos ficaram espantados e confusos, e disseram um ao outro: “O que isso significa?” Mas outros disseram, zombando: “Eles tiveram muito vinho novo”. (Atos 2: 4, 12)
Não há dúvida de que certas pessoas no movimento carismático causaram grandes danos através de zelo não guiado, rejeição da autoridade eclesial ou orgulho. Mas também no outro extremo do espectro, no movimento de volta ao Rito Latino da Missa, também encontrei homens com zelo não guiado que rejeitaram a autoridade papal e o fizeram por orgulho. Mas, em nenhum dos casos, um punhado de indivíduos deve fazer com que rejeitemos completamente todo um movimento popular de louvor ou piedade. Se você teve uma má experiência com a Renovação – ou com o chamado “tradicionalista” – a resposta correta é perdoar, olhar além da fraqueza humana e continuar a buscar as fontes de graça que Deus deseja nos dar através de uma multidão de meios, que sim, inclui os carismas do Espírito Santo e a beleza da Missa Latina.
Mas um último ponto, que a própria Escritura faz. Jesus disse que o Pai “ não raciona seu dom do Espírito. ” E então lemos isso nos Atos dos Apóstolos:
Enquanto oravam, o lugar onde estavam reunidos tremeu, e todos foram cheios do Espírito Santo e continuaram a falar a palavra de Deus com ousadia. (Atos 4:31)
O que você acabou de ler não foi o Pentecostes – isso foi dois capítulos antes. O que vemos aqui é que Deus não raciona Seu Espírito; os apóstolos e nós podemos ser preenchidos repetidamente. Esse é o objetivo do movimento Renovação Carismática.
Ó Deus, salve-nos de nós mesmos! Livrai-nos do espírito do racionalismo!
Unidade Cristã
Jesus orou e desejou que os cristãos em todos os lugares se unissem como um rebanho. Este, disse o Papa Leão XIII, tem sido, portanto, o objetivo do papado:
Durante um longo pontificado, tentamos e persistentemente realizamos dois objetivos principais: em primeiro lugar, a restauração, tanto em governantes quanto em povos, dos princípios da vida cristã na sociedade civil e doméstica, uma vez que não há vida verdadeira para homens, exceto de Cristo; e, em segundo lugar, promover a reunião daqueles que se afastaram da Igreja Católica por heresia ou cisma, uma vez que é sem dúvida a vontade de Cristo que todos se unam em um rebanho sob o mesmo pastor . – Divinum Illud Munus , n. 10
No entanto, mais uma vez, os racionalistas religiosos de nossos tempos, por estarem freqüentemente fechados à atividade sobrenatural de Deus, não podem ver o Senhor trabalhando fora dos limites da Igreja Católica.
… muitos elementos de santificação e de verdade ”são encontrados fora dos limites visíveis da Igreja Católica:“ a Palavra escrita de Deus; a vida da graça; fé, esperança e caridade, com os outros dons interiores do Espírito Santo, além de elementos visíveis ”. O Espírito de Cristo usa essas igrejas e comunidades eclesiais como meio de salvação, cujo poder deriva da plenitude da graça e da verdade que Cristo confiou à Igreja Católica. Todas essas bênçãos vêm de Cristo e levam a ele, e são por si mesmas chamadas à “unidade católica”. – Catecismo da Igreja Católica, n. 818
Eu acho que muitos vão ficar chocados um dia quando virem “aqueles pentecostais” dançando ao redor do Tabernáculo, como Davi fez na Arca. Ou ex-muçulmanos profetizando nos bancos. Ou os ortodoxos balançando nossos censores. Sim, um “novo Pentecostes” está chegando e, quando acontecer, deixará os racionalistas sentados em uma poça de silêncio intelectual, na esteira do sobrenatural. Aqui, não estou sugerindo outro “ismo” – sincretismo -, mas a verdadeira unidade do corpo de Cristo que será uma obra do Espírito Santo.
A Igreja Católica, que é o reino de Cristo na Terra, [está] destinada a se espalhar entre todos os homens e todas as nações … – POPE PIO XI, Quas Primas , Encyclical, n. 12, 11 de dezembro de 1925; cf. Mateus 24:14
Jesus não apenas nos enviou o “Espírito da verdade” – como se a missão da Igreja tivesse sido reduzida a um exercício intelectual de guardar o depósito da fé. De fato, aqueles que desejam limitar o Espírito a um “doador de regras” freqüentemente neutralizam a unção que o Senhor tentou conceder à Igreja e ao mundo. Não, Ele também nos envia o Espírito de “ poder ”, que transforma, cria e renova em toda a Sua maravilhosa imprevisibilidade.
Existe apenas uma Igreja santa, católica e apostólica. Mas Deus é muito maior que a Igreja, trabalhando mesmo fora dela, a fim de atrair todas as coisas para Si.
Então S. João disse em resposta: “Mestre, vimos alguém expulsando demônios em seu nome e tentamos evitá-lo porque ele não segue nossa empresa”. Jesus disse-lhe: “Não o impeça, porque quem não é contra você é por você.” (João 9: 49-50)
Vamos orar, então, para que nenhum de nós, por ignorância ou orgulho espiritual, se torne um obstáculo à graça, mesmo que não entendamos completamente seu funcionamento. Mantenha-se unido ao Papa, apesar de seus defeitos ou falhas; permanecer fiel a todos os ensinamentos da Igreja; fique perto de Nossa Mãe Santíssima; e orar, orar, orar . Acima de tudo, tenha uma fé invencível e confiança em Jesus. Dessa forma, você e eu podemos diminuir, para que Ele, a luz do mundo, cresça em nós, dissipando a névoa da dúvida e do raciocínio mundano que tantas vezes permeia essa geração espiritualmente empobrecida … e destrói o Mistério.
Ó Deus, salve-nos de nós mesmos! Livrai-nos do espírito do racionalismo!
E agora chegou o Movimento Mariano, que traz um Grande Derramamento da Chama de Amor sobre os corações, e antecede a Entrada das almas para conhecer o Dom da Divina Vontade, ensinada por Jesus a Luisa Piccarreta, como o Grande Retorno do Homem à Ordem e ao Propósito criado por Deus, em seus escritos, o que dirão?
Ó Deus, salve-nos de nós mesmos! Livrai-nos do espírito do racionalismo!
Fonte: https://www.markmallett.com/blog/rationalism-and-the-death-of-mystery/
Dê seu testemunho sobre seu encontro com a Divina Vontade