Purgatório (BAIXE OS PDFs dessa Mística no Link: Baixe agora )
Origem desses pdfs: https://tesoroscatolicos.wordpress.com/2023/07/12/pdf-muerte-y-purgatorio-de-fulla-horak/
Site que usamos para traduzir pdfs em outras linguas para o português preservando o layout https://www.onlinedoctranslator.com/pt/
Sobre a Morte
Morte, no momento em que a Alma se separa do corpo, o homem, mesmo que esteja inconsciente, mesmo que a morte seja instantânea, ou durante um sonho, tem consciência da própria morte numa fração de segundo.
E mesmo que esteja preparado para a morte, mesmo que a queira e não a tema antes, naquele momento decisivo, sente um horror incomparável.
Imediatamente após a morte, a Alma comparece perante o supremo tribunal de justiça, porque a até então inesgotável Misericórdia Divina chegou ao fim.
Quem atravessa a fronteira da vida enfrenta a sua justiça, nu e à espera de um veredicto justo. Até o momento do sepultamento, a Alma não sai da terra.
Estes são os últimos momentos antes de receber a punição ou recompensa, quando ainda é permitido circular de forma invisível entre as pessoas.
Pelas palavras “até o momento do sepultamento” entende-se o período de tempo que, segundo o rito ou costume, deve separar a morte do sepultamento do corpo.
Se um católico, por exemplo, por alguma circunstância trágica, não fosse sepultado no terceiro dia após a morte, sua Alma, após esse período, partiria da terra de qualquer maneira.
Para uma Alma condenada ao Purgatório, a família e os parentes não têm a menor importância, desde que deles não se possa esperar ajuda.
E a única forma desta ajuda e prova de amor ou amizade, que ele então quer e espera das pessoas, é a oração.
Um sofrimento indescritível é causado na Alma por não poder dizer às pessoas que suas lágrimas e tristezas não lhes trazem nenhum alívio ou benefício, que apenas atrapalham esta passagem, tão terrível em sua gravidade, e que seus sofrimentos humanos não são nada comparados, com os tormentos a que o gastam, por assim dizer, negando-lhe o único apoio, as orações e as boas obras.
Se as pessoas soubessem, se pensassem nisso, se tentassem, sentir o desespero e o desamparo de tal Alma.
Estar ao lado dos seus entes queridos, implorar-lhes ajuda, tocar a consciência do seu coração, saber que estes últimos momentos de comunicação com o mundo serão irremediavelmente quebrados, querer gritar quando partirem, que precisam de ajuda.
E muitas vezes vemos seus entes queridos entregando-se egoisticamente à própria dor, curvando-se sobre um corpo vazio do qual foi retirado o único significado.
Portanto, se uma Alma perde a esperança de despertar pensamentos de oração nas pessoas mais próximas, ela procura freneticamente, mesmo entre estranhos, alguém que não a rejeite, e quando o encontra, quão grato fica por isso, vendo sua ajuda.
E ele se esforça para encorajá-la nesta intenção, permanecendo ao seu lado até o último momento, sem retornar aos seus entes queridos que a decepcionaram, entristeceram e demonstraram plenamente o egoísmo dos sentimentos terrenos.
Normalmente a Alma fica exposta a terríveis tristezas e sofrimentos durante o funeral, estes são os momentos mais importantes da sua ligação com o mundo.
E o que você costuma ver? A família chora pelo próprio desespero, e parentes e conhecidos seguem o carro funerário com mais ou menos indiferença, apenas pensando nisso como se quisessem se separar um pouco da procissão e fugir no quarteirão seguinte.
Outros, tendo discutido todos os acidentes que acompanham uma determinada morte, passam a temas gerais, caso contrário temem maliciosamente o falecido e sua família.
Aqui ninguém pensa em oração, ninguém quer o silêncio ou simplesmente ir ao cemitério, para se sacrificar conscientemente por aquela Alma que circula entre eles desesperada, aterrorizada.
Ninguém percebe que ela sabe, ouve e sente tudo, e que sofre tanto quanto uma Alma pode sofrer.
No momento do sepultamento do corpo, todo contato da Alma com a terra cessa momentaneamente, e a Alma segue para o local indicado pela sentença, de onde terá início sua recompensa ou penitência.
Desde o primeiro momento de separação do corpo, a Alma tem uma compreensão devastadora ou estimulante da imensidão e do poder do mundo em que entrou, em oposição à miséria e à pequenez de tudo o que deixou para trás.
Ela também experimenta de repente um lampejo, eis que o que até agora a mente humana considerava real, existente, não existe de forma alguma, e tudo o que ela chamou principalmente de não real e imaginário é a única verdade, imutável e eterna.
Como seu julgamento não é mais obscurecido por nada, ele percebe com precisão assustadora o que merece.
Aqui reina invariavelmente a verdade mais perfeita, aquilo que na terra tantas vezes pareceu tão incômodo, tão distante, tão difícil para um homem.
Como é simples agora, quando não há saída, quando é impossível desviar o olhar de propósito, como acontecia durante a vida.
A Alma condenada à purificação, antes de entrar no primeiro círculo do Purgatório, tem consciência de toda a forma da sua vida, da duração do castigo que a espera e da qualidade da recompensa eterna, conhece todo o tempo desde a morte até o funerária, que terá que espionar todas as falhas, e terá que reparar todas as negligências.
Quão feliz você está por poder fazer isso? Você sabe como é desproporcionalmente leve até mesmo a vida mais longa e dolorosa, em comparação com até mesmo um momento passado no Purgatório.
Com que alegria voltaria à terra, à miséria, às doenças, às humilhações, e se agora pudesse suportá-las, de forma útil. Na terra você pode merecer Deus a cada momento, pode ganhar sua graça e perdão.
Você não pode fazer nada sozinho aqui. A Alma se coloca diante da verdade e tem a mais profunda compreensão de que o que a espera é justa consequência dos pecados e da sua própria negligência, e também considera o fato de poder sofrer como uma graça, como prova da bondade incompreensível de Deus.
Com um olhar abrangente, você já pode perceber sua negligência, deficiências, descaso e não aproveitamento de seu bom potencial.
Além disso, ele vê claramente o benefício que poderia ter sido obtido ao usá-los.
Pense em como um homem ficaria atormentado se vendesse um bilhete de loteria por uma ninharia e depois ganhasse o jackpot.
A Alma sofre da mesma forma, só que o dano que causou a si mesma é muito mais grave e terrível.
Privando-se voluntariamente do único jackpot com o qual as pessoas deveriam se preocupar.
Ele também vê que cada menor movimento do coração em direção ao bem, captado pela boa vontade, não foi esquecido.
Toda boa obra, mesmo a menor superação de uma natureza corrupta para Deus, todo pensamento de sua mente para com Ele foi contado para ela, deduzido da dívida e reservado para seu benefício.
A Alma retém todos os sentimentos espirituais após a morte. Não há sentidos ou corpo que possam sentir dor física.
No entanto, ela fica com sofrimento moral.
Da sensibilidade e amplitude desses sentimentos o homem não consegue formar a menor ideia.
No momento da morte, no momento em que os olhos do corpo se fecham para sempre, abrem-se para sempre os olhos da Alma, que nunca deixará de ver por toda a eternidade.
Não importa o que aconteça. Se tal olhar causa grande alegria ou sofrimento.
Um homem poderia passar a vida inteira sem pensar nos assuntos da Alma, e isso aparentemente não fazia diferença nos seus assuntos mundanos.
Após a morte, não há outros assuntos além dos do espírito. E assim como o corpo adoecia pela menor falha no sistema, o mesmo acontecia com a Alma, que após a morte, sofre com a menor linha que deveria ter seguido de acordo com o plano de Deus.
Ele também admira a justiça de Deus, com cada pensamento, com cada movimento de sentimento, e mesmo com os sofrimentos mais severos, não se rebela contra seus julgamentos.
Portanto, se o caminho lhe fosse repentinamente esclarecido antes do tempo para todas as alegrias celestiais, ela mesma não iria para lá, sentindo-se indigna, nem preparada.
Um homem pobre, sem instrução, mal vestido e incapaz de se comportar, não entraria voluntariamente em um baile na quadra. Mesmo que passe despercebido, eu não poderia participar.
A Alma se sentiria igualmente mal se, antes da purificação e da maturidade, entrasse na bem aventurança eterna.
Ela simplesmente não conseguia viver isso. Não há engano do outro lado. Ninguém pode ou quer parecer diferente do que é.
Ele não pode e não quer disfarçar nada com engano ou formalidade. Não há considerações. Existe apenas o que é.
Cada Alma vê claramente o grau de sua perfeição, e o vê à luz da verdade, que não pode ser confundida ou adiada, ou evitada, ou enganada. Esta verdade é. E não apenas está lá, mas não há mais nada.
Sobre a Escritora:
Estefânia (Fulla) HORAK
Fulla Horak nasceu em 1909 em Tarnopol (Polônia). Apesar de ter sido criada na fé católica, abandonou a Igreja, mas estava sempre em busca da verdade. Finalmente, depois de muitos anos de luta espiritual, ela encontrou Deus e Lhe confiou a sua vida. Depois, a Fulla, foi um verdadeiro suporte para muitas pessoas, mostrando-lhes o objetivo mais importante – o Céu.
Quando tinha apenas dez anos, seus três irmãos morreram nos campos de batalha da guerra. A sua família sofria muito, sendo obrigada a constantes mudanças de habitação. Estefânia, conhecida como Stefula, ou Fulla, em abreviação, fala disso numa das cartas a madre Helena, da congregação Sacré Coeur: “Ninguém nunca teve uma infância mais triste do que eu. Quando penso ao longo dos anos, parece-me que sou uma criatura que, estremecendo de frio, se retira para o canto mais afastado da jaula, para não enxergar a feiura do mundo. Mas, ninguém fez nada de errado comigo, apenas o cinza brutal da vida cotidiana cresceu e cresceu ao meu redor, e muitas vezes desejei ter nascido cega e surda”.
Estudou filosofia e, depois, trabalhou como professora de música. Não conseguia ser feliz, porque tinha no seu íntimo uns desejos implícitos, umas dúvidas e anseios: “A minha alma gostaria de tomar algumas pílulas para dormir e sentir logo a sua ação misericordiosa. Por que viver, então? Para que eu existo? ” – escreveu.
A formação filosófica e a mente interrogativa de Fulla a fizeram procurar respostas para diversas perguntas sobre Deus e sobre a fé, que a perseguiam. Em resultado, as indagações levaram Fulla a rejeitar religiosidade superficial e tradicional, mas não a Deus, como afirma o seu sobrinho, pe. Tomasz Horak, a “Este outro Deus”, que ela desejou com todo o seu ser. Evidenciam isso as anotações de Fulla: “Não acredito em nada que as pessoas acreditam. Não entendo como elas acreditam. Acho que, se Deus existe, Ele é muito maior de qualquer coisa que se possa dizer sobre Ele”. Em outra passagem: “A Senhora sabe que, se Deus viesse a mim, eu O aceitaria com franqueza e deixaria que Ele me preenchesse? Se eu O sentisse, meu coração se aliviaria, o peso que o amassa se escoaria, e eu encontraria coisas indizíveis… Gostaria de acreditar em Deus… Que brinquedo cruel inventou Aquele que nos criou!… Sobretudo essa nostalgia ardente pela incompreensível mas, indubitável – Eternidade”. Talvez estas palavras sejam as mais comoventes: “Deus! Como eu Te odeio por não estares aqui!”
O ultimato da Mãe de Deus
Então, como é possível que uma ateia se tornou mística? Tudo começou em Częstochowa (Santuário de Nossa Senhora), onde Estefânia decidiu buscar a luz: “Se as pessoas obtêm graças relacionados com a saúde ou questões materiais, duma imagem pintada, porque eu não haveria tentar ali, obter uma luz para a alma? Mesmo sendo uma incrédula, decidi esgotar todas as meios recomendados, para não ter nada pelo que me censurar e, obter para mim mesma a prova da minha melhor vontade. Nem as fanfarras que acompanham a apresentação da Imagem, nem a multidão orante, nem o Rosto Moreno acima do altar me impressionaram de leve. Os donativos (votos) pareciam-me uma decoração propagandista, de mau gosto, e o padre pregando do púlpito – insincero. (…) Foi quando, de maneira fria, objetiva e clara, dei um ultimato à Mãe de Deus: se dentro de três meses – simplesmente, sem nenhum milagre, sem choques, sem nada de extraordinário – receberei fé e uma sensação interior de Deus – eu juro dedicar-me ao serviço do Céu, até a morte. ” Na cidade de Lviv, ela fez a sua confissão e aguardava a resposta do Céu, pedindo: “Deus, se existes, dá-me luz!”.
Encontros com os santos
E a luz veio. No entanto, não imediatamente. Em 10 de agosto de 1935, F. Horak participou da encontro de salão. Quando uma das mulheres, contando sobre um assunto pessoal bem sucedido, que atribuía a Mãe de Deus, Fulla não aguentou, expelindo de si, que acreditava na existência de Maria. Surgiu a discussão. A citada mulher dirigiu-se a Stefania: “Meu Deus! Como a senhora é infeliz por não acreditar!”. Ao que Fulla, irritada, respondeu com a pergunta: “E a senhora credita?” Então, a interlocutora respondeu com grande alegria: “Eu acredito!”
“Pela primeira vez na minha vida ouvi esta palavra pronunciada com tanta emoção, força e fervor. Há muitos anos eu mesma queria dizer assim” – anotou a F. Horak. Chocada, ela começou a chorar, e os que estavam reunidos na sala, viram uma luz acima de sua cabeça. Poucos dias após aquele encontro, a Fulla sentiu a presença de alguém do além-mundo. Era uma bela freira de hábito, a santa Magdalena Zofia Barat, fundadora da Congregação Sacré Coeur, que morreu 70 anos antes, tornando-se “santa senhora”.
A Fulla, também foi “visitada” por cardeal Mercier, João Bosco, Teresa do Menino Jesus, Januário, Silvestro, André Bobola, João Vianney, Catarina Emmerich, e outros. Apareciam muito reais. A Estefânia tocava no hábito áspero de Santa Magdalena Sofia, via como os santos tampam a vela acesa, ao passarem na frente dela, ouvia quando um bonde passando na rua, abafava as suas vozes.
O ditado da Santa Senhora
Um dia, santa Magdalena mandou a Fulla para anotar suas palavras: “Pegue papel e lápis. Não ascenda a luz. Escreva. Acalme-se, vem ao meu lado. Sente-se mais perto. Sentei-me com o caderno no colo e, de repente, o lápis começou a se mover sozinho no papel. Eu estava apenas segurando. Não sei o que escrevia porque não ouvi nenhum ditado. Acenda a luz e leia”. As anotações continham orientações para a Stefania. Depois vieram as revelações místicas que ela anotava cuidadosamente. Eram, entre outras, as mensagens e instruções dos santos e, também, as descrições das realidades do Céu, do Purgatório e do Inferno. Foi assim que nasceu o livro “A Santa Senhora”, cuja publicação foi financiada pelo Marechal Rydz-Śmigły. Lamentavelmente, poucas cópias sobreviveram. A maior parte da edição foi destruída durante bombardeios à Varsóvia, em 1939.
Inferno na Terra
Quando começou a guerra e os soviéticos ocuparam Lviv, Fulla lecionava no segundo grau. Logo se envolveu em defesa da Pátria ocupada. Se tornou mensageira do Exército da Pátria. E embora as aparições tenham terminado, F. Horak assegurava que “seus amigos invisíveis estavam sempre com ela”. Logo a Estefânia junto com a sua irmã Zofia foram presas por contrabandear a Sagrada Comunhão aos presos e condenados pelos soviéticos. Os interrogatórios brutais e a sentença de dez anos de campo de trabalhos forçados, prejudicaram gravemente já debilitada a saúde de Fulla. Foi necessária uma cirurgia de estômago. Em condições primitivas, sem anestesia, sem as ferramentas adequadas, todo o estômago e o duodeno foram extirpados: “Depois do primeiro corte gritei, pois, estava consciente. Eu vi o médico tirar o meu estômago de dentro. Um estranho contentamento tomou conta de mim. Como se um nevoeiro invisível descesse de cima e me envolvesse estreitamente, que eu não sentia tanta dor… A cirurgia durou das sete da manhã às duas da tarde… ”. No campo de concentração a Fulla experimentou o inferno na terra.
A provação na enfermidade
Depois de retornar à Polônia, ela morava com a Zofia em Zakopane. “E aqui começou algo incrível. Para o seu pequeno apartamento, primeiro em Krupówki, depois na rua Chałubińskiego, começaram a chegar inúmeras pessoas. As vezes, chegando a várias dezenas por dia. Vinham buscar conselho, oração, esperança. (…) Aquilo não foi fácil – horas e horas, passadas conversando e curando espiritualmente as pessoas. Fulla muitas vezes perdia forças. (…).
Depois de uns 20 anos, aproximadamente em 1974, começaram distúrbios renais, retornando sem cessar. As forças encolhiam cada vez mais, e o número de pessoas não estava diminuindo. As vezes, era obrigada despedir as seguidas “avalanches” de pessoas. Foram vários anos de provações nesta enfermidade. Quantas vezes visitei a titia – diz o sobrinho, Pe.Horak, tantas vezes a encontrei sorridente, alegre, brincando. As vezes celebrei a Santa Missa no apartamento na rua Chałubińskiego. Ela pedia, então: “Só não demore, não tenho forças”. Finalmente, chegou mais uma provação – a fratura do fêmur. Foram 14 meses de dolorosa prostração na cama, quando qualquer movimento fazia com que os fragmentos ósseos feriam dolorosamente os músculos da perna por dentro”- recorda pe. T. Horak.
Fulla Horak faleceu em Zakopane em 9 de março de 1993. Ela deixou dois livros: “A Santa Senhora” e “Os Invisíveis”, que contêm recordações dos anos 1938-1956 e estão repletos de grande fé, amadurecida no sofrimento.
LIVRO A VIDA ALÉM DO TÚMULO
Inferno
Visões de Stefania Fulla Horak
Contente
1. Inferno………………………………………….. .. ………………………………………… .. …………………… 3
1.1 A Tentação ……………………………………… .. ………………………………………… .. …………. 4
1.2 Espíritos Malignos ………………………………………… …………………………………………. .. 6
1.3 Espíritos miseráveis…………………………………………. …………………………………………. …7
1.4 Sessões espirituais ………………………………………… …………………………………………. .8
1.5 Livre Arbítrio ……………………………………… …………………………………………. ……… 8
1.6 Reencarnação ………………………………………… ………………………………………….. ….. 9
1.7 A condenação de qualquer Alma nunca esteve no plano de Deus…………….. 10
1.8 A separação das Almas das pessoas que se amam na terra ………………. 10
1.9 Suicídio ………………………………………… ………………………………………….. ……………… onze
1. Inferno
Assim como o Céu e o Purgatório, o Inferno está dividido em vários tipos de círculos
incontáveis. Quanto mais baixo o círculo, mais terrível e pesado é o tormento nele.
A Alma condenada conhece toda a grandeza, poder e beleza de Deus, e ao mesmo tempo tem
consciência de que nunca O verá. Ela sabe que seu sofrimento é eterno e que nada pode acalmar
ou aliviar esse tormento.
Você está queimando com um fogo inextinguível de desejo e anseio pela felicidade, que nunca
será sua. Este fogo devora e consome a Alma condenada, mas nunca a consumirá ou
destruirá. Um terrível e implacável “NUNCA” espreita por toda parte.
A Alma condenada tem plena compreensão da perda sofrida intencionalmente e plena
compreensão da justiça do castigo que se abateu sobre ela. Ele não pode amar a Deus,
embora conheça seu poder e perfeição. Ele não pode sentir remorso ou arrependimento.
Esses sentimentos lhe dariam alívio e lhe dariam a impressão de que você está pagando a
Deus a dívida que tinha com o Seu Amor.
Apenas sentimentos negativos estão disponíveis para ela. Desespero, dor, desamparo,
abandono e sobretudo ódio constante, desgastante e ilimitado contra si mesma e contra tudo.
Quem rejeitou Deus conscientemente em vida, será rejeitado por Ele após a morte. Sua
Alma irá para as trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes. Não há
redenção ou retorno a partir daí.
Tormento que nenhuma palavra pode transmitir, tormento consciente, desesperador, odioso
e eterno. Este é o estado do qual nenhuma Alma condenada jamais se recuperará. E isto é o
Inferno.
Todo homem, mesmo que não o sinta, está constantemente sob a influência do mundo sobrenatural, isto é,
dos Santos, dos Espíritos luminosos ou muito luminosos, ou dos pobres, muito pobres, dos Espíritos malignos
e, finalmente, de Satanás. De acordo com o qual sua vontade se inclina.
O Diabo ou Satanás é o anjo antigo e como tal tem o maior potencial, mas numa direção que se afasta
de Deus. O amor se opõe ao ódio, o bem se opõe ao mal, a humildade se opõe ao orgulho, a confiança
se opõe ao desespero, a esperança se opõe à angústia última.
Ele tem uma compreensão completa do espírito perfeito, mas não pode e não quer usar a
consciência do bem. Sua força está apenas no mal. Ele está plenamente consciente da grandeza e
do poder de Deus e se lembra da bem-aventurança celestial. Ele recebeu justiça de Deus e a odeia.
Ele também não ama o mal, porque não pode amar nada. Ele é orgulhoso e deve submeter-se à
Vontade do Altíssimo, que limita e permite a sua ação apenas até certo ponto.
Ele sofre indescritivelmente ao pensar na perfeição de Deus que Ele conhece, e ao mesmo tempo
pensa que irá miná-la fazendo o mal que Ele também odeia. Não há espaço para qualquer outro
sentimento Nele. Ele odeia o seu próprio ódio, ele odeia a si mesmo. Do terrível poder deste ódio
nada pode dar qualquer ideia, nem da magnitude do seu sofrimento. Ele também sabe que sofrerá
por toda a eternidade, que não poderá haver ajuda para Ele.
Ele está plenamente consciente do mal e de sua própria culpa para com o Poder Supremo. E, no
entanto, ele ficaria feliz em levar toda a humanidade, por vingança e ódio, ao abismo do sofrimento
e do infortúnio, no qual foi atormentada durante séculos e séculos para sempre. Ele exerce todo o
poder de sua ação poderosa nessa direção.
Mas se as pessoas conhecessem o desprezo ilimitado que ele sente por um homem que sucumbiu
a Ele, como o odiariam pela sua fraqueza, mesquinhez, submissão e estupidez? Quão cruelmente
ele tortura a Alma assim que atinge seu objetivo? Porque o diabo é justo diante de Deus por medo,
mas nenhuma justiça o une ao homem.
1.1 A tentação
Existem espíritos mais fortes e mais fracos entre os demônios. Existe uma hierarquia muito
extensa neste mundo de trevas. Cada demônio tem seu caráter, sua especialidade. Na maioria
das vezes ele é representante de alguma paixão, é como um ministro que tem uma pasta
diferente do mal, e tem todo um departamento de subordinados, treinados e dedicados ao
seu serviço.
Muito raramente, e apenas em casos excepcionais, o próprio Satanás, pessoalmente, por assim dizer,
está trabalhando para a destruição de uma Alma. Normalmente, quando ele escolhe a Alma de alguém,
ele primeiro envia espíritos miseráveis para, por assim dizer, preparar o terreno para ele. Depois deles
ele envia mais fortes e piores, e somente no momento em que o homem está mais fraco e instável, ele
se aproxima sozinho de sua Alma.
Este é o momento em que, por exemplo, a ideia de um crime surge pela primeira vez na
mente de um homem. Em um breve momento, um clarão e Satanás recua novamente. O
homem fica surpreso, aterrorizado, temporariamente desorientado. Com um simples
reflexo de medo, você está pronto para voltar naquele momento ao pensamento de Deus.
Isso nao pode ser permitido que aconteca.
A tarefa dos espíritos miseráveis desta vez será enfraquecer rapidamente a impressão
causada pelo pensamento sugerido por Satanás. Se um homem os atender, depois de
algum tempo começará a minimizar a impressão que a ideia do crime lhe causou. Às
vezes até zombando dele e aos poucos com essa abordagem, imposta ao assunto,
desarmado e privado de vigilância, ele começa a se acostumar com esse pensamento.
Assim, quando Satanás se aproxima dele pela segunda vez com um plano criminoso preparado, ele
encontra um homem tão familiarizado com esta possibilidade que não há medo de uma retirada
instintiva.
Tendo feito o seu trabalho, Satanás recua novamente, deixando a Alma agora sob o cuidado
constante de uma série de espíritos malignos. Eles gostam de cupins, de forma diligente e
insignificante, minam os alicerces, esvaziam internamente toda a estrutura da moralidade
humana até que ela fique em ruínas.
Somente quando existe o perigo de uma pessoa cair em si e se abalar, se ela começar a vacilar
e se preocupar, se uma consciência envenenada por qualquer ação ou influência começar a vir
à tona, é que Satanás aparece pela terceira vez.
Se necessário, ele seleciona demônios com outras especialidades para ajudá-lo, convoca
multidões inteiras de espíritos malignos e lança um ataque geral.
Quando, como resultado da oração de alguém, ou de outro ato de Graça, Satanás é
derrotado, ele sofre assim como os espíritos luminosos sofrem ao verem a queda de um
homem que até então se beneficiou de seus cuidados. Todos os espíritos malignos
envolvidos nesta trama sofrem com Satanás. Satanás que falha no jogo perde a força,
assim como um Santo ganha maior Glória no Céu quando ajuda alguém a se levantar do
pecado.
Se neste ataque geral, Satanás domina o homem por mais algum tempo, para fortalecê-lo no
pecado, ele cria condições de vida tão favoráveis quanto possível ao desenvolvimento do mal.
Somente quando um homem ultrapassa um certo limite, além do qual geralmente não pode
recuar, é que Satanás o abandona e o deixa à mercê do desespero e da solidão.
Os bons espíritos o abandonaram há muito tempo e os maus, vendo que ele não escaparia
deles de qualquer maneira, atormentam impiedosamente a vítima indefesa à sua mercê, pois
ele será atormentado por toda a eternidade pela ideia de uma queda voluntária, em
comparação com a clara consciência de que a escolha de outro caminho para a felicidade
verdadeira e eterna dependia apenas da sua vontade.
Para cada pecado mortal, o primeiro lampejo de um pensamento pecaminoso vem
diretamente de Satanás e é inflado no homem por espíritos malignos. Pela sua ação,
Satanás, se o homem não o afastar a tempo, enfraquece cada vez mais as suas aspirações
espirituais em favor dos assuntos materiais, ordena aos espíritos malignos que
desencadeiem nele a sede de gozo, o que confirma o seu desejo de conforto corporal
refinado, que alimenta sua ambição, que o leva irresistivelmente às possibilidades
supostamente ilimitadas, de aperfeiçoar a técnica de todos os tipos, desde que não lhe
deixe tempo para pensar na Alma.
O diabo, como motor e concentrador de todo o mal, não permitirá que o homem descanse,
nem ele mesmo. Mais uma vez, Satanás aparece pessoalmente ao lado do homem que
considera seu. Às vezes acontece que o maior pecador cai em si no último momento de sua
vida. Aterrorizado pela própria culpa, pronto para cancelar tudo, desfazer tudo, pronto para se
arrepender e pedir desculpas. Então Satanás, não querendo permitir que sua vítima cometa
um ato de arrependimento perfeito, que poderia desfazer todo o seu trabalho, faz uma última
tentativa. Ele quer mergulhar o homem neste momento decisivo no desespero, na dúvida
sobre a Graça de Deus. Ele quer amarrar no pescoço a pedra mais pesada do pecado contra o
Espírito Santo, como um afogado, para perdê-lo definitivamente.
E mesmo que não o faça, se um homem despertar a contrição perfeita, ou fizer uma
confissão, Satanás alcançou em grande parte o seu objectivo, atrasando a vinda do Reino
de Deus à terra, e assim, infelizmente, toda a vida deste homem foi desperdiçada.
Ele destruiu muitas boas oportunidades em si mesmo, o mau exemplo fez o seu trabalho,
e sua Alma enfrenta um peso, séculos e séculos no tormento da purificação.
1.2 Espíritos Malignos
Os espíritos malignos são as almas condenadas de pessoas que já foram altamente
dotadas por Deus. Portanto, talvez eles também sejam fortes em suas ações, se sentirem
em uma pessoa a menor inclinação voluntária para o mal.
Além disso, quando alguém se pergunta que caminho seguir, está mais disposto a dar-lhe conselhos
confortáveis, aproveitando assim a sua instabilidade.
Os espíritos malignos, como espíritos superiores em suas espécies malignas, agem de forma
consciente, habilidosa e resoluta, mas, como Satanás, raramente lidam com um homem fraco e
facilmente sucumbido.
Eles deixam isso para os espíritos pobres ou muito pobres, que podem lidar com isso
facilmente, passando-o para espíritos cada vez mais baixos, até um nível em que alguém se
torna servo do demônio de qualquer maneira.
Portanto, o espírito maligno geralmente trabalha perto de pessoas fortes,
talentosas e com grande potencial. Pessoas que, tendo se rendido ao poder das
massas, podem fazer muito mal no mundo e, portanto, trabalhar junto com ele
pelo reino das trevas.
Com que habilidade, com que conhecimento de psicologia, inclinações e fardos hereditários, o
espírito maligno sabe como conquistar tal homem. Como ele o ajuda então, como ele cuida dele,
como ele pode remover todos os obstáculos do seu caminho. Isso também explica muitas vezes
por que as pessoas más se dão tão bem no mundo.
Lendas, contos e fábulas às vezes contêm muito mais em termos de suposta verdade e
sabedoria do que aparenta. O homem que aparece frequentemente nos contos de fadas, que
enriqueceu inesperadamente, em troca de entregar a sua alma ao diabo, é todo especulador
sujo, todo explorador e, além disso, todo aquele que adquiriu sua fortuna de forma impura e
desonesta.
Você está errado quando pensa que deve seu sucesso apenas à sua inteligência, sorte ou
circunstâncias afortunadas. Alguns, por culpa própria e negligência intencional, sem saber
claramente a quem servem e pensando que estão fazendo exatamente o que querem, vão
aonde o espírito maligno os leva. Outros, escolhidos de forma consciente e livre, fazem tudo o
que o espírito maligno lhes sugere, na crença de que ele continuará a ser útil em tudo.
Porém, as pessoas podem contar com a proteção do espírito maligno, somente até que
cumpram o que o inferno exigia delas e para que poderia usá-las. Empurrados para baixo
de um certo nível do qual geralmente não conseguem subir, tornam-se os mais
miseráveis servos das forças das trevas por toda a eternidade.
Assim, o homem mau que afirma não estar vinculado a nenhuma crença, nem
vinculado a nenhum vínculo, que é livre e seu, há muito se tornou escravo do senhor
mais cruel.
O espírito maligno, em cujo poder ele está, apaga qualquer pensamento sobre uma vida
futura. Fortalece a falsa crença de que tudo termina com a morte, para que a vítima,
aterrorizada com o que a espera, não se separe dela no último momento.
Quando tal homem lembrou a tempo que foi criado pelo Poder Supremo, para um propósito
importante, que a vida é apenas um vestíbulo para um mundo melhor, um teste às vezes um
quebra-cabeça complicado, que só a boa vontade pode resolver e que Ele deve não violasse
com ousadia e irrefletidamente as leis deste Poder Supremo, para não experimentar mais
tarde sua justiça, quão desesperadamente ele lutaria e se defenderia.
Infelizmente, o véu que você se permitiu colocar sobre os olhos é tão espesso que somente um
grande esforço consciente de sua parte poderá removê-lo.
1.3 Espíritos miseráveis
Os Espíritos miseráveis ou muito miseráveis são as almas mais condenadas das pessoas de
recursos limitados que, por preguiça, estagnaram durante a vida na mediocridade insípida,
por culpa e vontade própria, ao negligenciarem os dons recebidos.
Não só não atingiram o nível e a perfeição adequados, mas ao longo da vida,
praticando o mal passivo, não fizeram o menor esforço nesse sentido.
A sua consciência e ação são muito limitadas e, portanto, se assim podemos dizer,
irresponsáveis. Há algo de aleatório em suas ações, então o homem que permite que eles se
controlem está cheio de indecisão interna e ambiguidade.
Às vezes, grupos inteiros desses pobres guardiões se reúnem em torno de um homem e,
como sua ação é variada, causam divergência na Alma de desejos, conceitos e aspirações.
São também aqueles que, quando a voz da consciência fala claramente numa pessoa,
suscitam-lhe respostas aparentemente razoáveis, sóbrias e factuais, e seguindo a linha da
menor resistência, justificações para questões duvidosas ou delicadas.
Portanto, os espíritos miseráveis automaticamente, por assim dizer, derrubam
aqueles que não têm boa vontade para o bem, que não querem melhorar e, portanto,
estão em constante retrocesso.
No mundo espiritual o movimento é tão importante quanto na vida física, quem não sobe
deve cair. Neste mundo invisível, os espíritos infelizes são algo como algas marinhas, pois
embora aparentemente fracos, podem acorrentar e dominar alguém sem ajuda,
contribuindo para a sua destruição.
Eles nem mesmo fazem isso com plena consciência, como Satanás ou os espíritos malignos, mas
apenas como resultado de sua natureza pobre, como um homem de caráter fraco e pobre,
que, incapaz de influenciar positivamente o seu ambiente, o empurra para um estado de passividade e, assim,
o prejudica.
1.4 Sessões espirituais
Os Espíritos miseráveis ou muito miseráveis são também os que mais frequentemente
contactam as pessoas de alguma forma durante as sessões espíritas, embora por vezes também
venham almas penitentes.
Todos esses espíritos sofrem e buscam descanso incessantemente. No momento de fazer contato
com um homem e enquanto durar esse contato, eles não sentem seu sofrimento.
Querendo prolongar este momento o máximo possível, respondem com prazer a todas as
perguntas colocadas durante a sessão.
Os espíritos malignos com plena consciência enganam as pessoas, mas aqueles que têm
consciência muito limitada dizem tudo e tentam interessar as pessoas com qualquer
coisa, para que possam sentir o tipo de contato com os vivos, o maior pelo maior tempo
possível, que lhes traz alívio e descanso.
Em casos muito raros, espíritos brilhantes vêm às sessões, mas você nunca pode ter certeza
de sua presença, porque o espírito maligno pode enganosamente dar a si mesmo a aparência
de um espírito brilhante. Portanto, se alguém através de uma sessão quiser conhecer os
segredos do outro mundo, poderá ser facilmente enganado.
Existe outra maneira de entrar em contato com a vida após a morte. Um desejo
ardente, genuíno e exclusivo de saber, aliado à oração persistente, sempre
encontrará resposta. Seja um sentimento interno ou um sinal externo. A resposta
pode vir, desde que o desejo seja puro, forte e completo.
1.5 Livre Arbítrio
Engana-se quem diz que os sofrimentos da sua Alma não serão os seus próprios
sofrimentos.
Estas pessoas querem convencer-se, para sua própria conveniência, de que após a
morte perderão o sentido da identidade humana com uma Alma que sofre ou se
alegra.
Dizem que assim como não se importam com a recompensa eterna que não será vivenciada por eles,
mas por alguma consciência que não seja eles próprios, não pretendem negar nada a si mesmos na vida
por medo do sofrimento de outro ser.
O homem nunca perderá sua personalidade. Ele saberá por toda a eternidade quem ele foi e,
portanto, quem ele é, com o que foi recompensado ou por que estava sofrendo.
A borboleta pode não se lembrar que era uma lagarta, e a abelha, que era uma larva. Mas a Alma
imortal sabe e lembra claramente que a mesma personalidade, o mesmo eu, estava no homem.
Assim como ninguém perguntou ao homem se era aceitável existir, ninguém lhe perguntará se ele
quer arcar com as consequências da sua existência. Ele vai aceitar de uma forma ou de outra.
Uma vez criado, não será retirado de circulação, pois assim como a morte do corpo
terreno, a vida eterna e imortal de sua Alma é uma consequência inevitável da
existência do homem.
Tem gente que diz que se fez o mal na vida deve ter sido o seu destino, nada poderia ser mais
falso.
Destino é a qualidade e quantidade de poder que o homem recebeu de Deus. Este poder pode ser
usado para o bem ou para o mal, à vontade. É disso que se trata o livre arbítrio.
A Alma inicia sua jornada não a partir do ponto em que a morte a surpreendeu, mas, com
a permissão benevolente de Deus, começará a partir do nível da mais alta perfeição que
alcançou durante a vida.
Isto só pode acontecer, porém, se a soma dos esforços da vontade do homem para o bem
exceder, no momento da morte, a soma das suas faltas conscientes, e se ele não morrer em
pecado mortal.
Somente a justiça e a onisciência de Deus podem realizar tal cálculo com precisão
matemática e é assim que se faz.
1.6 Reencarnação
Algumas pessoas veem a sabedoria e a justiça de Deus na possibilidade da reencarnação. Não
há reencarnação nesta terra. A Alma nunca retorna à terra em outro corpo.
Durante a vida, cada homem pode e deve cumprir o que Deus espera dele. Ou seja, utilize
conscientemente todo o poder recebido para obter o grau de felicidade eterna que lhe foi
atribuído.
Independentemente da posição social, das capacidades ou da total falta delas,
independentemente da saúde, da deficiência, do ambiente, do ambiente, das
circunstâncias e das condições, a pessoa tem o dever, na medida das possibilidades que
lhe são dadas, de conceder e fazer o bem.
É somente pela diferença nos dons que a diferença nas exigências de Deus é regulada. Deus
não pedirá a ninguém mais do que o homem pode lhe dar. Mas cada um tem que dar tudo o
que puder.
Portanto, o homem capaz, saudável e rico, o menos deficiente e o pobre, mesmo o mais
discreto, recebem luz suficiente, mesmo que seja um raio de consciência, para poder, se a
aceitar de boa vontade, conseguir sem purgatório , que eternamente lhe foi destinado, o
grau mais elevado e estritamente adaptado à capacidade do seu espírito, o grau de felicidade
eterna.
1.7 A condenação de qualquer Alma nunca esteve no plano de Deus
Deus, sendo onisciente, sabe de antemão que Alma um dia será salvo ou condenado de
acordo com sua vontade, ou seja, por sua própria escolha. Mas esta consciência de Deus não
afeta de forma alguma o livre arbítrio do homem.
O plano eterno de Deus determinou clara e inabalavelmente a que altura no Céu as Almas
devem proclamar a sua glória. Dando a cada Alma recém-criada todos os dons apropriados,
graças e todo o poder necessário. Ele já lhe designou este e nenhum outro lugar no céu.
Exigindo dele em troca este e nenhum outro tom na orquestra de sua Glória.
Porém, depende da escolha do homem se será sua Alma quem assumirá esse tom
atribuído, necessário a Deus e destinado a si mesmo.
Deus dá oportunidades a cada Alma, mas Ele não pode fazer com que Seus planos divinos e
objetivos eternos dependam de como uma pessoa com livre arbítrio age. Apesar de tudo isso,
entretanto, um lugar no Céu foi preparado para cada Alma durante séculos.
Quando, por uma escolha consciente do mal, a Alma não quer chegar ao cume que
lhe é próprio e ao seu alcance, está condenada e se encontrará nas profundezas do
Inferno. Correspondendo às trevas e ao tormento, à luz e à felicidade que ela rejeitou.
Portanto, também atingirá seu clímax, mas em uma direção afastada do brilho, como se o
pico de uma montanha fosse refletido incorretamente na água, quanto mais alto ele for na
realidade, mais baixo deve-se procurá-lo no reflexo.
1.8 A separação das almas das pessoas que se amam na terra
E Deus, sendo Todo-Poderoso, no lugar da Alma condenada, cria outra igualmente dotada,
com as mesmas possibilidades, para permitir que um dia ocupe o lugar que há séculos
esperava por tal Alma.
Porque não pode faltar um único som na grande sinfonia de Almas destinadas a
proclamar a Glória de Deus por toda a eternidade.
A Alma, tendo atingido o seu nível mais elevado, não conhece a essência dos círculos
superiores. O conceito de felicidade maior do que aquilo que eles experimentam escapa ao
seu raciocínio; em vez disso, eles veem todos os círculos abaixo dele. Ela pode agir e ajudá-los,
assim como pode, através da sua intersecção diante de Deus, apoiar com a sua permissão as
armas que sofrem no Purgatório e os povos da terra.
Assim como os olhos do corpo distinguiam luzes, formas e cores, agora os olhos da Alma
veem tudo o que acontece no mundo do espírito.
Conhecem as Almas dos parentes e conhecidos, e as conhecem facilmente, porque a Alma é
para a Alma o que o homem é para o homem. Cada um mantém sua forma, cor e
propriedades.
As almas das pessoas que tiveram aspirações da mesma altura estarão juntas em um
determinado círculo do Céu. Não só o nível mental, não só o sangue e os sentimentos que
os uniram durante a vida do coração, mas sobretudo as aspirações espirituais
determinarão isso.
O grau do amor de Deus, a atenção da vontade com que lutaram por ele, a quantidade e
qualidade dos sacrifícios. Sacrifícios e renúncias feitas a Ele durante a vida, esta é a única
irmandade, parentesco, vínculo, que pode estar tão fortemente conectado com outra
Alma, a ser encontrada ainda na eternidade.
A separação das Almas das pessoas que se amam na Terra, se tivessem que
permanecer em outros dois círculos por toda a eternidade, não perturbará nenhum
deles na plenitude da felicidade vivida.
A felicidade da Alma consiste apenas em sua relação com a perfeição mais elevada, e somente
deste ângulo ela pode olhar e sentir. Portanto, a proximidade de uma Alma na qual o amor de
Deus não estivesse aceso com a mesma força, só causaria dor, angústia e ansiedade. E a felicidade
eterna deve ser completa.
O olhar de uma Alma salva na terra é penetrante, como os raios X. Através da matéria ele
entra na Alma de uma pessoa viva e a vê como ela realmente é.
Os olhos da Alma têm então uma visão ilimitada dessa segunda Alma. Essa visão é
então desprovida de acréscimos emocionais de tendências. Você não pode mais se
enganar sobre ninguém, superestimar ou subestimar ninguém, julgar alguém
falsamente.
Os sentimentos terrenos imperfeitos não obscurecem mais esta visão. Uma Alma salva, se
Deus lhe permite ver tal olhar, sabe tudo sobre a Alma de uma pessoa viva.
1.9 Suicídio
Se um homem cometer suicídio e agir sem plena consciência e, portanto, se não for
totalmente responsável, sua Alma, graças à perfeita justiça de Deus, não será condenada para
a eternidade.
No entanto, ele deve, num abandono, lamentavelmente doloroso e inútil para a sua felicidade
futura, esperar tantos anos quanto falta ao homem pela morte natural.
Só então procederá à compensação da correspondente e devida punição. Portanto, o suicida não
escapa de nenhum sofrimento e não ganha nada com o tempo.
onze
Ele apenas substitui a pequena dor familiar por uma mais grave e nova, anula
alguns dos méritos que ganhou até agora, acrescenta voluntariamente às
preocupações terrenas que suportou e ao purgatório futuro ou eterno, os tormentos
daqueles anos que passou. não viver, certamente cheio de sofrimentos piores do
que aqueles que ele queria evitar
Dê seu testemunho sobre seu encontro com a Divina Vontade