A Igreja Ensina que as Doutrinas de Luisa Estão Livres de Erros Doutrinários

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A Igreja Ensina que as Doutrinas de Luisa Estão Livres de Erros Doutrinários

Caros Amigos em Cristo, Desejo agradecer a todos vocês pela demonstração de gratidão e caloroso apoio que demonstraram por eu ter escrito uma resposta teológica à confusão que foi gerada nos últimos dias em relação às doutrinas inatacáveis ​​de Luisa. Esses eventos despertaram um interesse renovado em todo o mundo pela sublime teologia da Vontade Divina que revela uma nova efusão do Espírito Santo reservada para estes tempos do Fim: “O Dom de Viver na Vontade Divina”. Como se pode explicar essa participação aumentada e interesse renovado na Vontade Divina, se não por meio do Espírito Santo que atualiza esse dom magnânimo nas almas dos membros do Corpo Místico de Cristo. Mais e mais estão se reunindo sob a bandeira do Magistério com o propósito de exemplificar e compartilhar as sublimes doutrinas contidas no texto de Luisa, que, a Igreja afirma, estão livres de todo erro doutrinário. É certo que alguns de vocês podem ter ficado desanimados com as palavras desconcertantes em uma carta recente que surgiu de Colorado Springs, pois continha palavras que diziam que os escritos de Luisa tinham erros doutrinários. Enfatizei que se essa afirmação se refere ao texto italiano “original” de Luisa, então é falsa, pois é uma variação da posição oficial do Magistério e da Arquidiocese oficialmente encarregada da Causa de Beatificação de Luisa. Por esse motivo, imediatamente emiti uma resposta teológica.

Para acabar com quaisquer dúvidas futuras que alguém possa ter a respeito da solidez das doutrinas de Luisa, aqui relato a Carta de 4 de março de 2020 do Bispo Leonardo D’Ascenzo da Arquidiocese oficialmente encarregada da causa de Luisa: “A Serva de Deus escreveu sob obediência para comunicar sua experiência e conhecimento pessoal. Ela o fez de acordo com suas próprias habilidades. A assistência da graça divina não cancelou de forma alguma a contribuição – embora compreensivelmente limitada – da obra da criatura. Portanto, seus escritos contêm passagens com dificuldades tanto teológicas quanto ortográficas. Algumas partes claramente se referem a uma compreensão ligada ao seu tempo e, portanto, seria incorreto transpor essas declarações de forma servil para o nosso próprio tempo sem criar ambiguidades e anacronismos. Santo Aníbal afirmou o mesmo – tendo recebido o consentimento total da Serva de Deus Piccarreta – quando falou sobre o ‘trabalho indispensável’ de revisar seus escritos, dizendo ‘há pontos que, por mais verdadeiros e santos que sejam quando olhados com o Espírito e a santa simplicidade, a prudência ainda nos impediria de publicar’ (Carta de 23 de fevereiro de 1927).

Uma disseminação simplista e indiscriminada dos escritos da Serva de Deus – especialmente quando manipulados e arbitrariamente traduzidos para outras línguas – encontrou a aprovação e o apoio de pessoas, comunidades,e grupos que não se esforçaram para publicar textos acompanhados da devida introdução e contextualização exigidas por tais escritos de misticismo, expondo assim os leitores em alguns casos à possibilidade de interpretações subjetivas. A continuação da Causa de beatificação da Serva de Deus para verificar sua conduta exemplar de vida e seu exercício heróico das virtudes não pode deixar de levar em conta o fato de que seus escritos apresentam algumas ambiguidades e elementos equívocos. Embora não sejam considerados erros doutrinários em si mesmos, esses elementos requerem grande atenção. A Congregação para a Doutrina da Fé decidiu que a mensagem contida em seus escritos não pode ser apresentada na Igreja hoje sem uma avaliação mais aprofundada deles, o que levará muito tempo devido à magnitude dos temas abordados e à quantidade de texto a ser examinado.

Peço a todos que apoiem esta investigação em andamento por meio da oração e oferecendo quaisquer recursos materiais disponíveis. Muitos grupos da Vontade Divina há muito percorrem um caminho sob a orientação da Igreja. Muitos se esforçaram para ancorar a leitura destes escritos na doutrina da Igreja e numa conduta digna de vida, fazendo brotar da “doutrina da Vontade Divina” uma proclamação missionária equilibrada e respeitosa, proclamação que se inseriu harmoniosamente na pastoral das Igrejas locais. Exorto todos a continuarem com renovado empenho, para que os dons carismáticos na Igreja “façam com que os fiéis respondam ao dom da salvação com total liberdade e de modo adequado aos tempos. Tornam-se, assim, eles próprios dom de amor aos outros e testemunhas autênticas do Evangelho perante toda a humanidade” (Congregação para a Doutrina da Fé, Carta Iuvenescit Ecclesia, n. 15). Portanto, pode-se alegremente rejeitar a falsa afirmação de que os escritos de Luisa contêm erros doutrinais.

Em Cristo, Rev. JL Iannuzzi, STL, S.Th.D. 25 de julho de 2024

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