CAPÍTULO VII
DESENVOLVIMENTOS DOUTRINAIS SOBRE AS DUAS VONTADES EM JESUS CRISTO E NA CRIATURA HUMANA NA TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA
7.1 Karl Rahner (1904-1984)
7.1.1 Graça incriada e criada
Sete séculos depois de Tomás de Aquino, Karl Rahner aplicaria agraciar o binômio tomista incriado-criado para sugerir uma presença trina na alma. Sua teologia contemporânea é enraizado na ideia de que a autocomunicação de Deus opera em história humana desde o momento da criação até a obra do Espírito Santo, embora seja apenas na vida e na morte de Jesus na Cruz que os fundamentos desta possibilidade estão definitivamente e explicitamente concretizado. Ele explica como a graça pode ser considerados incriados e criados na medida em que os dois maneiras de ver as coisas <<podem ser harmonizadas»1
Seu artigo sobre a graça incriada2 apresenta a santificação interior da pessoa humana como «antes de tudo comunicação do Espírito pessoal de Deus […]; e ele [S. Paulo] vê toda graça criada […] como consequência e manifestação da posse desta graça incriada»3.
Ao enfatizar que a graça é antes de tudo a autocomunicação e a presença de Deus na existência humana, Rahner reconsidera o pensamento escolástico sobre a graça e abre a possibilidade de categorias interpessoais para analisá-la. Enquanto os neo-escolásticos consideravam o termo graça principalmente, embora não exclusivamente, como graça criada e, portanto, como um hábito ou qualidade da santificação da alma humana infundida por Deus, que é a «graça incriada» na Pessoa do Espírito Santo que dá de si mesmo, Rahner define a graça como uma autocomunicação gratuita da liberdade interior de Deus que nenhuma criatura jamais pode merecer, e constitutiva da condição real da existência humana cuja salvação Deus deseja desde o início. Baseado na universalidade da graça salvadora de Deus, Rahner sugere que toda a gama da vida humana, mesmo os seus aspectos mais humildes e seculares, é potencialmente agraciada.
Esta posição quebra as barreiras de separação – sem obscurecer a distinção líquida – da actividade de Deus na Igreja daquela no mundo, e revela à visão cristã um reino de graça que abrange todos os crentes. Qualificando a posição neoescolástica de que a graça não pode ser experimentada, Rahner propôs que as pessoas realmente experimentam a graça, embora apenas indiretamente, isto é, através de experiências de autotranscendência genuína.
O efeito da graça rahneriana é a salvação e o meio pelo qual alguém é salvo, ou seja, a santificação e a divinização que começa com a Encarnação de Jesus Cristo e se estende até a divinização do homem5 e do mundo que se desenvolve na tensão entre nunc et tunc, isto é, aquilo que é agora <<oculto>>7 e o «futuro>>8 absoluto. Esta graça leva ao cumprimento da vida eterna que já começou em terra. No final, o efeito santificador e divinizador da graça de Rahner é mais típico da teologia grega do que da teologia latina, mas tem sido uma característica padrão no pensamento católico na graça desde a síntese medieval. Se o efeito primário da graça criada em muitos teólogos escolásticos e neo-escolásticos é uma nova e infundida qualidade sobrenatural da alma humana que, através do seu componente habitual, eleva a alma a um novo nível sobrenatural de participação na vida divina de Deus , no sistema de Rahner, que mais se assemelha à teologia grega patrística, a graça criada torna-se o efeito infundido da autocomunicação pessoal de Deus à pessoa humana. Na verdade, <<o homem em seu conhecimento e vontade é um ser de transcendência absoluta e ilimitada>>2
7.1.1.1 A operação de Deus como «causa quase formal>> dos atos do homem
Rahner expõe a dinâmica da graça ao fazer uma distinção fundamental entre os dois tipos de causalidade que Deus exerce sobre a criação ao adotar o conceito aristotélico e linguagem escolástica: Aquela em que Deus é a «causa eficiente», quem produz algo diferente de si mesmo; que
que Rahner chama de <«em que Deus é a causa quase formal>10, (como quando ele age sobrenaturalmente na criação, por exemplo, no união hipostática; em conceder graça à pessoa humana; em a visio beatifica) 11.
A autocomunicação de Deus não é apenas uma comunicação da natureza divina, mas também e principalmente, pois implica um ato pessoal livre, uma comunicação do Pessoas divinas12. Rahner ressalta a complementaridade de A causalidade eficiente e quase formal de Deus quando ele afirma que <<<por sua causalidade criativa e eficiente (que é, obviamente, de um tipo único e divino) Deus traz à existência aquilo que é absolutamente diferente dele. No que chamamos de encarnação, graça e glória, Deus não cria do nada do eu e do sujeito algo diferente de si mesmo, mas se comunica com a criação natureza. O que é dado na graça e na encarnação não é algo distinto de Deus, mas o próprio Deus>>13.
A comunicação de Deus mesmo à criatura constitui a sua causalidade quase formal, isto é, a sua autocomunicação à alma através da graça, de modo que a graça não pode ser restrita a <alguma qualidade santificadora criada, produzida de uma forma meramente causal pelo único Deus», mas a uma participação real na «Trindade imanente», que é a «Trindade económica>>14.
Rahner reforça a sua afirmação com a afirmação de que a autocomunicação trina de Deus à alma não é simplesmente um modelo da <«Trindade interior», mas a própria comunicação do <<Deus pessoal trino», que ocorre de uma forma verdadeiramente «intra- maneira divina»:
Deus relaciona-se connosco de uma forma tríplice e esta relação tríplice, livre e gratuita connosco não é apenas uma cópia ou uma analogia da Trindade interior, mas esta mesma Trindade, ainda que comunicada livre e gratuitamente. Aquilo que é comunicado é precisamente o Deus pessoal e trino, e da mesma forma a comunicação concedida à criatura em graça gratuita só pode, se ocorrer em liberdade, ocorrer na forma intradivina das duas comunicações da essência divina do Pai ao Filho e ao Espírito. Qualquer outro tipo de comunicação seria incapaz de comunicar o que aqui é comunicado, as Pessoas divinas, uma vez que estas pessoas não diferem na sua própria forma de comunicar-se […] O único Deus comunica-se numa auto-expressão absoluta e como doação absoluta de amor.
A autocomunicação de Deus é verdadeiramente autocomunicação.
Ele não apenas indiretamente dá à sua criatura alguma parte de si mesmo, criando e nos dando realidades criadas e finitas através de sua causalidade onipotente e eficiente. Numa causalidade quase formal, ele realmente e no sentido mais estrito da palavra se doa.15
7.1.2 A habitação divina de Deus através da sua comunicação «intradivina>> da «Trindade interior>>>
Esta habitação divina das três Pessoas divinas na alma é uma comunicação divina, à qual Rahner se refere como «graça incriada»:
O verdadeiro e autêntico conceito de graça interpreta a graça (portanto também a história da salvação) como uma autocomunicação de Deus (não principalmente como graça criada) em Cristo e no seu Espírito […]16
Cada uma das três pessoas divinas comunica-se ao homem na graça gratuita na sua particularidade e diversidade pessoal […] É a <«habitação» de Deus, «graça incriada», entendida não apenas como comunicação da natureza divina, mas também e principalmente, pois implica um ato pessoal livre, pois ocorre de pessoa para pessoa, como comunicação de <pessoas>>17.
Aquilo que é comunicado é precisamente o Deus pessoal trino, e da mesma forma a comunicação concedida à criatura em graça gratuita pode, se ocorrer em liberdade, ocorrer apenas na maneira intradivina das duas comunicações da essência divina pelo Pai ao Filho e o Espírito […]18.
Rahner avança seu pensamento apelando para a única operação e ser comum e inapropriado da Trindade, que, quando acoplado com a «Trindade interior>> que é comunicada de forma <«intra-divina» à criatura humana, sugere a participação da criatura humana na operação de Deus ad intra.
7.1.2.1 A operação da Trindade interna no homem
No que diz respeito à forma como participamos na operação de Deus, Rahner limita-se a afirmar que «a actividade salvífica de Deus em nós>>19, abrange «a nossa experiência de Jesus e do Espírito de Deus, que opera em nós», e em virtude da sua operação em nós, «já possuímos realmente a própria Trindade>20. No que diz respeito ao modo de operação de Deus em si, ele acrescenta que embora exista apenas uma «atividade ad extra» externa de Deus, tal atividade pode ser «apropriada» a uma Pessoa e implicitamente atribuída às outras duas Pessoas 21. Esta atividade ou operação comum a todas as três Pessoas é possuída por cada um à sua maneira, em quem existe uma «forma tríplice de subsistência desta atividade (principiativa)>22. Mas quando esta atividade única e a relação das três Pessoas divinas é <<não apropriada» a uma única Pessoa divina, mas é comum para todos os três, Deus torna-se a «comunicação quase formal>>> com a alma, «o que implica que cada Pessoa divina possui a sua própria relação adequada com alguma realidade criada>>23.
Portanto, ao mesmo tempo que visualiza a causalidade eficiente de Deus na criação através da sua operação ad extra, Rahner percebe como mais importante a sua causalidade formal em nós.
Na medida em que o Concílio de Trento se refere a Deus como a causa eficiente da santificação do homem, mas que difere de todas as outras causas eficientes por não precisar de uma causa material para a criação, Rahner refere-se a Deus como causa quase formal e a causa constitutiva mais íntima. elemento do homem de tal forma que a transcendência eterna de Deus não seja comprometida de forma alguma, enquanto os atos transcendentes da «experiência transcendental» do homem ainda permanecem seus atos, e não de Deus 24. Rahner, portanto, aplica <<graça incriada>> à causa quase formal dos atos transcendentes do homem e <<graça criada” à causa material desses atos. Assim, forma e matéria pressupõem entre si: «Desta forma, as causas formais e materiais possuem uma prioridade recíproca: […] Disto […] segue-se […] a justificação lógica para inferir a presença de uma realidade daquela da outro>>25.
Na medida em que o homem coopera com a graça incriada de Deus, os atos do homem são realizações humanas; na medida em que Deus concede ao homem a graça incriada, elas são realizações divinas de Deus que são distintas, mas inseparáveis, de sua operação trina única e «inapropriada».
7.1.3 A incompreensibilidade de Deus
É certo que a teologia antropológica de Rahner revela uma identificação da Trindade imanente e económica de tal forma que a vida encarnacionalmente aberta de oração, adoração e comunhão envolve o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e também revela que pela graça incriada a criatura humana coopera com a incriação de Deus. Contudo, Rahner se esforça para insistir que não podemos conhecer a Deus como se ele fosse um objeto entre outras realidades que nos são presentes. Embora «todo o conhecimento de Deus», afirma Rahner, «é um conhecimento a posteriori que provém do encontro com o mundo e através dele»26 e da reflexão sobre a experiência, isto não reduz Deus a
um produto da reflexão humana. Em vez disso, aponta para um aspecto fundamental da experiência humana, que Rahner chama de «existencial sobrenatural>», uma orientação ontológica ou receptividade em relação a Deus como a base do ser humano 27. O existencial sobrenatural expressa uma visão rahneriana fundamental: <<Real e radicalmente cada pessoa deve ser entendida como o acontecimento de uma autocomunicação sobrenatural de Deus»28.
Afirma que algo sobrenatural – nomeadamente, a capacidade de ouvir a mensagem de Deus – é dado a todos, mas não obriga nem Deus a comunicar o seu eu divino, nem a humanidade a recebê-lo 29.
A preocupação de Paul Molnar de que com a teologia de Rahner a distinção clara entre Deus e a humanidade seja obscurecida 30, aparece ter sido antecipado por Rahner31. Sua apresentação da presença trina na alma sugere o seguinte:
Agora, o testemunho da revelação nas Escrituras nos diz que esta autocomunicação de Deus tem um aspecto triplo: É a autocomunicação naquilo que é dado permanece soberano, incompreensível, continuando, mesmo quando recebido, a habitar em sua originalidade incontrolável e incompreensível. É uma autocomunicação em que o Deus que se manifesta <«está lá>> como verdade autoproferida […]32.
Se Rahner reconhece a impossibilidade prática de dizer onde termina a capacidade humana de ouvir a Palavra de Deus e onde começa a graça, ele também afirma que esta concessão não obscurece a diferença entre a humanidade e a divindade. E se em resposta à questão de <por que o Magistério não explicou o uso desses conceitos>>33 relativos à intervenção dinâmica de Deus na história humana, Rahner sugere que isso se deve simplesmente a uma experiência a posteriori potencialmente não revelada.
A origem histórica desses conceitos e o contexto em que se originaram não nos dizem se eles contêm ou podem conter não apenas uma explicação lógica, mas também uma explicação ôntica […] O lógico explica tornando mais preciso […] A explicação ôntica é aquela que leva em conta outro estado de coisas34.
Assim como Rahner, Luisa sugere que a razão para a falta de uma explicação para a atualização do dom de Viver na Vontade Divina é que esse dom ainda não havia sido totalmente atualizado na Igreja até recentemente 35. Ela afirma que, assim como a humanidade de Jesus que está oculta na Vontade Divina 36 e, portanto, oculta ao olho humano, o conhecimento implícito da comunicação de sua operação eterna, que não pode ser plenamente compreendido pela mente criada, não foi suficientemente explicado até tempos recentes 37.
7.1.4 Comparações da teologia contemporânea de Rahner com o texto de Luisa
7.1.4.1 Graça incriada e criada
O binómio incriado-criado de Rahner que opera a «santificação interior da pessoa humana […] através de uma comunicação do Espírito pessoal de Deus», ocasiona a teologia de Luisa sobre o Espírito pessoal de Deus que, embora inseparável das outras duas Pessoas divinas, inaugura o <<Fiat da Santificação» nas almas através do dom de Viver na Vontade Divina 38. Tal como Rahner vê «toda graça criada […] como uma consequência e uma manifestação da posse desta graça incriada», também Luisa, que vê a graça como uma manifestação da «Vontade incriada» e da «mente incriada»de Deus 39.
Se Rahner identifica a graça incriada com o «ato pessoal livre>> e a <autocomunicação» do «Deus pessoal trino», Luisa também identifica a «liberdade>>> da operação trina de Deus na alma que vive na Vontade Divina como uma autocomunicação da <«a santidade e o poder da Minha própria Vontade [de Deus]»40. E se Rahner insinua a verdadeira participação da alma em Deus através da <<posse da graça incriada», assim como Luisa, que afirma que Viver na Vontade Divina é <«o maior dom>>> que Deus pode dar à criatura humana, pois «ao possuir a Vontade Divina>>41, o homem adquire uma «possessão divina>>42.
7.1.4.2 A habitação divina de Deus através da sua comunicação «intradivina>> da «Trindade interior>>
Rahner sustenta que o Deus triúno estabelece a sua <<habitação>> na alma e engendra uma operação verdadeira, à qual ele se refere como «graça incriada». Da mesma forma, Luísa afirma que o Deus trino comunica à alma que vive na Vontade Divina uma participação no seu «Ser Divino»43 e
<<operação»; em particular, ele comunica o poder do Pai, a sabedoria do Filho e o amor do Espírito Santo, respectivamente, à vontade, ao intelecto e à memória da alma 44<<<habita perpetuamente»45 nele, tornando-o assim participante das suas próprias qualidades.
7.1.4.3 A participação da alma na trina «ad intra operatio>>
O princípio subjacente à autocomunicação trina rahneriana, que ele descreve não simplesmente como um modelo da <<<Trindade interior”, mas como a própria comunicação da operação do «Deus pessoal trino», que ocorre de uma forma verdadeiramente <<<intra -modo divino», é reformulado no texto de Luísa onde ela aborda a trina ad intra operatio da qual participa a criatura humana 46. Sua aplicação da trindade comum e <inapropriada», que se comunica de modo <<<intra-divino » à natureza humana em virtude da Encarnação de Cristo, recorda a operação luisiana ad intra 47 da qual a criatura humana participa e m virtude da Encarnação de Cristo. 48
Na verdade, a apresentação da graça incriada feita por Rahner tem as mesmas características da operação trina interna da Luisiano 49, inédito 50, surpreendente 51 e longa cadeia de graças 52, que capacitam a pessoa humana para alcançar o crescimento contínuo 53 no Deus triúno.
Além disso, ele afirma que embora haja apenas uma <<atividade ad extra” externa de Deus, tal atividade pode ser «apropriada>>> a uma Pessoa e implicitamente atribuída às outras duas Pessoas.
Mas quando esta atividade única e a relação das três Pessoas divinas «não é apropriada» a uma única Pessoa divina, mas é comum a todas as três, Deus torna-se a «comunicação quase formal» com a criatura humana. Assim, Rahner refere-se a Deus como a causa quase formal e o princípio interno dos atos transcendentes do homem. Da mesma forma, Luisa afirma que enquanto a criatura humana participa 54 da única operação ad extra de Deus, com a qual ele fez o universo 55, a sua participação na sua operação ad intra capacita o homem a receber a operação das três Pessoas divinas em sua alma e corpo, através da qual realiza «atos divinos>> que transcendem o tempo e o espaço. Em última análise, o As sínteses da graça rahneriana e luisiana se unem mutuamente e refletem a teologia patrística de Agostinho e Máximo sobre a operação trinitária de Deus na alma dos redimidos.
7.1.4.4 A incompreensibilidade de Deus
Rahner sustenta que embora «todo conhecimento de Deus>>> é um “conhecimento a posteriori que vem e através do encontro com o mundo», Deus «permanece soberano, incompreensível, continuando, mesmo quando recebido, a permanecer em sua [Autocomunicação de Deus] incontrolável incompreensível originalidade>>56. Dessa forma, ele reconhece a prática impossibilidade de dizer onde está a capacidade humana de ouvir a voz de Deus A palavra termina e onde começa a graça. Da mesma forma, Luisa mantém que embora a criatura humana possa cooperar continuamente
com a operação de Deus ad intra, Deus e sua operação no alma humana permanecem totalmente incompreensíveis para o ser humano 57.
1 K. RAHNER, TI 1.325.
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