Deus, a Santíssima Trindade
LIVRO PRIMEIRO, Deus, a Santíssima Trindade.
Glória e louvor, amor e gratidão sejam dados para sempre a Jesus no santo sacramento do altar, ao Pai e ao Espírito Santo para todo o sempre, Amém.
capítulo 1
O Salvador Jesus falou-me sobre a divindade desta forma: “Deus é um em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. As três pessoas são Deus e ainda assim formam um só Deus. O Pai é o princípio do Filho e do Espírito Santo, mas não o seu criador, porque eles são eternos como o Pai e nunca tiveram começo. Desde toda a eternidade, o Pai gera seu filho através do conhecimento que tem de si mesmo. O Pai se compreende, e esta inteligência de Deus Pai é Deus Filho. O Espírito Santo não é gerado pelo Pai e pelo Filho, mas procede de ambos. Deus Pai compreende-se a si mesmo e deleita-se na sua inteligência que ama e na qual encontra o seu descanso: este amor do Pai pela sua inteligência é o Espírito Santo, união do Pai e do Filho.
“O Pai é soberanamente perfeito e comunica as suas perfeições ao Filho, que as comunica ao Pai no Espírito Santo. Assim, o Filho é semelhante ao Pai, o Espírito Santo ao Pai e ao Filho, as três pessoas semelhantes entre si. O Pai é distinto do Filho, o Espírito Santo distinto do Pai e do Filho. O Pai é a primeira pessoa da Trindade ou a pessoa sem outro princípio além dele mesmo; o Filho é a inteligência do Pai ou da segunda pessoa; o Espírito Santo, a união amorosa do Pai e do Filho, ou terceira pessoa; e essas três pessoas constituem um só Deus porque têm uma só natureza divina.
“O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno, e esta trindade de eternidades forma apenas uma eternidade, a eternidade de Deus.
“O Pai é santo, o Filho é santo, o Espírito Santo é santo, e esta trindade de santidade forma uma só santidade, a santidade de Deus.
“O Pai é infinitamente sábio, o Filho infinitamente sábio, o Espírito Santo infinitamente sábio, e esta trindade de sabedorias forma apenas uma sabedoria, a sabedoria de Deus.
“O Pai é onipotente, o Filho onipotente, o Espírito Santo onipotente, e esta trindade de onipotências forma apenas uma onipotência, a onipotência de Deus.
“O Pai é misericordioso, o Filho misericordioso, o Espírito Santo misericordioso, e esta trindade de misericórdias forma uma só misericórdia, a misericórdia de Deus.
“O Pai é justo, o Filho justo, o Espírito Santo justo, e esta trindade de justiças forma uma só justiça, a justiça de Deus.
“O Pai tem uma vontade, o Filho uma vontade, o Espírito Santo uma vontade, e esta trindade de vontades forma apenas uma vontade, a vontade de Deus.
“Quando o Pai quer algo, o Filho e o Espírito Santo também o querem, e cada uma das três pessoas divinas coopera em cada ação da Divindade.
“Não há lugar nem espaço para as três pessoas divinas: elas ocupam a imensidão. Eles estão por toda parte no céu e na terra; mas manifestam mais particularmente no céu a sua glória e a sua majestade aos seres inteligentes e razoáveis que criaram. »
LIVRO UM, capítulo 2
“O Pai é o princípio do Filho e do Espírito Santo, é também o princípio de tudo o que foi feito, deve ser, é também o fim de tudo.
“A alma humana vem deste princípio; ela deve propor-lhe como seu fim último, dirigindo portanto para ele os seus pensamentos, os seus desejos, os seus afetos, as suas ações, as suas orações, e não desejando nada em todas as suas obras senão a perfeita realização da vontade de Deus Pai. Ao fazer isso, a alma presta homenagem ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, porque ao fazer a vontade do Pai, ela também faz a vontade do Filho e do Espírito Santo. »
Estas últimas palavras impressionaram a minha mente que procurou, mas em vão, saber o seu significado. O Salvador Jesus percebeu isso e, vendo o que acontecia em mim, acrescentou:
“Depois que o homem pecou, Deus enviou seu Filho ao mundo para salvá-lo. O Filho, durante a sua vida, cumpre em tudo a vontade do Pai. O Pai quer que o homem siga o exemplo do seu Filho e lhe preste homenagem, imitando-o. O Filho quer que o homem siga a vontade do Pai, como ele mesmo a seguiu, e sente-se honrado que o homem siga os seus passos quando esteve na terra. O Espírito Santo, primeiro operador do bem nas almas, dá movimento à vontade, ilumina a mente com as suas luzes e deseja que o homem corresponda a tudo o que faz por ele, seguindo o exemplo do Filho e submetendo-se à vontade do Pai , observando seus mandamentos. Ele se sente honrado pelo fato de o homem não resistir ao que ele opera nele. É assim que as três vontades do Pai, do Filho e do Espírito Santo formam uma só vontade, e ao cumprirmos a do Pai, cumprimos também a do Filho e do Espírito Santo. »
Tais são os pensamentos que, da boca do Salvador Jesus, vieram à minha mente; Eu os preservei de memória; mas devo salientar desde o início que não consigo expressar tudo o que ele me disse, tudo o que ele teve prazer em me mostrar, tudo o que ele quis me fazer sentir. Jesus é verdadeiramente a palavra de Deus, e tudo nele é palavra. Não é só quando ele fala que eu o ouço; Ouço-o e compreendo-o também no seu olhar, na sua postura, nos seus sinais de carinho, de perto, de longe, no céu, na terra, no meu coração, em todo o lado. Esta palavra não é como a palavra do homem; é por isso que as palavras dos homens são insuficientes para expressar as palavras de Jesus; Tentarei, no entanto, expressá-lo da melhor maneira que puder e tão bem quanto me permitir.
Dê seu testemunho sobre seu encontro com a Divina Vontade