34. Adoração dos Magos. É “Evangelho da fé”.
28 de fevereiro de 1944.
34.1Meu monitor interior me diz:
– Dá a estas contemplações
[57] que terás, e ao que irei te ditar o nome de “evangelhos da fé”, porque
virão ilustrar o poder da fé e dos seus frutos, a ti e aos outros, confirmando-vos na fé em Deus.
34.2 Vejo Belém pequena e branca, toda recolhida como uma ninhada, sob a luz das estrelas. Duas ruas
principais a cortam em cruz, uma que vem de fora da cidade, e é a rua mestra que depois prossegue além
da cidade, e a outra, que vai de uma à outra extremidade da cidade, mas sem ultrapassá-la. Outras vielas
repartem esta pequena cidade, sem a menor norma de um plano de ruas como nós o concebemos, pelo
contrário, adaptam-se a um solo cheio de desníveis e às casas que surgem aqui e ali, segundo os caprichos
do solo e de seus construtores. De tal modo que possam servir de esquinas para a rua que passa ao lado,
obrigando esta a ficar como uma fita que vai-se desenrolando sinuosamente, em vez de seguir uma linha
reta, que vai daqui até lá, sem desvios. De vez em quando, aparece uma pracinha: ou é a pracinha de uma
feira, ou por ali há alguma fonte, ou, então, por causa do costume de construir aqui e ali sem nenhuma
regra, sobrou um resto enviesado de terreno, sobre o qual já não é possível construir mais nada.
No ponto em que tive a idéia de parar um pouco, há um exemplo dessas pracinhas irregulares. Ela
deveria ser quadrada ou, pelo menos, retangular. Mas, ao contrário, saiu um trapézio tão estranho, que
ficou parecendo um triângulo agudo, cortado perto do vértice. No lado mais longo, o da base do triângulo,
há uma construção ampla e baixa. É a maior construção da cidade. Por fora passa um paredão liso e nu, no
qual se abrem apenas dois portões que estão bem fechados. Por dentro, ao invés, no seu largo quadrado,
abrem-se muitas janelas no primeiro plano, enquanto embaixo ficam os pórticos, que cercam os pátios
cheios de palha e de detritos espalhados pelo chão, com tanques, onde os cavalos e outros animais são
levados para beber. Nas rústicas colunas dos pórticos existem argolas às quais ficam amarrados os animais,
e há também um grande telheiro para abrigar os rebanhos e cavalgaduras. Compreendo que aqui é o
albergue de Belém.
Sobre os dois lados iguais há casas e casinhas, tendo algumas hortas à frente, porque entre elas há uma
que está com a fachada para a praça, e outra com os fundos da casa para a mesma praça. Do lado mais
curto, defronte ao caravançará, há uma casinha isolada com uma pequena escada externa que, ao meio da
fachada, dá entrada para os quartos dos moradores. Os quartos estão todos fechados, porque agora é noite.
E a esta hora, não há ninguém pelas ruas.
34.3 Vejo que a noite vai-se tornando mais clara pela luz das estrelas que descem do céu; são tão belas no
céu do Oriente, tão vivas e grandes, que até parecem estar perto de nós, e que nos será fácil alcançá-las e
tocar com a mão essas flores que brilham no veludo do firmamento. Elevando o olhar, tento compreender
qual será a fonte deste aumento de luz. É uma estrela, de grandeza extraordinária, que a faz parecer uma
pequena lua, que vem avançando pelo céu de Belém. As outras estrelas parecem eclipsar-se, abrindo
caminho para ela, como servas diante de sua rainha que vai passando, pois a tal ponto ela as supera em
brilho, que as faz desaparecer! Do corpo da estrela, que parece uma grande safira clara e acesa por um sol
que está no seu interior, sai uma esteira de luz, na qual fundem-se o loiro dos topázios, o verde das
esmeraldas, o leitoso das opalas, o sanguíneo fulgor dos rubis e o suave cintilar das ametistas, com a cor
predominante da safira. Todas as pedras preciosas da terra estão naquela esteira de luz, que vem varrendo
o céu, num movimento veloz e ondulante, como se fosse viva. Mas a cor que predomina é a que desce do
corpo da estrela: uma cor celeste de safira clara, que tinge de prata azulada as casas, as ruas e o chão de
Belém, berço do Salvador. Já não é mais a pobre cidade, que para nós era menos importante do que um
povoado rural. Agora, é uma fantástica cidade dos contos de fada, na qual tudo é de prata. Até a água das
fontes e dos tanques parece de diamante líquido.
Emitindo um fluxo de luz mais vivo, a estrela paira sobre a pequena casa, que está do lado mais curto da
pracinha. Nem os moradores da casa, nem os habitantes de Belém a vêem, porque estão dormindo, e suas
casas estão fechadas; mas a estrela acelera as suas palpitações de luz, faz vibrar sua cauda, e solta
ondulações luminosas mais fortes, traçando pequenos semicírculos no céu, que se ilumina todo com esta
rede de astros que ela arrasta consigo, numa rede de pedras preciosas, que esplendem, tingindo nas mais
indistintas cores as outras estrelas, como para comunicar-lhes uma palavra de alegria.
A casinha está toda iluminada por este fogo líquido de gemas. O teto do pequeno terraço, a escadinha de
pedra escura, a pequena porta, tudo virou um bloco de pura prata, polvilhado com pó de diamantes e
pérolas. Nenhum palácio real da terra jamais teve, ou terá, uma escada como esta, feita para receber a
passagem dos anjos, feita para ser usada pela mãe, que é mãe de Deus. Seus pequenos pés de virgem
imaculada podem pousar sobre aquele cândido esplendor, os seus pequenos pés destinados a pousar sobre
os degraus do trono de Deus. Mas a virgem ainda não está sabendo de nada. Ela está velando sobre o berço
de seu Filho, rezando. Sua alma tem esplendores que superam a estrela que está embelezando as coisas.
34.4 Da rua mestra, vem chegando uma cavalgada. Cavalos arreados ou conduzidos a mão, dromedários e
camelos, montados ou carregados com suas cargas. O barulho dos cascos faz um rumor como o da água,
quando cai sobre as pedras de um riacho. Reunidos na praça, todos param. A cavalgada, vista sob a luz da
estrela, é fantástica em seu esplendor. Os ornamentos de primeira classe sobre as cavalgaduras, as vestes
dos cavaleiros, o seu aspecto, as bagagens, tudo está brilhando, unindo e reavivando, o esplendor do metal,
do couro, da seda, das pedras preciosas, dos pelos, ao brilho da estrela. Os olhos também cintilam, as bocas
se enchem de riso, porque um outro esplendor brilhou nos corações: o esplendor de uma alegria
sobrenatural.
Enquanto os servos se põem a caminho do caravançará com os animais, três da caravana desmontam de
suas cavalgaduras, que um servo logo leva para outro lugar, dirigindo-se a pé para a casa. Prostram-se com
a fronte até o chão, beijando o pó. São três poderosos. Isto é o que nos estão dizendo as suas vestes,
riquíssimas. Um, de pele muito escura, tendo apeado de um camelo, envolve-se todo num manto de seda
brilhante, ajustado à cinta por um aro precioso do qual pendem um punhal ou uma espada, tendo esta o
punho cravejado de pedras preciosas. Os outros, que apearam de dois esplêndidos cavalos, estão vestidos,
um de um tecido listrado muito bonito, no qual predomina a cor amarela, com uma veste feita como um
longo dominó, ornado com capuz e cordão, parecendo um só trabalho de filigrana de ouro, com muitos
pespontos de bordados em ouro. O terceiro traz uma espécie de camisa de seda, calças largas e longas, que
se estreitam perto dos pés e se envolve com um xale muito fino, que mais parece um jardim florido, de tão
vivas que são as flores com que está todo decorado. Na cabeça traz um turbante preso por uma correntinha
feita de engastes, com diamantes.
Depois de terem venerado a casa onde está o Salvador, eles se levantam, e vão até o caravançará, onde
os servos já bateram à porta, fazendo-a abrir.
Aqui cessa a visão, 34.5que recomeça, três horas depois, com a cena da adoração de Jesus pelos Magos.
Agora, já é dia. Um belo sol resplende no céu da tarde. Um dos três servos atravessa a praça e sobe a
escadinha da pequena casa. Depois, entra. Torna a sair. Volta ao albergue.
Saem os três sábios, acompanhados cada um pelo próprio servo. Atravessam a praça. Os raros
transeuntes viram-se para olhar os pomposos personagens que passam pela praça lentamente e com
solenidade. Entre a entrada do servo e aquela dos três, passou-se um bom quarto de hora, e esse tempo
serviu aos moradores da casinha para se prepararem a receber os hóspedes.
Eles se mostram agora mais ricamente vestidos do que na tarde anterior. As sedas resplendem, as
gemas brilham, um grande penacho de penas preciosas entremeadas com fragmentos ainda mais preciosos,
tremula e cintila sobre a cabeça daquele que está com o turbante.
Os servos vão levando, um deles um cofre todo marchetado, cujas partes mais reforçadas são de ouro
burilado; o segundo leva um cálice muito bem trabalhado, coberto com uma tampa ainda mais artística,
toda de ouro; o terceiro leva uma espécie de ânfora larga e baixa, também de ouro, tampada com uma peça
em forma de pirâmide, com um brilhante no vértice. Devem ser coisas pesadas, porque os servos que as
transportam estão fazendo muita força, especialmente o que transporta o cofre.
Os três sobem a escada e entram. Entram em um quarto, que se estende da rua até os fundos da casa.
Vê-se a pequena horta na parte posterior da casa, por uma pequena janela aberta ao sol. Outras portas se
abrem nas duas outras paredes, e olhando de soslaio, lá estão os proprietários: um homem e uma mulher,
três ou quatro adolescentes e crianças.
34.6Maria está sentada com o Menino no colo, perto dela, em pé, está José. Mas ela também se levanta e
se inclina, quando vê entrar os três Magos. Maria está toda vestida de branco. Tão bonita na sua simples
veste cândida, que a cobre da base do pescoço até aos pés, dos ombros aos delicados pulsos, tão bonita em
sua cabeça pequena e coroada de tranças loiras, no rosto que a emoção faz ficar vivamente rosado, nos
olhos que sorriem com doçura, na boca que se abre para a saudação, dizendo: “Deus esteja convosco”, que,
por um instante, os três se detêm, impressionados. Depois, eles dão mais alguns passos para a frente, indo
prostrarem-se aos seus pés. Pedem a ela que se assente.
Eles, por sua vez, não se sentam, por mais que ela lhes peça. Ficam de joelhos, apoiados sobre os
calcanhares. Atrás deles, também de joelhos, estão os três servos. Estes estão logo atrás da soleira. Eles
puseram diante de si os três objetos que levaram, e estão esperando.
Os três sábios contemplam o Menino, que me parece ter de nove meses a um ano, de tão esperto e
robusto que está! Ele está sentado no colo da mamãe, sorri e balbucia com uma vozinha de passarinho. Ele
também está todo vestido de branco, como a mamãe, com sandalinhas nos pés minúsculos. Sua veste é
muito simples: uma pequena túnica, da qual saem os pezinhos irrequietos, as mãozinhas gorduchas que
gostariam de apanhar tudo o que os olhos vêem, e, sobretudo seu rostinho muito bonito, no qual brilham os
olhos de um azul escuro, enquanto a boca faz umas covinhas aos lados, quando ele ri, descobrindo os
primeiros dentinhos pequenos. Os caracoizinhos de seus loiros cabelos parecem ouro puro em pó, de tão
leves e brilhantes que são.
34.7 O mais velho dos sábios fala por todos. Explica a Maria que eles viram, numa noite no mês de
dezembro passado, acender-se uma nova estrela no céu com esplendor fora do comum. Nunca os mapas do
céu tinham trazido aquele astro, nem falado nele. O seu nome não era conhecido, porque não tinha nome.
Tendo, então, nascido do seio de Deus, aquela estrela teria aparecido para vir dizer aos homens alguma
verdade bendita, algum segredo de Deus. Mas os homens não lhe haviam dado importância, estando eles
com a alma presa na lama. Não eram capazes de levantar o olhar para Deus, não sabendo ler as palavras
escritas por Ele, eterno bendito, com seus astros de fogo na abóbada dos céus.
Eles a tinham visto, e se esforçaram para escutar sua voz. Deixando, pois, de lado, mas com alegria, o
pouco descanso do sono que concediam aos seus membros, esquecendo-se até de comer, eles se haviam
aprofundado no estudo do zodíaco. As conjugações dos astros, o tempo, a estação, o cálculo das horas
passadas e das combinações astronômicas lhes haviam dito o nome e o segredo da estrela. O seu nome:
“Messias.” E o seu segredo: “O Messias veio ao mundo.” Então, partiram para adorá-lo. Cada um deles, sem
os outros dois saberem. Por montes e desertos, vales e rios, viajando de noite, foram tomando o rumo da
Palestina, porque este era o rumo da estrela. Para cada um deles, vindo de três pontos diferentes da terra,
ela ia naquele rumo. Eles se tinham encontrado depois, além do Mar Morto. A vontade de Deus os tinha
reunido lá, e continuaram a viagem, juntos, se entendiam, ainda que cada um falasse a sua própria língua,
entendendo e podendo falar a língua de cada região em que se achassem, por um milagre do Eterno.
Juntos tinham ido a Jerusalém, porque o Messias devia ser o Rei de Jerusalém. O Rei dos judeus. Mas lá
a estrela se tinha escondido, sob o céu daquela cidade, e eles sentiram seus corações partirem-se de dor,
começando então a examinar suas consciências, para descobrirem se não teriam deixado de merecer a
proteção de Deus. Mas, tranqüilizadas suas consciências, haviam se dirigido ao rei Herodes –
perguntando lhe em que palácio havia nascido o Rei dos judeus, pois eles o tinham vindo adorar. O rei, tendo reunido os
príncipes dos sacerdotes e os escribas, lhes perguntou onde se esperava que nascesse o Messias. Eles lhe
responderam: “Em Belém de Judá.”
Tomaram, pois, os Magos o rumo de Belém, e a estrela tornou a aparecer aos seus olhos. Quando
deixaram a Cidade Santa, na tarde anterior, a estrela tinha aumentado seus esplendores, e o céu parecia
um incêndio. Depois, a estrela parou, reunindo toda a luz das outras estrelas com a sua luz, sobre esta casa.
Então, eles compreenderam que ali estava o Filho de Deus. E agora o estavam adorando, oferecendo-lhe os
seus pobres presentes e, mais do que tudo, oferecendo-lhe os seus corações, que nunca mais cessariam de
bendizer a Deus pela graça concedida, nem de amar o seu Filho, cuja Humanidade eles estavam vendo.
Depois, iriam, na volta, informar ao rei Herodes, porque ele também queria adorar o Menino.
34.8 – Aqui tens o ouro, como convém a um rei; aqui tens o incenso, como convém a Deus; e aqui tens, ó
mãe, a mirra, pois o teu Filho é Homem, além de Deus e da carne e da vida humana conhecerá a amargura
e a lei inevitável da morte. Nosso amor não queria dizer-lhe estas palavras, mas ficar sempre pensando que
Ele é eterno, até em sua carne, como eterno é o seu Espírito. Mas, ó mulher, se os nossos mapas, e também
as nossas almas, não erram, Ele é o teu Filho, é o Salvador, o Cristo de Deus, e por isso deverá, para salvar
a terra, tomar para Si o seu mal, um dos quais é o castigo da morte. Esta resina é para aquela hora. Para
que os corpos que são santos não conheçam a putrefação da corrupção, e conservem sua integridade até o
dia da ressurreição. Que por estes nossos presentes Ele se lembre de nós e salve a estes seus servos,
dando-lhes o seu Reino. Por enquanto, para que sejamos santificados, que a mãe, conceda o seu Pequenino
ao nosso amor, para que, beijando os seus pés, desça sobre nós a bênção celestial.
Maria, passada a angústia em que as palavras do sábio a haviam mergulhado, esconde, com um sorriso,
a tristeza daquelas fúnebres evocações, e lhes apresenta o Menino. Coloca-o nos braços do mais velho, que
o beija e é por ele acariciado, e depois o passa para os outros dois.
Jesus sorri, e brinca com as correntinhas e as franjas dos três e olha com curiosidade o cofre aberto,
cheio de uma coisa amarela que brilha, e ri, ao ver que o sol faz uma espécie de arco-íris, ao bater sobre a
brilhante tampa da mirra.
34.9 Depois, os três entregam a Maria o Menino, e se levantam. Maria também se levanta. Inclinam-se
reciprocamente, depois que o mais novo da ordens ao seu servo, que sai. Os três falam ainda um pouco.
Não conseguem decidir-se a se afastarem daquela casa. Em seus olhos há lágrimas de emoção. Por fim, eles
se dirigem à saída, acompanhados por Maria e José.
O Menino quis descer e dar a mãozinha ao mais velho dos três, e caminha assim, ajudado pela mão de
Maria e do sábio, que se inclinaram para pegá-lo pela mão. Jesus dá um passinho ainda incerto como fazem
os pequeninos e ri, batendo os pezinhos sobre os riscos que a luz do sol faz sobre o pavimento.
Chegando à soleira (não se deve esquecer que o salão tinha o mesmo comprimento da casa) os três se
despedem, ajoelhando-se mais uma vez e beijando os pezinhos de Jesus. Maria, inclinada sobre o
Pequenino, toma-lhe a mãozinha, e a vai guiando, fazendo-o traçar um gesto de bênção sobre a cabeça de
cada um dos Magos. É já um sinal da cruz
[58], traçado pelos dedinhos de Jesus, guiados por Maria.
Depois, os três descem a escada. A caravana já pronta os está esperando. Os cavalos já estão arreados e
seus arreios ornados brilham aos últimos raios do sol, que está para se pôr. O povo se aglomerou na
pracinha para presenciar aquele espetáculo único.
Jesus ri e bate as mãozinhas. A mamãe o ergueu e colocou sobre o parapeito, que limita o patamar,
segurando-o com um dos braços para que não caia. José desceu com os três e segura para cada um deles o
estribo, enquanto eles sobem em seus cavalos e no camelo.
Agora os servos e os patrões estão montados. É dada a ordem de partir. Os três se inclinam até o
pescoço da cavalgadura, em uma última saudação. José também se inclina. Maria também o faz, e torna a
guiar a mãozinha de Jesus, em um gesto de adeus e de bênção.
34.10 Jesus diz:
– E agora? Que vos direi, ó almas, que percebeis que a fé está morrendo? Aqueles sábios do Oriente
nada tinham que lhes desse a certeza da verdade. Nada tinham de sobrenatural. Tinham apenas os cálculos
astronômicos e as suas reflexões, que a vida íntegra, que eles levaram, tornava perfeitas. Contudo, tiveram
fé. Fé em tudo: fé na ciência, fé na consciência, fé na bondade divina.
Pela ciência, acreditaram no sinal da nova estrela, que não podia deixar de ser “aquela”, que era
esperada, havia séculos, pela humanidade: o Messias. Pela consciência, tiveram fé na voz da mesma que,
recebendo “vozes” celestes, lhes dizia: “É aquela estrela que assinala a chegada do Messias.” Pela bondade,
tiveram fé que Deus não os teria enganado e, visto que a sua intenção era reta, Ele os teria ajudado, de
todos os modos, a chegar até à meta desejada.
E eles tiveram êxito. Só eles, entre tantos estudiosos de sinais, compreenderam aquele sinal, porque só
eles tinham na alma a ânsia de conhecer as palavras de Deus com um fim reto, que consistia antes de tudo
em dar imediata honra e louvor a Deus.
34.11 Não procuravam sua própria utilidade. Ao contrário, eles vão de encontro a fadigas e despesas, e não
pedem nenhuma compensação humana. Pedem somente que o seu Deus se lembre deles e os salve para a
eternidade.
Assim como não têm nenhum pensamento de futura compensação humana, não têm, quando decidem a
viagem, nenhuma preocupação humana. Se fôsseis vós, teríeis pensado em mil dificuldades: “Como poderei
fazer uma viagem tão grande, através de países e povos de línguas tão diferentes? Será que vão acreditar
em mim, ou irão prender-me como espião? Que ajuda me darão, quando tiver que atravessar desertos, rios
e montanhas? E o calor? E os ventos dos planaltos? E as febres dos pantanais? E as cheias das águas
fluviais? E as comidas diferentes? E a linguagem diferente? E… e… e…”. Assim é que raciocinais. Eles não
raciocinam assim. Mas dizem, com uma sincera e santa ousadia: “Tu, ó Deus, lês os nossos corações, e vês
qual o fim que perseguimos. Em tuas mãos nos entregamos. Concede-nos a alegria sobre humana de adorar
a tua Segunda Pessoa, que se fez Carne para a salvação do mundo”.
Basta. Eles se põem a caminho, partindo das longínquas Índias
[59]. (Jesus me diz depois que por Índias
querem dizer Ásia meridional, onde agora está a Turquia, o Afeganistão e a Pérsia). Das cadeias de
montanhas da Mongólia, sobre as quais voam somente águias e abutres, onde Deus fala pelo zumbido dos
ventos, pelo estrondo das torrentes, escrevendo mistério sobre as páginas imensas das geleiras. Das terras
onde nasce o Nilo, que vai deslizando como uma veia verde-azul, ao encontro do coração azul do
Mediterrâneo, nem os picos, nem as selvas, nem os desertos, oceanos secos mais perigosos do que os
marinhos, nada disso detêm a marcha deles. A estrela brilha sobre a noite deles, não lhes permitindo
dormir. Quando se procura a Deus, os hábitos animais devem ceder às impaciências e às necessidades
sobre humanas.
A estrela os chama, ora do Norte, ora do Oriente, ora do Sul, e, por um milagre de Deus, vai guiando os
três para um certo ponto, como por um outro milagre, os reúne, depois de tantos milhares de quilômetros,
naquele ponto, e, por um outro milagre ainda, lhes dá, antecipando a sabedoria pentecostal, o dom de se
entenderem e de se fazerem entender, assim como é no Paraíso, onde se fala uma única língua: a de Deus.
34.12 Um único momento de aflição os assalta, e é quando a estrela desaparece, e eles, humildes, porque
são realmente grandes, não pensam que isto tenha acontecido por causa da maldade de outrem, já que os
corruptos de Jerusalém não mereceram ver a estrela de Deus. Mas, o que eles pensam é que eles próprios
não mereçam a ajuda de Deus, pondo-se a examinarem suas consciências com tremor e com uma contrição,
pronta a pedir perdão. Mas a sua consciência os tranqüiliza. Almas acostumadas à meditação, eles têm uma consciência muito
sensível, aperfeiçoada por uma atenção constante, por uma introspecção aguda, que faz do seu interior um
verdadeiro espelho sobre o qual refletem as menores sombras dos acontecimentos diários. Eles fizeram da
voz que os adverte a própria mestra, voz que grita, não só ao menor erro, mas até a uma simples
possibilidade de erro, o que é humano, como a complacência com o seu próprio eu. Por isso, quando eles se
põem diante desta mestra, diante deste espelho tão severo e tão nítido, sabem que ele não lhes mente, mas
os encoraja, tomando novo alento.
“Oh! Que doce coisa é sentir que nada há em nós de contrário a Deus! Sentir que Ele olha com
complacência o ânimo do filho fiel e o abençoa. Deste sentimento provém o aumento de fé e de confiança,
de esperança, fortaleza e paciência. Agora é hora de tempestade. Mas ela passará, porque Deus me ama e
sabe que eu o amo, e não deixará de ajudar-me ainda.” Assim é que falam os que têm aquela paz, que
provém de uma consciência reta, que é a rainha de todas as suas ações.
34.13 Eu disse que eles eram “humildes, porque verdadeiramente grandes.” Em vossa vida, ao invés, que é
que acontece? Acontece que um, não porque seja grande, mas porque é mais prepotente, se faz poderoso
por sua prepotência, nunca humilde, pela vossa insensata idolatria,. Há pobres coitados que, só por serem
mordomos de alguém arrogante, ou porteiros de algum gabinete, funcionários de alguma repartição, servos
afinal, de quem assim os fez, costumam tomar a pose de semideuses. Tem-se pena até de vê-los!…
Eles, os três sábios, eram realmente grandes. Em primeiro lugar, por virtude sobrenatural; em segundo
lugar, pela ciência; e, por último, pela riqueza. Mas eles se julgam nada: pó sobre o pó da terra, se
comparados com Deus Altíssimo, que cria os mundos com um sorriso, espalhando-os pelo espaço, como
grãos de trigo, para alegrar os olhos dos anjos com os colares de estrelas.
Mas eles se consideram nada, diante de Deus Altíssimo, que criou o planeta, sobre o qual eles vivem, e
como Escultor infinito em sua ilimitada obra fez tudo bem diversificado, colocando, aqui uma série de
colinas de suave declive, com a força do seu polegar, acolá uma ossatura de picos e escarpas, iguais as
vértebras da terra, neste corpo desmesurado, do qual os rios são as veias, os lagos são as pelves, os
oceanos são os corações, tendo as florestas como vestes, as nuvens como véus, as geleiras de cristal como
decorações, as turquezas e as esmeraldas como gemas, as opalas e os berilos de todas as águas que descem
cantando, com as selvas e os ventos, formando o grande coro de louvor ao seu Senhor.
Eles se consideram nada em sua sabedoria, diante do Deus Altíssimo, do qual vem a sua sabedoria, pois
foi Ele quem lhes deu olhos, ainda mais poderosos que suas duas pupilas, pelas quais eles vêem as coisas:
os olhos da alma, que sabem ler a palavra não escrita por mão humana nas coisas, onde esta palavra foi
gravada pelo pensamento de Deus.
Eles se consideram nada em sua riqueza: um átomo, diante da riqueza do Dono do universo, que espalha
metais e pedras preciosas nos astros e planetas, e abundâncias sobrenaturais, riquezas inesgotáveis, no
coração de quem O ama.
34.14Tendo eles chegado diante de uma pobre casa, na mais insignificante das cidades de Judá, não
sacodem a cabeça dizendo: “Impossível”, mas dobram as costas, os joelhos, e especialmente o coração, e
adoram. Lá, atrás daquela pobre parede, está Deus. Aquele Deus que eles sempre invocaram, não ousando
nunca, nem de longe, esperar que o haveriam de ver. Mas que por eles foi invocado pelo bem de toda a
humanidade e pelo bem eterno “deles” mesmos. Oh! Só isto é o que eles desejavam para si. Poderem vê-lo,
conhecê-lo, possuí-lo naquela vida que não tem nem auroras, nem crepúsculos!
Ele está lá, atrás daquela pobre parede. Quem sabe se o seu coração de Menino, que é também o
coração de um Deus, não ouça estes três corações que, inclinados no pó da estrada, bradam: “Santo, Santo,
Santo. Bendito o Senhor nosso Deus. Glória a Ele nos Céus altíssimos, e paz aos seus servos. Glória, glória,
glória e bênção”? Isto eles perguntam, tremendo de amor. Por toda a noite, e na manhã seguinte preparam
com a mais viva oração, o seu espírito, para entrarem em comunhão com o Deus-Menino.
Eles não vão a este altar, que é um seio virginal, que traz em si a Hóstia Divina, como vós ides a eles
com a alma cheia de solicitudes humanas. Eles se esquecem do sono e do alimento e se usam suas mais
belas vestes, não é para ostentação humana, mas para prestar honra ao Rei dos reis. Nos palácios dos
soberanos, os dignitários se apresentam com suas mais belas vestes. Então, não deveriam eles ir
apresentar-se a este Rei com suas vestes de gala? Que festa maior podia haver para eles do que esta?
Oh! Lá em suas terras longínquas, muitas e muitas vezes precisaram se adornar para prestar honras e
oferecer seus préstimos a homens como eles. Era, pois, justo que se humilhassem aos pés do Rei supremo e
lá depositassem as suas púrpuras e jóias, sedas e plumas preciosas. Pôr-lhe aos pés, diante daqueles
benditos pezinhos, as fibras da terra, as gemas da terra, as plumas da terra, os metais da terra — que são
ainda obras dele — para que também elas, essas coisas da terra, adorem o seu Criador. Seriam felizes se a
Criancinha lhes ordenasse que se estendessem no chão, como se fossem um tapete vivo, aos seus passinhos
de Menino, e os pisasse, Ele que deixou as estrelas por amor deles, que nada mais são do que pó.
34.15 Humildes e generosos. Obedientes às “vozes” do Alto. Essas vozes mandam que eles levem presentes
ao Rei recém-nascido. Eles levam presentes. Não dizem: “Ele é rico, e não precisa disso. Ele é Deus, e não
conhecerá a morte”. Eles obedecem. São os primeiros que acodem à pobreza do Salvador. Como chegou em
boa hora aquele ouro, para quem amanhã deveria sair de sua terra como fugitivo! Como foi significativa
aquela mirra, para quem, dentro em breve, seria morto. Como foi piedoso aquele incenso, para quem teria
que sentir o mau cheiro da luxúria humana fervendo ao redor de sua infinita pureza!
Humildes, generosos, obedientes e respeitosos um para com o outro. As virtudes geram outras virtudes.
Das virtudes voltadas para Deus, nascem virtudes para o próximo. Respeito que, no fim, é caridade.
Combinaram com o mais velho que lhe tocaria falar por todos, recebendo o primeiro beijo do Salvador,
segurando-o pela mãozinha. Os outros ainda poderão vê-lo outras vezes. Mas ele, não. Ele está velho, e o
dia de sua volta para Deus está perto. Ele verá o Cristo, depois de sua terrível morte, e o acompanhará
junto com os outros que serão salvos, no dia da volta do Cristo para o Céu. Mas não o verá mais nesta terra.
Então, para seu viático, que lhe fique o calor daquela mãozinha, que se confiou à sua mão enrugada.
Não há nenhuma inveja nos outros. Pelo contrário, há até um aumento de veneração para com o mais
velho dos sábios. Mais do que eles, mereceu na certa, e por mais tempo. O Deus-Menino sabe disso. Ainda
não fala, Ele que é a Palavra do Pai, mas os Seus atos são palavras. E seja bendita a sua inocente palavra,
que mostra ser o seu predileto este velho.
34.16Mas, ó filhos, há outros dois ensinamentos nesta visão.
A postura de José, que sabe ficar em “seu” lugar. Ele está presente como guarda e tutor da Pureza e da
Santidade. Mas não é um usurpador dos direitos delas. É Maria, com o seu Jesus, que está recebendo
homenagens e palavras. José se alegra por ela, não ficando amargurado por ser uma figura secundária. José
é um justo: o Justo. É justo sempre, também nesta hora. As fumaças da festa não lhe sobem à cabeça. Ele
continua humilde e justo.
Ele se sente feliz pelos presentes. Não por si mesmo. Mas porque pensa que com eles poderá fazer a
vida de sua esposa e do doce Menino mais cômoda. Não existe avidez em José. Ele é um trabalhador, e
continuará a trabalhar. Contanto que “Eles”, os seus dois amores, tenham o necessário, e algum conforto.
Nem ele nem os magos sabem que aqueles presentes vão servir durante uma fuga e uma vida no exílio, nas
quais as substâncias desaparecem como uma nuvem impelida pelo vento… mas eles vão servir também para
quando voltarem à pátria, depois de terem perdido tudo o que tinham deixado, os clientes, os móveis,
salvando-se somente as paredes da casa, protegida por Deus, porque nela é que Ele se uniu à virgem e se
fez Carne.
José é humilde, ele, que é guarda de Deus e da mãe de Deus, esposa do Altíssimo, chega até a segurar o
estribo para estes vassalos de Deus. José é um pobre carpinteiro, porque a prepotência humana despojou os
herdeiros de Davi de suas propriedades reais. Mas ele é sempre da estirpe de Davi e tem traços de rei.
Também em relação a ele vale aquele dito: “Era humilde, porque era realmente grande.”
34.17 Ainda um último, suave e significativo ensinamento.
É Maria, que segura a mão de Jesus, que ainda não sabe abençoar, e a guia no gesto santo.
É sempre Maria que segura a mão de Jesus e a guia. Ainda hoje é assim. Agora, Jesus sabe abençoar.
Mas, às vezes, sua mão traspassada cai, cansada e sem poder mais confiar, pois Ele sabe que é inútil
abençoar. Na verdade, vós destruís a minha bênção. Ela cai também indignada porque vós me maldizeis.
Então, é Maria que tira o desprezo feito a esta mão, ao beijá-la. Oh! O beijo de minha mãe! Quem pode
resistir a esse beijo? Depois, ela segura o meu pulso, com seus dedos delicados, mas que são amorosamente
tão imperiosos e me força a abençoar.
Eu não posso repelir a minha mãe. Mas é preciso que vós vades à procura dela, para fazê-la vossa
advogada. Ela é minha rainha, antes de ser vossa, e o seu amor por vós tem indulgências tais, que nem o
meu conhece. Ela, mesmo sem palavras, mas só com as pérolas do seu pranto e com a lembrança da minha
Cruz, cujo sinal ela me faz traçar no ar, defende a vossa causa, e ainda me admoesta: “Tu és o Salvador.
Salva!”
34.18 Eis, meus filhos, o “Evangelho da fé”, na aparição da cena dos
Magos. Meditai e imitai. Para o vosso bem.
[57] estas contemplações, a primeira das quais é a única a fazer parte da obra. As outras, chamadas igualmente “evangelhos da fé”, não são episódios
propriamente do “Evangelho come me foi revelado” e encontram-se no volume I Quaderni del 1944 (Os cadernos de 1944).
[58] um sinal da cruz, que é o Tau, como Maria Valtorta anota entre parêntesis sobre uma cópia dactilografada. Letra do alfabeto grego em forma de cruz,
o “tau” é o sinal dos salvados indicado em: Ezequiel 9,4-6. Encontrá-lo-emos ainda, por exemplo, em: 397.3 -413.6 -491.3 -567.15 -635.4.11.
[59] longínquas Índias, Jesus me diz depois -assim anota Maria Valtorta em rodapé na página do caderno autógrafo -que por Índias quer dizer Ásia meridional, onde agora se encontra o Turkemenistão, o Afganistão e a Pérsia; e acrescenta: explicações a incluir em rodapé na folha
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