Gênesis 2 – Bíblia comentada

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Gênesis 2 – Bíblia comentada
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1.Assim foram concluídos o céu, a ter­ra e todo o seu exército.

2.Tendo Deus terminado no sétimo dia a obra que tinha feito, descansou do seu trabalho.*

3.Ele abençoou o sétimo dia e o consagrou, porque nesse dia descansou de toda a obra da Criação.

4.Tal é a história da criação do céu e da terra. No tempo em que o Senhor Deus fez a terra e o céu,

5.não exis­tia ainda sobre a terra nenhum arbusto nos campos, e nenhuma erva havia ainda brotado nos campos, porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem que a cultivasse;

6.mas subia da terra um vapor que regava toda a sua superfície.

7.O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem se tornou um ser vivente.*

8.Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, do lado do oriente, e colocou nele o homem que havia criado.*

9.O Senhor Deus fez brotar da terra toda a sorte de árvores de aspecto agradável, e de frutos bons para comer; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.

10.Um rio saía do Éden para regar o jardim, e dividia-se em seguida em quatro braços.

11.O no­me do primeiro é Fison, e é aquele que contorna toda a região de Hévila, onde se encontra o ouro.

12.(O ouro dessa região é puro; encontra-se ali também o bdélio e a pedra de ônix.)

13.O nome do segundo rio é Geon, e é aquele que contorna toda a região de Cuch.

14.O nome do terceiro rio é Tigre, que corre ao oriente da Assíria. O quarto rio é o Eufrates.

15.O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden, para cultivar o solo e o guardar.

16.Deu-lhe este preceito: “Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim;

17.mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente”.

18.O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar que lhe seja adequada”.

19.Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves do céu, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome.

20.O homem pôs nomes a todos os animais, a todas as aves do céu e a todos os animais do campo; mas não se achava para ele uma auxiliar que lhe fosse adequada.

21.Então, o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar.

22.E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.*

23.“Eis agora aqui – disse o homem – o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.”*

24.Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.*

25.O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam.

 

 

Gênesis 2

2.2 Deus… descansou No hebraico, o verbo significa “cessar”, “parar de fazer”. Daí vem a palavra hebraica shabat (“sábado”), que quer dizer “descanso” (Êx 20.8-11; 31.17; Hb 4.9-10).

2.4b o Senhor Deus Pela primeira vez na Bíblia aparece este nome de Deus. “Deus” é um nome genérico, que pode também ser usado para outros deuses. Senhor é um título que, nesta e em outras traduções, aparece em lugar do nome sagrado do Deus de Israel, que, em hebraico, é composto de quatro consoantes (yhwh) e que, provavelmente, fosse lido como “Javé” (ver 3.14, n.). Algumas traduções traduzem por “(Deus) Jeová”, mas a maioria prefere a expressão “o Senhor Deus”. fez Ver Gn 1.7, n.

O jardim do Éden 2.4b-25
Neste relato da criação, Deus forma o primeiro homem (v. 7), planta um jardim e põe o homem ali para cuidar dele (vs. 8-17); só mais tarde é que ele forma a primeira mulher (vs. 21-25).

2.6 uma corrente de água O texto original hebraico também pode ser traduzido por “um vapor”.

2.7 do pó da terra… formou o ser humano Jó 10.9; 34.15; 1Co 15.45-49. Em hebraico, a palavra “terra” (adamah) é parecida com “ser humano” (adam). A vida do ser humano depende de Deus e não de si mesma ou de outras forças da natureza (Sl 104.29). formou O verbo hebraico aqui e nos vs. 19,22 é diferente do verbo “criar” (ver Gn 1.1, n.) e do verbo “fazer” (ver Gn 1.7, n.). É o verbo usado para descrever o que um oleiro faz com o barro (Is 29.16; Jr 18.4). se tornou um ser vivo 1Co 15.45.

2.8 um jardim na região do Éden Esse jardim é também chamado de “jardim de Deus” (Ez 28.13; 31.8-9; Ap 2.7). Na Septuaginta, a palavra “jardim” é traduzida por “paraíso”, que, no NT, é outra palavra para “céu” (Lc 23.43; 2Co 12.3). Éden Palavra hebraica que quer dizer “delícia”, “prazer”. Leste Isto é, a leste da terra de Canaã.

2.9 a árvore que dá vida Essa árvore volta na nova Jerusalém (Ap 2.7; 22.2,14,19). o conhecimento do bem e do mal A capacidade de fazer diferença entre o que é bom e o que é mau. Também se pode tomar a frase no sentido de “o conhecimento de tudo”, que é algo que Deus tem (Gn 3.22).

2.11 Pisom Não se sabe que rio é este. Havilá Possivelmente, um país localizado na península arábica (Gn 25.18; 1Sm 15.7).

2.13 Giom Não se sabe que rio é este. Cuche Geralmente, quer dizer o país da Etiópia; mas é possível que, aqui, seja uma região localizada na Mesopotâmia.

2.16 o Senhor deu ao homem a seguinte ordem Essa ordem serviria para lembrar ao homem que ele é criatura de Deusas frutas de qualquer árvore Inclusive as frutas da árvore que dá vida (v. 9).

2.17 certamente morrerá Rm 6.23.

2.18 fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade Ajuda o homem também poderia receber dos animais. No entanto, “uma ajudadora que fosse como a sua outra metade” (v. 20) Deus ainda precisava fazer.

2.19 formou da terra Como tinha formado o ser humano (v. 7).

2.20 Ele pôs nomes Mostrando assim que ele tem poder sobre os animais (Gn 1.28).

2.22 formou Ver v. 7, n.

2.23 mulher… homem Em hebraico, “mulher” é ishah; “homem” é ish.

2.24 os dois se tornam uma só pessoa No sentido de que um completa o outro. No NT, este texto é citado para mostrar que Deus quer que o casal fique junto até que a morte os separe (Mt 19.5; Mc 10.7-8; 1Co 6.16; Ef 5.31).

2.25 estavam nus, mas não sentiam vergonha No jardim do Éden, a nudez era algo bem natural. Depois da desobediência de Adão e Eva, isso mudou (Gn 3.7; 2Sm 10.4-5; Ez 16.7-8).

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