O que é Ascensão na Igreja Católica
A Ascensão na Igreja Católica refere-se à crença de que Jesus Cristo subiu ao céu após sua ressurreição. Este evento é celebrado anualmente no calendário litúrgico como uma festa importante para os católicos.
Significado Teológico
Do ponto de vista teológico, a Ascensão de Jesus representa sua glorificação e sua exaltação à direita de Deus Pai. Este evento é considerado um dos mistérios centrais da fé cristã e é mencionado no Credo Niceno.
Importância na Fé Católica
A Ascensão de Jesus é fundamental para a fé católica, pois demonstra a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, bem como sua promessa de retornar no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos.
Relação com a Páscoa
A Ascensão de Jesus ocorreu 40 dias após a Páscoa, o que simboliza a plenitude do tempo de sua presença terrena e o início da missão da Igreja de espalhar o Evangelho pelo mundo.
Ensino da Igreja
A Igreja Católica ensina que a Ascensão de Jesus é um evento real e histórico, que foi testemunhado pelos apóstolos e que tem implicações profundas para a vida dos fiéis.
Esperança na Segunda Vinda
A Ascensão de Jesus também é vista como um lembrete da promessa de sua segunda vinda, quando ele retornará para estabelecer seu Reino de justiça e paz na Terra.
Intercessão de Cristo
Os católicos acreditam que, após sua Ascensão, Jesus continua a interceder por nós diante do Pai, sendo nosso mediador e advogado junto a Deus.
Missão da Igreja
A Ascensão de Jesus marca o início da missão da Igreja de levar o Evangelho a todas as nações e de ser testemunha de Cristo até os confins da Terra.
Esperança e Consolação
A Ascensão de Jesus traz esperança e consolação aos fiéis, lembrando-os de que ele está presente em suas vidas e que um dia voltará para levá-los consigo para a vida eterna.
Convite à Conversão
A Ascensão de Jesus é um convite à conversão e à fidelidade ao Evangelho, lembrando os católicos de sua responsabilidade de viver de acordo com os ensinamentos de Cristo.