História de Maria Valtorta e seu Poema do Homem-Deus (Evangelho como me foi revelado)

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História de Maria Valtorta e a Poema do Homem-Deus

Maria Valtorta foi uma mística católica italiana famosa por sua santidade pessoal e seus extensos escritos,
sendo o mais notável deles o Poema do Homem-Deus (agora com direito O Evangelho Revelado para Mim
na edição mais recente). Esta obra é semelhante em alguns aspectos à Venerável Maria de Ágreda Cidade
mística de deus e os escritos da beata Anne Catherine Emmerich sobre a vida de Jesus e Maria. No
entanto, é o único que ultrapassa ambas as obras em seu volume, seu nível de detalhe, sua capacidade de
ser cientificamente analisado e até comprovado pela ciência e sua importância para os nossos tempos.
Maria Valtorta nasceu em 1897 em Caserta, Itália. Em sua juventude, ela teve a sorte de receber uma forte
educação clássica, antes de se mudar para Viareggio, Itália, em 1924, onde passou a maior parte de sua
vida restante. Maria Valtorta era membro da Ordem Terceira dos Servos de Maria. Ela era bem educada,
industriosa, inteligente e talentosa.

Em 1920, aos 23 anos, enquanto caminhava pela rua com sua mãe, ela foi atingida nas costas com uma
barra de ferro por um delinquente anarquista comunista. Ela ficou confinada a uma cama por três meses,
e então se recuperou o suficiente para ser capaz de se mover novamente. Em 1925, leu a autobiografia de
Santa Teresinha do Menino Jesus e, por ela inspirada, ofereceu-se como alma vítima ao Divino Amor
Misericordioso. Cinco anos depois, ela fez votos privados de virgindade, pobreza e obediência, e então
(depois de muita deliberação e preparação) ofereceu-se também como vítima à Justiça Divina.
Deus aceitou sua oferta. Como resultado de complicações de seu ferimento em 1920, além de ter
contraído inúmeras e terríveis doenças que lhe causaram grande dor, ela ficou acamada no início de
1934, e foi forçada a permanecer nela pelos 28 anos restantes de sua vida. Ela sofreu terrivelmente.
Um artigo relata os eventos de suas visões e ditados (minhas adições no texto estão entre colchetes):1
Na manhã da Sexta-feira Santa, 23 de abril de 1943, ela relatou uma voz repentina falando com ela
e pedindo-lhe que escrevesse. Do quarto dela a Maria chamou a Marta Diciotti [sua companheira],
mostrou-lhe o lençol nas mãos e disse que alguma coisaextraordinário aconteceu. Marta ligou para
o padre Migliorini [diretor espiritual de Maria] a respeito do ditado Maria havia relatado e ele chegou logo depois.

O padre Migliorini pediu-lhe que escrevesse
tudo o que recebesse e, com o tempo, forneceu-lhe cadernos para escrever.
A partir de então, Maria escreveu quase todos os dias até 1947 e intermitentemente
nos anos seguintes até 1951. Ela escrevia com uma caneta-tinteiro no caderno apoiado
nos joelhos e colocado sobre o quadro que ela mesma fizera. Ela não preparou
esboços, nem sabia o que escreveria de um dia para o outro, e não releu para corrigir.
Às vezes ligava para Marta para ler o que havia escrito.
Uma das declarações de Maria diz:
“Posso afirmar que não tive origem humana para saber o que escrevo e o que, mesmo
enquanto escrevo, muitas vezes não entendo.”
Seus cadernos eram datados a cada dia, mas sua escrita não estava em sequência, pois alguns dos
últimos capítulos de O Poema do Homem Deus foram escritos antes dos primeiros capítulos, mas o
texto flui suavemente entre eles.

De 1943 a 1951, Valtorta produziu mais de 15.000 páginas manuscritas em 122 cadernos. Ela
escreveu sua autobiografia em 7 cadernos adicionais. [Seu total de escritos inclui uma série de quase
700 visões da vida terrena de Jesus com Maria, os apóstolos e muitos de seus contemporâneos, cerca
de 800 ditados de Jesus e cerca de 300 outras revelações, muitas das quais eram de Nossa Senhora e
seu guardião anjo.] Estas páginas manuscritas se tornaram a base de seu trabalho principal,O Poema
do Homem Deus, [que] constituem [s] cerca de dois terços de sua obra literária [total]. As visões
fornecem um relato detalhado da vida de Jesus desde sua [concepção até sua ascensão, e a vida de
Maria desde sua imaculada concepção até sua assunção] com mais elaboração do que os Evangelhos
fornecem. Por exemplo, enquanto o Evangelho inclui algumas frases sobre as bodas de Caná, o texto
inclui algumas páginas e narra as palavras faladas entre as pessoas presentes. [Outro exemplo: a
Paixão tem cerca de cinco páginas nos Evangelhos canonizados, mas tem quase 200 páginas no
Poema do Homem-Deus. Aproximadamente 98,5% de todas as passagens do Evangelho nas
Escrituras canonizadas que relatam a vida de Jesus e Maria foram descritas em detalhes sem
precedentes em suas visões incluindo as palavras faladas, parábolas e lições de Jesus – além de uma abundância de eventos
anteriormente não registrados]. As visões descrevem as muitas viagens de Jesus pela Terra Santa e
Suas conversas com [multidões] de pessoas, [incluindo Sua Mãe Maria, os Apóstolos e mais de 500
personalidades diferentes de nacionalidades judias, romanas, gregas, filisteus e samaritanas.

O Poema do Homem-Deus contém visões que cobrem aproximadamente 500 dias do período de 1200 dias
compreendendo o Ministério Público de Jesus (isto equivale a cobrir aproximadamente 42% do total de dias de Seu Ministério Público de 3 anos e 4 meses).

O Poema descreve em detalhes 179 milagres que Jesus realizou, apenas 30 dos quais são mencionados nos
Evangelhos canonizados; e dá 97 parábolas completas (a maioria das quais tem páginas), apenas 39 das
quais estão resumidas nos Evangelhos canônicos.

A tradução para o inglês do Poema do Homem-Deus contém 647 visões da vida de Nosso Senhor e
Nossa Senhora em suas 4.196 páginas – e muitos especialistas verificaram que não contém erros
significativos, confusões ou equívocos, nem uma única pessoa, lugar ou coisa fora lugar, embora
inclua mais de 500 personalidades, mais de 350 locais nomeados, 950 citações e referências a 40 livros
do Antigo Testamento nos discursos de Jesus, um arranjo cronológico e sistema de datação
recentemente proposto dos Evangelhos (não é uma tarefa fácil de realizar), e uma vasta quantidade
de informações geográficas, climáticas, agrícolas, históricas, astronômicas e cartográficas, cuja
exatidão as autoridades nestes campos verificaram com espanto apropriado.

Por exemplo, um Ph.D.da Harvard University. professor graduado de física teórica na Purdue University analisou suas
observações astronômicas em muitas de suas visões e declarou que suas observações astronômicas
detalhadas, sequenciamento da fase lunar e outros detalhes relacionados são notavelmente
consistentes com suas datas e sistema de datação, e que ela não poderia ter verificado este acordo ou
ter previsto essas observações astronômicas ao longo de centenas de episódios, como ela fez sem um
computador. E lembre-se: ela os escreveu na década de 1940, bem antes de os computadores serem
inventados. Seu conhecimento detalhado, exato e muitas vezes incomparável da situação política,
religiosa, econômica, social e familiar – bem como a vestimenta – dos antigos judeus, samaritanos e
romanos surpreendeu até mesmo estudiosos bíblicos de renome mundial.

Além de tudo isso, ela recebeu 166 de suas visões fora de ordem e, portanto, escreveu 26% dos capítulos
fora da ordem sequencial; mas no final de sua obra, após serem colocados em ordem de acordo com as
instruções de Jesus, apresenta uma sequência contínua de eventos em que nem uma vez Jesus (ou
qualquer um dos outros 500 personagens) em um lugar inconsistente com a história linha ou o tempo e
distância necessários para viajar, embora ela tenha Jesus ministrando em mais de 350 locais nomeados e
viajando 4.000 milhas em seis ciclos diferentes pela Palestina. Este é um entremuitos das provas que
comprovam a origem sobrenatural de suas revelações (para obter detalhes completos, consulte o capítulo
deste e-book intitulado “Provas da origem sobrenatural das visões de Maria Valtorta descritas em seu
trabalho”).
Se você deseja visualizar seis cópias digitalizadas de seus escritos originais em seus cadernos, consulte:
Cadernos digitalizados MariaValtorta.com.

Continuando com o artigo citado anteriormente as páginas manuscritas eram caracterizadas pelo fato de não incluírem sobrescritas,
correções [exceto as menores] ou revisões, e pareciam um pouco com ditados.

O fato de ela frequentemente sofrer de doenças cardíacas e pulmonares durante o
período das visões tornou o fluxo natural do texto ainda mais incomum. Os leitores
costumam se surpreender com o fato de que as frases atribuídas a Jesus nas visões
têm um tom e um estilo distintos e reconhecíveis, distintos do resto do texto. Visto
que ela nunca saiu da Itália e passou grande parte de sua vida acamada, os escritos
de Maria refletem um surpreendente conhecimento da Terra Santa. Um geólogo,
Vittorio Tredici, afirmou que seu conhecimento detalhado dos aspectos topográficos,
geológicos e mineralógicos da Palestina é inexplicável. E um arqueólogo bíblico,
Padre Dreyfus,
As provas da origem sobrenatural dos escritos de Maria Valtorta são tão numerosas e profundas, que os
comentários daqueles três especialistas nas páginas anteriores são apenas uma fração da evidência da
origem sobrenatural do Poema. A quantidade esmagadora e os tipos de evidências são explicados em
detalhes posteriormente neste e-book, junto com uma avaliação de todas as principais críticas e
argumentos contra suas obras e uma refutação completa de todos esses argumentos.

Com relação ao seu extraordinário insight sobre uma vasta gama de campos teológicos e científicos, os
céticos podem dizer: “ela apenas teve muita sorte”. Mas essa posição cética não pode ser mantida quando
você olha para a massa de “acidentes bizarros” / “coincidências” extraordinárias / “sortes” inexplicáveis
em tantas áreas da ciência nas revelações de Maria Valtorta que, no seu conjunto, agem como gotas em
um balde esse transbordamento e demolir a possibilidade de que tudo isso fosse apenas um acaso. Além
das esferas religiosas (teologia e exegese bíblica), essas áreas da ciência nas quais ela mostra uma
experiência extraordinária além do que ela mesma poderia ter conhecido incluem geografia, geologia,
topografia, arqueologia, astronomia, história, flora e fauna, etnologia, sistemas intrincados de calendário ,
conhecimento agrícola, bem como escrever sobre um fenômeno médico que poucos médicos consumados
de sua época saberiam descrever com tanta exatidão e detalhe. A coincidência exata de suas visões
detalhadas com as recentes descobertas científicas sobre o Sudário de Torino e sua previsão sobre o Véu
de Verônica, que foi provada pela ciência moderna pela primeira vez, décadas após sua morte, é mais um
desses “acidentes estranhos” ou extraordinárias “coincidências” que juntamente com omiríades de outros
semelhantes em toda uma série de ciências diferentes é um argumento e tanto!

O que é particularmente extraordinário é que ela não teve o aprendizado necessário para saber essas coisas sozinha,
ela ficou acamada durante a maior parte de sua vida (incluindo durante o tempo em que escreveu todos os seus
escritos), e ela escreveu essas 15.000 páginas manuscritas em quase três anos e meio em meio a múltiplas doenças
crônicas e com apenas um catecismo e uma Bíblia para livros. Pesquisas foram feitas em
8.000 dados de seus escritos em uma ampla variedade de campos científicos, e foi
demonstrado que correspondem a fontes confiáveis com 99,6% de precisão. Existem
também provas inegáveis de inspiração sobrenatural que estão além do escopo do
acaso e não podem ser explicadas ou negadas, conforme descrito em muitos dos
capítulos de prova deste e-book (como o Dr. da Universidade de Purdue
Um prelado de alto escalão entregou pessoalmente ao Papa Pio XII uma cópia datilografada de 12 volumes
do Poema do Homem-Deus em 1947. Nos meses seguintes, o padre que estava encarregado da entrega
postal diretamente à mesa do Papa Pio XII viu o marcador nos escritos de Valtorta em sua mesa avançando
dia a dia.3 Depois que esses volumes foram avaliados pelo Papa, ele concedeu uma audiência especial com
os três Servitas de Maria encarregados desta obra: pe. Corrado M. Berti, OSM (professor de teologia
dogmática e sacramental na Pontifícia Faculdade Teológica Marianum de Roma de 1939 em diante, e
Secretário dessa Faculdade de 1950 a 1959), pe. Romualdo M. Migliorini (Prefeito Apostólico na África) e pe.
Andrew M. Cecchin (Prior do Colégio Internacional dos Servos de Maria de Roma). Nesta audiência, como
Bispo de Roma e Vigário de Cristo, o Papa Pio XII ordenou-lhes que o publicassem, dizendo:“Publique como
está. Não há necessidade de opinar se é de origem sobrenatural. Quem ler vai entender.

O padre Berti testemunha: “Eu perguntei ao Papa se deveríamos remover as inscrições: ‘Visões’ e ‘Ditados’ de O poema
antes de publicá-lo. E ele respondeu que nada deveria ser removido. ”5 Frs. Berti, Migliorini e Cecchin
documentaram as palavras do Papa imediatamente depois. Fr. O testemunho assinado de Berti está
localizado em Isola del Liri, Itália (e também pode ser visto online). A audiência do Papa Pio XII com esses
três padres também foi documentada historicamente no dia seguinte, 27 de fevereiro de 1948, no jornal do
VaticanoL’Osservatore Romano. Essas três testemunhas oculares eclesiásticas eram de renome distinto, e
pode valer a pena mencionar que em um tribunal nos Estados Unidos, apenas duas testemunhas oculares
são necessárias para condenar alguém à pena de morte.

Esta ordem do Papa Pio XII na frente de três testemunhas tornou-a tão vinculativa quanto uma ordem por escrito, de acordo com o Código de Direito
Canônico de 1918, que estava em vigor em 1948.6 Cardeal Edouard Gagnon (que teve um
Doutorado em Teologia e lecionou direito canônico por dez anos no Grande Seminário) escrevendo para o
Centro de Pesquisas Maria Valtorta do Vaticano em 31 de outubro de 1987, referindo-se à ação do Papa Pio XII
como: “O tipo de Imprimatur oficial concedida perante testemunhas pelo Santo Padre em 1948.”7
Também é significativo que o Cardeal Gagnon fosse conhecido como um especialista em censura, um tema para
o qual ele havia escrito um livro de referência em 1945: A censura de livros (Éditions Fides, Montreal, 222
páginas).

A palavra imprimatur significa apenas “pode ser impresso” (em latim: “seja impresso”). Aqui o Papa foi
mais longe: elecomandado eles, “Publicar esta obra tal como está. “Além disso, o conteúdo foi
considerado aceitável e muito bom para o seu julgamento, pois ele disse:” Publique esta obra
exatamente como é. ” O Papa Leão X afirmou no Quinto Concílio de Latrão: “Quando se trata de
revelações proféticas, o Papa é o único juiz! ”

Maria Valtorta estava relutante em concordar com a publicação de seus escritos, mas por causa do comando do
Papa Pio XII, e em obediência ao seu diretor espiritual, ela concordou em permitir que pe. Migliorini (e mais tarde
Pe. Berti) tenta. oPoema do Homem-Deus foi finalmente publicado pela primeira vez em 1956. Porém,
infelizmente, assim como São Padre Pio foi condenado cinco vezes pelo Santo Ofício por motivos infundados (o
que foi posteriormente retirado) e assim como a Venerável Maria de Ágreda Cidade mística de deus uma vez foi
colocado no Índice de livros proibidos (e posteriormente anulado, retirado do Índice, e aprovado por muitos
papas), a primeira edição do Poema do Homem-Deus foi colocado no Índice de livros proibidos pelo Santo Ofício
por razões injustificadas e infundadas. Para obter detalhes completos, consulte o capítulo deste e-book intitulado“
Uma análise e os detalhes completos sobre a primeira edição do poema que está sendo colocado no índice de
livros proibidos ”. No entanto, a segunda edição doPoema do Homem-Deus finalmente recebeu aprovação do
Santo Ofício para publicação dois anos depois e treze anos após a ordem do Papa Pio XII de publicá-la (que ainda
estava em vigor), conforme relatado por um site bem documentado: [Fr. Corrado Berti, OSM, supervisionou a edição e publicação do Poema.

Foi também professor de teologia dogmática e sacramental na Pontifícia Faculdade de Teologia Marianum de Roma, de
1939 em diante, e Secretário dessa faculdade de 1950 a 1959]. Depois de já terem saído os
primeiros volumes da 2ª edição de 10 volumes, agora com o nome de Valtorta e com pe.
Anotações teológicas de Berti, foi novamente convocado ao Santo Ofício em dezembro de 1961,
onde pôde, em clima de sereno diálogo, relatar as palavras anteriores e a aprovação de Pio XII
de 1948, e exibir as certificações favoráveis de outros. autoridades. Entre eles estavam três
consultores do próprio Santo Ofício: o Padre (posteriormente Cardeal) Augustin Bea, SJ,
confessor de Pio XII e Reitor do Pontifício Instituto Bíblico; Mons. Alfonsus Carinci, Secretário da
Sagrada Congregação dos Ritos; e Fr. Gabriele Roschini, OSM, teólogo e mariólogo, cujas certificações impressionaram
favoravelmente o Cardeal Pizzardo, então Secretário do Santo Ofício.

Requerido a entregar um relatório e alguma documentação, pe. Berti voltou quatro vezes mais
ao Santo Ofício em 1961, e sempre foi capaz de lidar com seu Vice-Comissário, Pe. Giraudo, OP
De Pe. Giraudo ele finalmente obteve uma sentença que efetivamente revogou a censura de
1959 sobre oÍndice. O Padre Giraudo afirmou: “Não temos objeções à publicação desta 2ª
edição”, concluindo com: “Veremos como o trabalho [oPoema] é bem-vindo. ”
Desde a época que o Poema do Homem-Deus foi publicado pela primeira vez em 1956, foi
traduzido para mais de 30 idiomas, tornando Maria Valtorta a autora italiana mais lida em
muitas línguas em todo o mundo.11 A tradução para o inglês do Poema do Homem-Deus
fez sua estreia nos Estados Unidos em 1986.

o Poema do Homem-Deus recebeu tremenda aprovação eclesiástica, incluindo o Papa Pio XII (que, em
1948, ordenou que fosse publicado), o Santo Ofício, 13 anos depois, em 1961 (e novamente em
1992) concedeu permissão para a publicação de seu trabalho, o bispo Roman Danylak, STL, JUD (que
emitiu um documento oficial carta de endosso da tradução para o inglês do Poema do Homem-Deus em
2001), e o Arcebispo Soosa Pakiam M. de Trivandrum, Índia (que concedeu o imprimatur
da tradução Malayalam do Poema em 1993). Também recebeu a aprovação documentada de três
Consultores do Santo Ofício em 1951-1952, cinco professores em universidades pontifícias de Roma,
o Beato Gabriel Allegra, OFM (um santo exegeta e teólogo de renome mundial), Pe. Gabriel Roschini,
OSM (mariologista de renome mundial, professor condecorado e fundador da Pontifícia Faculdade de
Teologia Marianum de Roma, Consultor do Santo Ofício, e que escreveu mais de 130 livros
totalmente ortodoxos sobre Nossa Senhora), e muitos outros cardeais, arcebispos, bispos e padres.
Pelo menos 28 bispos aprovaram, endossaram ou elogiaram o Poema
(Bispos que representam 11 países diferentes)

Aqueles que aprovaram / endossaram / elogiaram o Poema do Homem-Deus incluir:
24 Clérigos ou Doutores em Teologia /
Divindade / Direito Canônico extremamente eruditos
Papa Pio XII
7 Membros ou Consultores do Santo Ofício /
Congregação para as Causas dos Santos
4 cardeais
14 arcebispos
10 bispos regulares
7 Santos / Abençoados / Veneráveis / Servos de Deus
28 professores universitários

Entre aqueles que aprovaram o Poema do Homem-Deus foi o Arcebispo Alphonsus Carinci, que foi
Secretário da Sagrada Congregação dos Ritos de 1930 a 1960 (que mais tarde foi renomeada como
Congregação para as Causas dos Santos em 1969). O arcebispo Carinci foi o encarregado de investigar as
causas de beatificação e canonização. Ele estava familiarizado com o reconhecimento da verdadeira e falsa
santidade e era de notável reputação. Ele visitou Maria Valtorta três vezes, rezou missa por ela, leu seus
escritos em profundidade, escreveu muitas cartas com ela e analisou seu caso. Ele estava tão convencido
de que seus escritos eram inspirados por Deus, que testemunhas oculares relatam que ele diria a Maria
Valtorta: “Ele é o Mestre. Ele é o Autor ”, e nas cartas a Maria Valtorta escreveu“ Autor ”com“ A ”maiúsculo.12
O arcebispo Carinci foi uma das duas autoridades proeminentes que aconselharam o padre. Corrado Berti
entregará exemplares datilografados doPoema do Homem-Deus ao Papa Pio
XII, o que o levou a sua ordem papal de publicá-lo em 1948.13 Em janeiro de 1952, o arcebispo Carinci
também escreveu uma certificação completa e uma revisão positiva do trabalho de Valtorta (quatro
páginas quando datilografada), que foi publicada.14 Nesse mesmo ano, ele também escreveu uma carta em
seu nome e em nome de outras oito autoridades de destaque (entre elas, dois Consultores do Santo Ofício,
três professores de universidades pontifícias de Roma, um Consultor da Sagrada Congregação dos Ritos e
o Prefeito de o Arquivo Secreto do Vaticano) a ser entregue ao Papa Pio XII em audiência, embora a
audiência não tenha sido organizada. O Arcebispo Carinci é também uma das autoridades cujas
certificações favoráveis sobre Maria Valtorta foram entregues ao Santo Ofício em 1961 pelo pe. Corrado
Berti, que levou o Santo Ofício a conceder a aprovação da publicação da segunda edição de sua obra.16
Entre os outros bispos que oficialmente aprovam e promovem o Poema do Homem-Deus são:
Arcebispo Alberto Ramos de Belém, Brasil, que concedeu o imprimatur a uma antologia da
Poema do Homem-Deus que foi publicado em 1978;

O Arcebispo Núncio Apostólico Pier Giacomo De Nicolò, que pregou sobre Maria Valtorta e seus escritos com aprovação positiva para os anos 50º
aniversário da morte de Maria Valtorta em 2011 na basílica onde está sepultada; O Bispo John
Venancio (ex-Bispo de Fátima e erudito teólogo que ensinou teologia dogmática numa universidade
pontifícia em Roma); Arcebispo George Pearce, SM, DD; e sete bispos da Índia que enviaram cartas
ao tradutor da tradução do Malayalam doPoema elogiar e endossar sua tradução e divulgação,
afirmando que nada há contra a fé ou a moral na Poema (um deles era cardeal, outro era arcebispo
e os outros cinco eram bispos regulares – dois dos quais foram posteriormente nomeados
arcebispos).

Cartas originais assinadas digitalizadas por computador de cada uma das aprovações
dos sete bispos podem ser baixadas e visualizadas online aqui: Biblioteca de documentos MariaValtorta.net.

Existem também relatos de testemunhas oculares documentadas por várias fontes confiáveis que o
Santo Padre Pio aprovou e encorajou a leitura das obras de Maria Valtorta, e que ele teve experiências
místicas com Maria Valtorta durante o tempo em que ambas estavam vivas (veja o capítulo deste e-book
intitulado “Padre Pio e Maria Valtorta” Para ler sobre essas contas).

Existem também muitos outros bispos, arcebispos, cardeais e teólogos confiáveis e bem
instruídos não mencionados acima que aprovam e endossam o Poema do Homem-Deus.
Além da significativa aprovação eclesiástica do Poema – muitos dos quais testemunham que estão certos
de que esta é uma autêntica revelação privada de Deus – há uma multidão de especialistas em uma
grande variedade de ciências e artes seculares que atestam a evidência da origem divina do Poema,
escrevendo com autoridade em seu campo específico e área de especialização.
Um dos eclesiásticos mais notáveis que promoveu os escritos de Maria Valtorta foi o pe. Gabriel
Roschini, OSM (ordenado em 1924). Fr. Gabriel Roschini foi um mariólogo de renome mundial,
professor condecorado e fundador da Pontifícia Faculdade de Teologia Marianum em Roma em 1950
sob o Papa Pio XII, professor da Pontifícia Universidade Lateranense e Consultor do Santo Ofício e da
Sagrada Congregação para as Causas dos Santos. Durante o pontificado do Papa Pio
XII, ele trabalhou em estreita colaboração com o Vaticano nas publicações marianas. É considerado por muitos o
maior mariologista dos 20º século, foi muito estimado por todos os papas durante sua vida sacerdotal
(especialmente o papa Pio XII), e foi freqüentemente referido pelo papa João Paulo II como um dos maiores
mariologistas que já viveram.

Fr. Roschini também conheceu Valtorta pessoalmente, mas admitiu que, como muitos outros, ele era um
cético respeitoso e condescendente. Mas depois de estudar cuidadosamente seus escritos para si mesmo,
ele passou por uma mudança radical e entusiástica de coração, mais tarde declarando que Valtorta era“Um
dos dezoito maiores místicos de todos os tempos.”17 Em seu último livro de 395 páginas, que ele disse ser
seu livro mais importante, A Virgem Maria nos escritos de Maria Valtorta, declarou que a mariologia
encontrada nos escritos de Maria Valtorta supera a soma total de tudo o que ele leu, estudou e publicou (e
publicou mais de 790 artigos e escritos diversos e 130 livros, 66 dos quais com mais de 200 páginas – quase
todos em mariologia).

Mais detalhes sobre a aprovação eclesiástica do Poema do Homem-Deus, as tremendas evidências
científicas e de outros tipos que atestam a origem sobrenatural do Poema, as críticas e argumentos
contra o Poema e respostas ou refutações desses argumentos, e uma comparação dos escritos de Maria
Valtorta com os escritos de outros místicos aprovados são todos cobertos em capítulos posteriores deste
e-book.

O Prof. Leo A. Brodeur, MA, Lèsl., Ph.D., H.Sc.D., escreveu:
[Para aqueles que afirmam] que os escritos de Valtorta não eram de origem sobrenatural, eles investigaram
para ver que tipo de pessoa Valtorta era? Se tivessem feito isso, teriam rapidamente descoberto que ela era
uma católica boa, sincera e devota, uma inválida que tinha uma vida profunda de oração e vivia de acordo
com elevados padrões morais. Eles teriam descoberto que ela freqüentemente afirmava, explicitamente, em
termos inequívocos que estava tendo visões e ditados de Jesus e de outras pessoas celestiais, e que ela
percebeu a gravidade de suas reivindicações.
Agora, se suas visões e ditados fossem meras formas literárias de sua própria invenção deliberada,
ela teria sido uma mentirosa inescrupulosa; mas esta hipótese é excluída pelos testemunhos de todos
os padres e freiras e leigos que a conheceram.

Ou e se Valtorta tivesse sido louco e tivesse imaginado todas aquelas visões e ditados e os confundido com
ocorrências místicas reais (e assim escapado da acusação de ser um embusteiro)? Essa hipótese de loucura cai por
terra à luz de sua vida diária durante os anos em que escreveu. Dentro dos limites de suas deficiências físicas, ela
funcionava muito bem: ela cuidava das pessoas, se mantinha atualizada sobre os eventos do mundo atual,
escrevia cartas coerentes e perspicazes e tinha uma mente inteligente, brilhante e perspicaz, conforme observado
por todos os seus visitantes , alguns dos quais eram estudiosos da Igreja ou leigos com formação universitária.
Maria Valtorta morreu em 12 de outubro de 1961. Um artigo relata: “O Reitor da Ordem Terceira dos
Servos de Maria, pe. Innocenzo M. Rovetti, ajudou-a em seu leito de morte. No exato momento em que o
padre recitou as palavras:Proficiscere, anima Christiana, de hoc mundo (“Afasta-te, alma cristã, deste
mundo ”), Maria deu o seu último suspiro. Dez anos após a morte de Maria Valtorta, em 12 de outubro,
1971, seus restos mortais foram exumados da terra e colocados no nicho da família. Em 2 de julho de
1973, porém, com as autorizações civis e eclesiásticas, foram transferidos de Viareggio para Florença
para serem sepultados na Capela Capitular do Grande Claustro da Basílica da Santíssima Anunciação
[igreja matriz da Ordem dos Servos] , onde o túmulo de Maria Valtorta ainda é venerado. ”19 Fr. Gabriel
Roschini, OSM, mariologista de renome mundial, escreveu que após sua morte,“As pessoas notaram
que sua mão direita – com a qual ela havia escrito tantos textos sublimes – ao contrário da esquerda,
mantinha a cor, a flexibilidade e a beleza de alguém vivo em vez de morto.”20 Fr. Roschini presidiu à
transferência dos restos mortais de Maria Valtorta de Viareggio para o Grande Claustro da Basílica da
Santíssima Anunciação, incluindo a presidência da missa, proferindo o discurso adequado para esta
ocasião e dando a bênção para o seu enterro.21 A inscrição em seu túmulo diz: “Divinarum Rerum
Scriptrix”(Escritor das Coisas Divinas).

Há um vídeo online muito bem feito que fornece uma linha do tempo de eventos importantes em sua vida.

Linha do tempo de Maria Valtorta.
Se você quiser ver todos os escritos originais e obras publicadas de Maria Valtorta em uma linha do tempo que
mostra quando ela os escreveu e o conteúdo geral dessas obras, consulte a seguinte:
Linha do tempo dos livros essenciais de Maria Valtorta (PDF).

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