Diferença entre autoconhecimento e humildade

Os Três Fiat
Diferença entre autoconhecimento e humildade
Clique na barra abaixo para escutar em áudio
Listen to this article

12 de janeiro de 1900 Diferença entre autoconhecimento e humildade.

Encontrando-me em meu estado habitual, meu adorável Jesus entrou em um estado de compaixão. Ele manteve as mãos amarradas com força e o rosto coberto de espetos e várias pessoas lhe dando um tapa horrível; e Ele permaneceu quieto, placidamente, sem fazer um movimento ou lamentar, nem mesmo um movimento dos cílios, para mostrar que queria sofrer aqueles ultrajes e, isso, não apenas externamente, mas também internamente. Que espetáculo emocionante, partir os corações mais difíceis! Quantas coisas que disse com aqueles espetos pendurados, sujos de lama! Fiquei horrorizada, tremi, vi-me toda orgulhosa diante de Jesus.
Enquanto Ele estava nesse aspecto, Ele me disse:

“Minha filha, os pequeninos se deixam manejar como você deseja, não aqueles que são pequenos por razões humanas, mas aqueles que são pequenos, mas cheios da razão divina. Só posso dizer que sou humilde, porque no homem o que se chama humildade, é preciso dizer que o conhecimento de si mesmo e aqueles que não se conhecem já andam na falsidade ”. Por alguns minutos, Jesus fez silêncio e eu estava apenas contemplando-o. Enquanto fazia isso, vi uma mão que carregava uma luz que remexia em meu interior, nos esconderijos mais íntimos, queria ver se havia em mim o conhecimento de mim mesmo e o amor por humilhações, confusões e desgraças. Aquela luz encontrou um vazio em meu interior – e eu também vi – que tinha que ser preenchido com humilhações e confusões, por exemplo, do abençoado Jesus.

Oh, quantas coisas me fizeram entender essa luz e aquele rosto santo que estava diante de mim! Eu disse a mim mesma: “Um Deus, por meu amor humilde e confuso, e eu, um pecador, sem esses uniformes! Um Deus estável, firme em suportar tantos insultos, tanto que não se mexe um pouco para sacudir aqueles espetos fedorentos. Ah, seu interior se manifesta para mim diante de Deus e o exterior diante dos homens! E, no entanto, se Ele quiser, pode se libertar, porque não são as correntes que o prendem, mas sua Vontade estável, que a qualquer custo quer salvar a humanidade! E eu Onde estão minhas humilhações, firmeza e constância em fazer o bem pelo meu Jesus e pelo meu próximo? Ah, que vítimas diferentes somos, eu e Jesus! Ai, que não nos conformamos! “Enquanto meu pequeno cérebro estava perdido nisso, meu adorável Jesus me disse:”

Somente minha Humanidade estava cheia de censuras e humilhações, o suficiente para transbordar delas; eis que, portanto, o céu e a terra tremem diante das minhas virtudes e, as almas que Me amam usam minha humanidade como uma escada para subir para lamber algumas gotas de minhas virtudes. Diga-me um pouco: ‘Antes da minha humildade, onde está a sua?’ Só eu posso me orgulhar de possuir verdadeira humildade. Minha Divindade, unida à minha Humanidade, podia fazer maravilhas em cada passo, palavras e ações; em vez disso, voluntariamente, me estreitei no círculo da minha Humanidade e me mostrei aos mais pobres e vim me confundir com os mesmos pecadores. O trabalho da Redenção em um tempo muito curto eu pude operá-lo e também por meio de uma única palavra; mas durante muitos anos, com tantas dificuldades e sofrimentos, para tornar as misérias do homem minhas, eu quis praticar tantas ações diferentes para fazer com que o homem fosse completamente renovado, divinizado, mesmo nas menores obras, porque exercitado de Mim, que era Deus e Homem, eles receberam novo esplendor e permaneceram com a marca das obras divinas.

Minha Divindade escondida em minha Humanidade, [queria] descer a tanta baixeza, submeter-se ao curso das ações humanas, enquanto, com um único ato de Vontade, eu poderia ter criado mundos infinitos; [queria] sentir as misérias, as fraquezas dos outros, como se fossem dele; vendo-se coberto de todos os pecados dos homens perante a Justiça Divina e que [minha Humanidade] teve que pagar a penalidade com o preço de multas inéditas e com o desembolso de todo o seu Sangue, ela exerceu atos contínuos de humildade profunda e heróica. Aí está, ó filha, a enorme diversidade da minha humildade com a humildade das criaturas que, diante da minha, dificilmente são uma sombra; também a de todos os meus santos, porque a criatura é sempre uma criatura e não sabe quanta culpa pesa como eu a conheço. Embora as heroínas das almas, no meu exemplo, sejam oferecidas para sofrer as dores dos outros, mas não são diferentes daquelas, de outras criaturas, não são coisas novas para elas, porque são formadas pelo mesmo barro; então, apenas pensar que essas dores causam novas compras e glorificam a Deus é uma grande honra para elas. Além disso, a criatura é restrita no círculo em que Deus a colocou, nem pode escapar desses limites, de modo que foi cercada por Deus Oh, se estivesse ao seu alcance fazer e desfazer, quaisquer outras coisas que eles fariam , todo mundo iria para as estrelas! Mas minha Humanidade divinizada não tinha limites, mas se estreitou voluntariamente; e isso foi uma tecelagem de todas as minhas obras de humildade heróica.

Esta foi a causa de todos os males que inundam a terra, isto é, a falta de humildade, e eu, com o exercício dessa virtude, tive que atrair todos os bens da Justiça Divina. Ah, sim, para aqueles que não se afastam do meu Trono são dispensados ​​das graças, exceto que, por meio da humildade, nenhuma nota pode ser recebida por Mim se não contiver a assinatura da humildade, nenhuma oração ouvirá meus ouvidos e passará à compaixão do meu coração se não for perfumado pelo cheiro da humildade. Se a criatura não consegue destruir esse germe de honra, de estima – e isso é destruído pelo amor ao desprezo, humilhação, confusão! – ela sentirá um emaranhado de espinhos ao redor do coração, sentirá um vazio no coração que sempre a irritará e a fará muito diferente da minha Santíssima Humanidade. E se você não gosta de humilhações, no máximo poderá se conhecer um pouco, mas não brilhará diante de Mim vestido com o belo vestido de humildade “.

Quem pode dizer quantas coisas eu entendi sobre essa virtude e a diferença entre conhecer a si mesmo e a humildade? Pareceu-me tocar a distinção dessas duas virtudes, mas não tenho palavras para me explicar. Para dizer alguma coisa, tenho uma ideia, por exemplo: um homem pobre diz que é pobre, e também para pessoas que não o conhecem e que talvez possam acreditar que ele possui algo que claramente manifesta sua pobreza. Pode-se dizer que ele se conhece e fala a verdade; e por causa disso ele é mais amado, leva os outros à compaixão por seu mau estado e todos o ajudam. Tal é o conhecer a si mesmo. Se então, aquele pobre homem, com vergonha de manifestar sua pobreza, se gabaria de ser rico, enquanto todo mundo sabe que ele nem mesmo veste suas roupas como cobertura e morre de fome, o que acontece? Todo mundo o despreza, ninguém o ajuda e ele se torna motivo de zombaria e ridículo para quem o conhece; e os pobres, indo de mal a pior, acabam perecendo. Tal é o orgulho diante de Deus e também diante dos homens. E aqui aqueles que não se conhecem já saem da verdade e caem no caminho da falsidade “, ou a diferença de humildade – embora me pareça que são irmãs nascidas e que nunca podem ser humildes se não se conhecerem.

Por exemplo, um homem rico que, despindo-se, por humilhação, de suas roupas nobres, se cobre de trapos miseráveis, vive desconhecido, sem manifestar quem ele é, se confunde com os mais pobres, vive com os pobres como se fossem iguais, deleita seus desprezos e confusões; e eis que [neste homem rico] a bela irmã do autoconhecimento, isto é, humildade. Ah sim! A humildade chama graça, a humildade quebra as correntes mais fortes, o que é pecado. A humildade supera qualquer parede divisória entre a alma e Deus e retorna a Ele. Humildade é a planta pequena, mas sempre é verde e florida, não sujeita a ser rosada por vermes, nem ventos, granizo, ao calor que pode prejudicá-los ou fazê-lo murchar.

A humildade, embora seja a menor planta, envia galhos muito altos, que penetram no Céu e se entrelaçam ao redor do Coração de Nosso Senhor, e apenas os galhos que saem dessa pequena planta têm entrada gratuita nesse Coração adorável. A humildade é a âncora da paz nas tempestades das ondas do mar desta vida. Humildade é sal que tempera todas as virtudes e preserva a alma da corrupção do pecado. Humildade é a pequena grama que aparece no caminho batida pelos viajantes, que desaparece enquanto é pisada, mas imediatamente se vê aparecendo mais bonita do que antes. A humildade é um tipo de enxerto que amolece a planta selvagem. Humildade é o pôr do sol de manhã. A humildade é o recém-nascido da graça. Humildade é a lua que nos guia nas trevas da noite desta vida. A humildade é como aquele comerciante avarento que sabe lidar bem com sua riqueza, ele não perde nem um centésimo da graça que lhe é dada. A humildade é a chave da porta do céu, para que ninguém possa entrar se essa chave não for mantida bem guardada. Finalmente – caso contrário, eu não termino mais e ficaria muito tempo! – humildade é o sorriso de Deus e o choro de todo o inferno.

Vol. 3 Livro do céu

Compartilhe a Divina Vontade
Tags: , , ,

Você também pode gostar

Saindo da Vontade Divina, o conhecimento de Deus e de si mesmo se perde
Livro do Céu Volume 3 Serva de Deus Luisa Piccarreta

Aplicativo Vida na Divina Vontade

ESCOLA DA DIVINA VONTADE

ENCONTRE TUDO RAPIDINHO

Horas da Paixão

31 Dias com Maria 

Giros da Alma

Escritos de Luisa PiccarretaLIVRO DO CÉU

Nossos vídeos no Youtube

Evangelho Maria Valtorta

Vida Intima de Ns Senhor 

VÍDEOS DA ESCOLA 
– ESCOLA DA DIVINA VONTADE

 

   Aplicativo para outros celulares: https://app.vc/dvbeta

Telegram: https://t.me/joinchat/Vy8mSSfh_lVs_nez

Whatszap:
12.988930463

Baixar os: Livros da Valtorta
e Livros da Vida intima

 

           ORAÇÃO DO DIA

¨Mãe celeste, Rainha Soberana do Fiat Divino, toma-me pela mão e mergulha-me na Luz do querer Divino. Tu serás a minha guia, minha terna Mãe, e me ensinarás a viver e a manter-me na ordem e no recinto da Divina Vontade. Amém, Fiat.¨

O que é o Reino da Divina Vontade?

Canal Divina Vontade

Como se faz os 31 Dias com Maria

Formação na Divina Vontade

Músicas da Divina Vontade

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?