Informações biográficas sobre a Serva de Deus Luisa Piccarreta

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Informações biográficas sobre a serva de Deus Luisa Piccarreta e história de suas publicações

Informações biográficas sobre a serva de Deus Luisa Piccarreta e história de suas publicações

Luisa Piccarreta ainda é um nome muito conhecido em Corato, cidade da Puglia, no interior do norte de Bari. Nasceu em 23 de abril de 1865, Domingo da Divina Misericórdia. Ela era a quinta de oito filhas e na noite do mesmo dia foi batizada na Igreja Matriz da cidade. Ela participou da vida de sua família camponesa. O pai, agricultor, administrava as terras de um rico proprietário e, com a família, mudou-se por longos períodos para uma fazenda no planalto de Murge. No início, parecia estranho que esta criança passasse tanto tempo escondida em longas meditações e orações. Aos 9 anos recebeu a Primeira Comunhão e a Confirmação no mesmo dia e começou a ouvir a voz de Jesus no seu “ser interior”, especialmente depois da Comunhão. Como mestre interior, corrigiu e guiou Luísa na sua vida espiritual para que ela se tornasse a Sua “imagem perfeita” e, seguindo o modelo da vida de Nazaré, educou-a à mortificação da vontade de amor. Por isso a Eucaristia tornou-se a sua “paixão predominante”, da qual ela procurava participar sempre que podia. Por volta dos 13 anos sentiu que devia mergulhar na Paixão de Jesus e começou a meditar diariamente. Ela também teve uma visão de Jesus que, sendo levado à crucificação, lhe pediu ajuda. Depois disso começou um longo período de desolação e opressão por parte dos demônios.

Ingressou nas “Filhas de Maria”, congregação leiga de Corato dirigida pelo Padre Michele De Benedittis (1844-1910) e originalmente localizada na Igreja do antigo mosteiro capuchinho. Aqui funcionava também um Colégio Feminino para meninas de famílias abastadas, confiado às Irmãs da Caridade da Imaculada Conceição de Ivrea. Aqui Luísa frequentou apenas os primeiros anos do ensino primário, tendo as Irmãs como professoras.

Seus pais só perceberam a intensa vida interior de Luisa por volta dos 17 anos, quando com a primavera e sua transferência para a fazenda localizada na Torre Disperata, ela apresentou um misterioso e cada vez mais frequente estado de sofrimento com perda de consciência e o experiência subsequente de “petrificação”, durante a qual ela também teve algumas visões de Jesus escolhendo-a como vítima. Os fenômenos aconteciam cada vez com mais frequência, forçando-a a ficar na cama. Este foi o início do que Luisa descreveria como a “nova vida”. Agora começaram os mal-entendidos de sua família e os exames médicos do médico de família. Incapaz de fazer um diagnóstico claro, o médico não teve outra escolha senão sugerir que um padre fosse chamado para uma “visita”. Conseguiram a intervenção do padre agostiniano Cosma Loiodice que conheceu Luísa graças às Filhas de Maria. Para grande surpresa de todos, a bênção sacerdotal libertou-a imediatamente do estado de mal-estar e o padre continuou a fazê-lo sempre que Luísa precisava, durante cerca de quatro anos.

Luisa tornou-se Terciária Dominicana com o nome de Irmã Maddalena na cripta-santuário da Igreja de Santa Maria Greca. Na ausência do Padre Cosma, outros padres recusaram-se a ir ter com Luísa. Então, sua mãe recorreu ao arcebispo de Trani, Giuseppe Bianchi dé Dottula, para que ele designasse um sacerdote permanentemente. O Arcebispo decidiu que o Padre Michele De Benedittis iria para Luisa na ausência do padre agostiniano. No entanto, o Padre De Benedittis assumiu o seu cuidado espiritual permanente a partir de 1886. Luisa contou-lhe pela primeira vez o que aconteceu quando ela perdeu a consciência, das suas visões e da sua vida interior. Outro fenômeno que acompanharia Luisa pelo resto da vida teve início neste período. Depois de comer, com um soluço, ela foi forçada a vomitar. Todos notaram que a comida estava em excelentes condições e acompanhada de um aroma agradável. O seu confessor, Padre Michele, não estava totalmente convencido da natureza extraordinária daqueles fenómenos, por isso testou-a, impondo-lhe a “obediência” em muitas coisas que ela considerava difíceis.

Na segunda quinzena de novembro de 1887, Luísa, com a aprovação do seu confessor, aceitou ficar confinada à cama, oferecendo-se como “vítima voluntária”. A princípio, ela pensou que ficaria ali por quarenta dias em busca de paz para a guerra em curso na África, mas depois entendeu que Jesus queria que ela fizesse esse sacrifício pelo resto da vida. Assim, até sua morte, por cerca de 60 anos, ela permaneceu na cama, sem nenhuma doença e sem nunca ter tido escaras. Durante a noite, quando ela caiu em seu “estado habitual” de mal-estar com a experiência “petrificante”, sua alma muitas vezes deixou seu corpo para estar com Jesus e ouvir Seus ensinamentos.

Foi exatamente durante uma dessas “saídas”, no dia 21 de outubro de 1888 (Celebração da Pureza da Virgem Maria), que ela viveu o seu primeiro casamento místico com Jesus na presença da Virgem Maria e de Santa Catarina de Sena. O casamento místico foi renovado em 7 de setembro de 1890 (véspera da Natividade de Maria) na presença da Santíssima Trindade no Céu e ela recebeu como dom a capacidade de perceber através dos seus sentidos a “habitação” das três Pessoas Divinas no sua alma. Depois, na Celebração da Exaltação da Cruz em 1894 ou 1895, ela viveu o casamento místico da Cruz no lugar da Paixão em Jerusalém. Nesta ocasião recebeu o estigma de que com seu forte pedido permaneceria invisível. Com esta experiência ela também recebeu uma consciência mais profunda dos seus pecados e sentiu uma profunda tristeza por eles. Jesus conduziu-a pelo caminho da uniformidade progressiva, da conformidade e da perfeita consumação na humanidade de Cristo, através de purificações contínuas.

Quando, em 1898, Fr. Michele De Benedittis deixou a direção espiritual de Luisa por causa de seus muitos deveres pastorais, sugeriu como seu sucessor o Cônego Gennaro De Gennaro (1844-1922), pároco da Igreja de São José de Corato.

Devido à extrema timidez de Luísa, só a sua Confessora sabia o que se passava na sua alma, mas a sua nova Confessora, depois de ouvir o que se passava no seu “estado habitual”, deu-lhe a “obediência” de escrever um Diário espiritual no qual deveria observe diligentemente tudo o que ela ouviu e viu. Depois do confinamento ao leito como “alma vítima”, veio também a “cruz da escrita” à qual se manteve fiel escrevendo cerca de 10 mil páginas, de 28 de fevereiro de 1899 a 28 de dezembro de 1938. Dois meses depois de começar a escrever o “segundo “livro, a Confessora pediu-lhe que escrevesse o que havia acontecido em sua infância. Assim nasceu o “primeiro” livro que é uma verdadeira autobiografia espiritual desde os 9 anos de idade.

Devido à sua imobilidade definitiva, desde 1898, foi-lhe concedida permissão para celebrar a Santa Missa na casa onde se hospedava com a irmã Angelina, que cuidava dela, e com os pais, falecidos em 1907. Luísa sustentava o aluguel de sua casa e as ofertas nas missas com o trabalho de “tombolo” (renda) que aprendeu desde criança. Ela também ensinou meninas que queriam aprender essa arte. Além de escola de artesanato, sua casa era também escola de vida espiritual não só para os aprendizes-discípulos, mas também para muitas pessoas que passaram a frequentar sua casa para ouvir seus conselhos e pedir suas orações.

Estas idas e vindas levantaram suspeitas e o então Arcebispo Tommaso de Stefano, em 1902, impediu a Confessora de ir até Luísa para libertá-la do seu “estado habitual”, mas a proibição durou apenas algumas semanas. No ano seguinte, o Arcebispo decidiu ir pessoalmente ter com Luísa para interrogá-la e obteve um parecer positivo. Seu sucessor, o arcebispo Francesco Paolo Carrano, foi visitar Luisa e obteve para ela em 1908 da Santa Sé a permissão para a missa diária em sua casa. Quando em 1910 foi inaugurado em Trani o Orfanato Feminino Anthoniano do Padre Annibale Maria Di Francia (1851-1927), ele falou de Luisa e de seu Diário aos religiosos sicilianos. Com efeito, a relação com o Padre Annibale começou nesse período e Luisa escreveu-lhe pela primeira vez em 20 de março de 1911.

Santo Aníbal de Messina ficou imediatamente cativado pela espiritualidade de Luísa e foi visitá-la repetidas vezes. Ele ficou especialmente fascinado pela maneira como ela refletia sobre a Paixão de Nosso Senhor, por isso pediu-lhe que escrevesse essas meditações num caderno separado. O resultado foi a obra que tentou publicar em 1915 com o título “As Horas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo com Reflexões Espirituais e Reparações”. Diante de tão grande sucesso, decidiu republicá-lo em nova edição no mesmo ano e depois em 1917 e em 1925. O texto foi progressivamente enriquecido com novas “práticas” e algumas orações, e sobretudo com um apêndice que pela primeira vez relatou poucas páginas do Diário sob o título “Tratado sobre a Vontade Divina”. Chegou a escrever uma carta circular dirigida aos Bispos para recomendar o uso do livro nos Institutos presentes nas suas dioceses.

Então, Padre Aníbal, fundador dos Rogacionistas e Filhas do Divino Zelo, pôde revisar os primeiros 18 volumes do Diário em 1926 e, como podemos ver pelas muitas cartas trocadas com Luísa, preparou a publicação dos textos . Na verdade, o Arcebispo de Trani, Giuseppe Maria Leo, nomeou o Padre Annibale como “Examinador Eclesiástico” para publicações na sua Diocese, e depois do Padre Annibale ter dado o seu Nihil obstat, o Arcebispo também afixou o seu “imprimatur” nos primeiros 18 volumes manuscritos de o Diário dando luz verde para a publicação. Porém, a morte do Padre Annibale Maria Di Francia, impediu a realização deste projeto editorial.

Santo Aníbal, no Prefácio às Vinte e Quatro Horas da Paixão, deixou-nos uma ideia de como Luísa Piccarreta apareceu a todos aqueles que a conheceram, muitas vezes vindos de longe. Ele descreve: “Esta esposa de Jesus Crucificado, que passa a noite em êxtases dolorosos e em sofrimentos de toda espécie, durante o dia, sentada na cama fazendo seus bordados – nada, nada, absolutamente nada aparece, de quem tanto sofreu muito durante a noite; não há nada, nem nada de extraordinário ou sobrenatural em seu ar. Pelo contrário, ela aparece como uma pessoa saudável, feliz e jovial. Ela fala, conversa, ri quando é preciso, mas recebe poucos amigos. Às vezes, algum coração perturbado confia nela e pede suas orações. Ela escuta gentilmente e conforta, mas nunca avança para fazer profecias, nunca uma palavra que possa sugerir revelações. O grande conforto que ela apresenta é sempre um, sempre o mesmo: a Vontade Divina”.

A estima pelo Padre Aníbal levou Luísa a aceitar o convite para se mudar para a casa das Filhas do Divino Zelo em Corato (7 de outubro de 1928), construída por vontade do Padre Aníbal, o fundador, e consagrada à “Vontade Divina”.

Após a morte de Dom Gennaro, Dom Francesco De Benedittis (1868-1926) sucedeu como confessor, mas morreu prematuramente e foi substituído por Dom Benedetto Calvi (1886-1968) que, em colaboração com o Padre Rogacionista Pantaleone Palma, deu novo impulso à a publicação do Diário. Com efeito, em 1930 nasceu o livro intitulado “No Reino da Vontade Divina. História de uma Alma. Primeira parte. Amanhecer Nascente”. Nele foram publicados o 1º, 2º, 3º Volumes e quase todo o 4º Volume do Diário com muitas correções em relação ao manuscrito original de Luísa. Além disso, em 1932 o livro ‘A Virgem Maria no Reino da Vontade Divina. Meditações para o mês de maio’ foi publicada. Foi reeditado em 1933 e 1937. Finalmente, Don Benedetto em 1934 cuidou da 5ª edição de As Vinte e Quatro Horas da Paixão com o Tratado sobre a Vontade Divina em anexo. Esta obra também teve tradução alemã em 2 volumes (1936 e 1938) do padre beneditino Ludwig Bede.

Porém, já em 1930, surgiram os primeiros mal-entendidos e o primeiro alerta da Sagrada Congregação do Santo Ofício no Vaticano sobre o suposto ganho financeiro de Luisa Piccarreta com as publicações e também a questão da necessidade de um padre para libertá-la de seu “estado habitual.

A resposta dos Superiores à denúncia foi imediata com a proibição de novas publicações. Também a nível doutrinal houve muitas polémicas em relação à “missão especial e única” de Luísa de dar a conhecer a todos a verdade de “viver na Divina Vontade de Jesus”. Entretanto, na “Casa da Divina Vontade” a novena de Natal era animada todos os anos com a leitura das meditações “Excessos de Amor” que Luísa já meditava desde os 17 anos. Outubro com a leitura do livro da Virgem Maria.

A investigação do Santo Ofício, em resposta a outras preocupações, atingiu o seu apogeu em 1938 e conduziu a dois atos inesperados e dolorosos. A primeira foi em maio, com a requisição dos 34 cadernos manuscritos do Diário de Luísa pelo Carmelita Padre Lorenzo de São Basílio, Teólogo da Dataria Apostólica. A segunda foi em julho, quando o Santo Ofício determinou o registro das publicações na Lista de Livros Proibidos. Em 11 de setembro, o The Roman Observer noticiou o decreto e em artigo anexo explicou os motivos da sentença de “misticismo excessivo”.

Embora desgastada, poucos dias depois Luísa encontrou forças para escrever uma carta na qual se submetia completamente à Autoridade da Igreja, desaprovando e condenando nos seus próprios escritos o que a Igreja censurou e condenou. Humilhada, foi obrigada a deixar o Instituto Anthoniano e mudou-se para uma casa particular, onde viveu os últimos anos de sua vida.

“Luisa, a Santa” – como a chamavam os seus concidadãos – morreu na manhã de 4 de março de 1947, após uma grave pneumonia, mas o seu corpo não sofreu rigor mortis. Durante três dias seu corpo ficou à vista do público e todos verificaram que seus membros eram flexíveis, exceto algumas vértebras da coluna que a impediam de ser colocada em um caixão. Então foi necessário construir um caixão especial, no qual ela pudesse ficar sentada, a posição em que todos a conheciam. O seu funeral, com grande fluxo de pessoas vindas de todos os lugares e de grande importância eclesial, foi “um dia de festa para toda a cidade de Corato”. Luisa foi sepultada no cemitério da cidade, na capela da família de Dom Benedetto Calvi.

Em abril de 1947, o Arcebispo de Trani. Francesco Paolo Petronelli emitiu um mandato para recolher informações relativas à reabilitação de Luísa por parte da Santa Sé e um ano depois o novo Arcebispo Reginaldo Giuseppe Maria Addazi OP concedeu permissão para imprimir um cartão sagrado de Luísa com uma relíquia, dando-lhe o título de “Serva de Deus” e implorando a sua beatificação com uma “oração” especial. Em 1963, ele também providenciou a transferência de seus restos mortais para o Santuário da Paróquia de Santa Maria Greca.

Em 1987, o Arcebispo Giuseppe Carata promoveu a criação de uma Associação para cuidar da coleta de memórias e objetos que pertenceram a Luisa Piccarreta. O Arcebispo Carmelo Cassati recebeu em 1994 autorização da Sagrada Congregação para as Causas dos Santos para abrir um Inquérito Diocesano sobre a sua vida, virtudes e reputação de santidade. A “Piedosa Associação Luisa Piccarreta, Filhinhos da Divina Vontade” de Corato representou o “Ator” da Causa. O novo Arcebispo Giovan Battista Pichierri encerrou o Inquérito Diocesano em 2005.

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