9 de junho de 1943
Jesus responde -me:
«Compreendo e tenho pena da tua tristeza. Não é essa tristeza que eu acuso de culpa.
A tristeza culpada é aquela que vem da intolerabilidade das coisas e das cruzes. Os primeiros são humanos, os últimos sobrenaturais. A tristeza culpada é a sede de gozo, de riqueza, uma sede que não se sacia e que te entristece, ou uma sede que, depois de saciada, te deixa mais triste do que antes porque a tua consciência chora dentro de ti. Essa é a tristeza que eu condeno.
Mas a boa tristeza, sentida pelas desgraças dos outros mais do que pelas próprias, a mágoa que dá ver Deus injuriado, a dor pelos laços queridos que se desfazem, eu não condeno. Antes de você eu tentei e chorei.
Então, quando a alma sobe ainda mais alto e não só tem uma tristeza que não pode ser condenada em si mesma, mas sabe como me dar essa sua tristeza para que eu use suas lágrimas para o bem dos outros, então eu tomo esta alma e a coloco no berço. ela em meu coração para colocar sua dor para dormir e dar-lhe minha alegria.
Você ouve isso. Eu sei que você sente isso pingando através de você. Esses estremecimentos de alívio que sentes, e parecem raios na escuridão que te vêm de muitas coisas, e parecem uma libertação de pesos que te pesam, sou eu que entro em ti com a minha alegria.
Também intuíste a origem de tanta melancolia na dor que, para teu bem, te invade. Sim. Você, vivendo em Mim e para Mim, desencadeia a ira do Inimigo e ele, incapaz de fazer outra coisa, tenta amedrontá-lo tornando o futuro mais negro do que já é. Mas não tenha medo. Eu estou contigo.
Sua tristeza também aumenta ao refletir sobre as palavras que digo à sua alma, não para você, mas para todos. Mas não se recuse a recebê-los. Tenho tão poucas pessoas em todo o mundo que se estendem para ouvir a minha Palavra! Aqueles a quem eu gostaria de falar para reconduzi-los ao caminho da vida não querem me ouvir. Então eu falo para os poucos que querem me ouvir. Quando for útil, o que eu disse aos meus fiéis em segredo será dado a conhecer e assim a Palavra continuará a ressoar no mundo.
Portanto, não recuse meu trabalho, seja ele qual for. Não se glorie e não tenha medo disso. Me deixe fazê-lo. Nunca faço nada sem rumo. Vinde a Mim sempre com aquela confiança que tanto gosto. Quando encontro uma alma confidente, abro meu Coração e o fecho dentro dele. Você acha que algo realmente mau pode acontecer com você se você estiver fechado em meu coração? Mas nem mesmo o Inferno pode prejudicá-lo enquanto você estiver lá. E você estará lá enquanto for puro, amoroso, confiante e fiel.”
11 de junho de 1943
Jesus diz :
«Você está muito aflito para copiar o que eu lhe disse, muito mais porque é um assunto que lhe custa transcrever. Então deixe para hoje e me escute falando com você.
Você sente muito, pobre alma! Mas eu quero aliviar sua dor. Não “tire” sua sentença. Mas levante-o. Eleve-o consolando-o e levante-o ajudando-o a elevá-lo muito alto para que tudo seja meritório. Se você me ouvir, verá que a ferida dói menos.
Maria, não sejas uma pessoa que não sabe fazer frutificar as moedas que lhe dou. Cada acontecimento do vosso dia de homem é uma moeda que Deus vos confia para que o torneis fecundo para a vida eterna. Da nova moeda que lhe dou, use-a para obter cem por cento. Quão?
Com oantes de tudo resignação , concordando em beber este cálice sem virar a cabeça para outro lado, evitando aproximar os lábios da borda muito amarga.
Com gratidão sempre, a Mim que o ofereço a você com o conhecimento certo, como só eu posso ter, para lhe fazer bem, ou seja, para fazer um novo ato de amor por você.
Com confiança . Eu te ajudarei a carregar a nova cruz e as outras que dela decorrerão. Não estás feliz por me ter por cireneu, eu, teu Jesus que te ama?
Com vista superior,majoritariamente. Sim, não degrade o ouro desta cruz sujando-a com pensamentos posteriores humanos. E o que importa para você que o mundo não o entenda, nem mesmo em seus sentimentos mais seletos? É aquele? Você se preocupa porque é julgado frio, egoísta e sem amor por sua mãe? É aquele? Você sofre com o mau julgamento humano? Não, Maria. Seria ruim se eu tivesse que julgá-lo culpado para com os mandamentos da Lei divina e humana por causa de suas ações para com sua mãe. Mas não se preocupe com os outros.
E olhe para Mim mais uma vez. Não fui talvez vilipendiado pelo insulto de que era um blasfemador, um rebelde contra o Deus de Abraão, uma pessoa possuída, uma criança sem coração? Nenhum discípulo [45]Maria é mais do que o Mestre e, portanto, todo discípulo deve ser igual a Mim nas ofensas que recebe e nas obras que pratica.
As ofensas são cuidadas por outros que “não sabem o que estão fazendo ou dizendo”. Então, perdoe-os. Tu cuidas das obras, continuando o teu caminho e elevando o teu espírito tão alto que as pedras da calúnia, da curta vista humana, não podem alcançar. Sou eu que vejo e julgo e recompenso e abençoo você. Os outros estão caindo poeira.
Vá em paz, Maria. Aqui eu toco em você para levantar a coroa de espinhos de sua cabeça. Hoje trarei para você. E nunca busques outros corações senão o meu para consolar teu sofrimento. Mesmo que você viajasse por toda a terra, não encontraria ninguém que o entendesse com verdade e justiça como Jesus, seu Mestre e Amigo pode fazer.
Vá em paz. Eu te dou minha paz.”
“Para entender as coisas, vocês, humanos, precisam definir tudo meticulosamente. Pontos, vírgulas, exclamações, perguntas e muitas vezes não são necessários. Mas Deus não precisa ser tão sofisticado para entender. Ele vê profundamente e julga sua profundidade. É por isso que eu disse a você [46] : “Quando você orar, não diga muitas palavras. Seu Pai sabe do que você precisa.”
Teu Pai compreende, Maria, vê, julga, com verdadeira justiça e com grande misericórdia. Não mede com o teu centímetro. Ele não condena de acordo com o seu código e não olha com seus olhos míopes. Mesmo quando realmente existe uma falta, mas o culpado fica tão humilhado por ela que se julga digno de condenação, eu, Misericórdia, digo: “Eu não te condeno. Vai e não peques mais”, como disse à adúltera [47] .
Você tem provas constantes de que seu vizinho nunca entende com verdadeira justiça. A última é de ontem à noite. O coração de sua filha e a suscetibilidade de sua mulher foram feridos com um único golpe. E de quem poderia te conhecer completamente. Isso mostra mais uma vez que só existe Deus que é infinitamente justo. Abandone tudo o que não é Deus.Eu quero que você viva somente de Deus.
Quer um exemplo de quão limitada é a visão humana? Ao transcrever uma frase, você omitiu duas palavrinhas, pois o pensamento já lhe parecia claro enquanto eu o ditava: nela. Duas palavrinhas microscópicas. Mas depois disso, nem você nem ninguém entendeu o verdadeiro significado da frase. “Na verdade , a própria graça estava nela (Maria)”, isto é, Deus, a própria graça, estava totalmente em Maria. Uma pequena omissão, mas que fez com que você não entendesse bem o significado da frase [48] .
Assim é tudo. A visão intelectual humana limitada vê na superfície e muitas vezes mal mesmo na superfície. É por isso que eu disse a você [49] : “Não julgue”.
Para persuadir você e outros de que o que você escreve não é da sua conta, propositadamente deixo lacunas em sua mente, como a dos dez justos [50] que poderiam ter salvado aquela cidade antiga. Você tinha que pedir ao Pai. Ou eu deixo você fazer uma pequena modificação para mostrar que você está errado logo de cara e você se livra da vontade de tentar de novo. Dessa forma, mantenho você abaixado e convencido de que nada é seu e tudo é meu.
Todo o bem que fazeis, mesmo que seja muito vasto, é uma ninharia insignificante face ao Bem infinito que é Deus, e até as vossas obras mais perfeitas, de uma perfeição humana, estão cheias de mentira aos olhos de Deus. Mas se os ofereceis juntamente com os meus méritos, eis que assumem as características que agradam a Deus, adquirem-se em perfeição, em extensão, e tornam-se passíveis de redenção.
É necessário saber fazer tudo em Mim e imitando-Me e em meu Nome. Então meu Pai vê meu sinal e minha semelhança em suas obras e as abençoa e as faz dar frutos. Por humildade errada, você nunca deve dizer: “Não posso fazer isso”. eu disse [51]: “Farás as mesmas obras que eu faço”. Precisamente porque, permanecendo em Mim com a vossa boa vontade, tornamo-nos pequenos Cristos capazes de Me seguir, o verdadeiro Cristo, em todas as contingências da vida”.
[45] Nenhum discípulo… , como em Mateus 10, 24 ; Lucas 6, 40 ; João 13, 16 ; 15, 20 ; eles não sabem… , como em Lucas 23, 34 .
[46] Eu disse em Mateus 6, 7-8 .
[47] Eu disse à adúltera em João 8, 10-11 .
[48] sentença escrita em 8 de junho e indicada na nota.
[49] Eu disse em Mateus 7, 1-2 ; Lucas 6, 37 .
[50] dez justos… com referência a Gênesis 18, 32 .
[51] Eu disse isso em João 14, 12 .
12 de junho de 1943
Jesus diz :
Mas Jesus nunca é assustador. Jesus com seus filhos queridos é um pai de amor perfeito; de uma bondade divina, porque se Jesus foi homem e conheceu os sentimentos do homem, sempre foi e é Deus, e por isso nos seus sentimentos alcança a perfeição de Deus.
Então eu, para me aproximar de você e para que você se aproximasse sem medo e com cada vez mais amor, segui a regra em uso entre os homens para conquistar crianças mal-humoradas. Eu ofereci e dei tudo o que você queria. Às vezes eram ninharias, às vezes eram grandes coisas. Bem: seu Jesus os deu a você.
Às vezes você sonhava acordado e não dava valor ao sonho. Um homem teria negado você, tornando-a louca e insincera. Eu, Deus, transformei seus sonhos em certezas para não rebaixá-los perante o mundo. Desta forma, consegui que você se apegasse tanto a Mim que alcançasse o que você é agora: algo perdido em Mim, inseparável de Mim.
Tu, ser finito e imperfeito, já não existes com as tuas limitações e imperfeições humanas, porque estás absorvido, e deixas-te absorver, por Mim. Veja-Me em tudo o que é agradável, desagradável, feliz, triste, que te acontece. . Aja olhando para o meu rosto. Você está fascinado pelo meu rosto. Eu poderia guiá-lo com meus olhos. Com menos ainda: a batida do meu Coração, do meu Amor, te guia. Viva meu amor. Viva no meu amor. Viva para o meu amor.
Quando você tem uma alegria, você corre para mim rindo para dizer “obrigado”. Quando você tem uma necessidade, você estende a mão pedindo por ela. Quando você está com dor, você vem ao meu coração para chorar. Você está tão convencido de que eu sou o seu Tudo, que você toma decisões, que você tem confidências que, para a visão humana curta, podem parecer imprudência e loucura.Mas você sabe que eu sou o seu Tudo. Um Todo-Deus e que eu posso tudo, e você confia.
É precisamente esta confiança absoluta que me impulsiona a realizar pequenos milagres contínuos para vós, porque é a confiança de quem me ama que abre o meu Coração de Deus para fazer dele descer torrentes de graças.
Dê seu testemunho sobre seu encontro com a Divina Vontade