OS ÚLTIMOS JULGAMENTOS
Eu acredito que a grande maioria do livro do Apocalipse se refere, não só ao fim do mundo, mas ao fim desta era. Apenas os últimos capítulos realmente olham para o fim do mundo, enquanto tudo o mais antes descreve principalmente um “confronto final” entre a “mulher” e o “dragão”, e todos os terríveis efeitos na natureza e na sociedade de uma rebelião geral que acompanha. O que separa esse confronto final do fim do mundo é um julgamento das nações – o que estamos ouvindo principalmente nas leituras da missa desta semana, conforme nos aproximamos da primeira semana do Advento, a preparação para a vinda de Cristo.
Nas últimas duas semanas, tenho ouvido as palavras em meu coração: “Como um ladrão à noite.” É a sensação de que os eventos estão ocorrendo no mundo que vai pegar muitos de nós de surpresa, se não muitos de nós para casa. Precisamos estar em “estado de graça”, mas não de medo, pois qualquer um de nós pode ser chamado para casa a qualquer momento.
… Voltará para julgar os vivos e os mortos . —Apostle’s Creed
Se considerarmos que o Dia do Senhor não é um período de 24 horas , mas um período prolongado de tempo, um “dia de descanso” para a Igreja, de acordo com a visão dos Pais da Igreja Primitiva (“mil anos é como um dia e um dia como mil anos ”), então podemos entender que o vindouro Julgamento Geral do mundo contém dois componentes: o julgamento dos vivos e o julgamento dos mortos . Eles constituem um julgamento espalhado ao longo do Dia do Senhor.
Eis que o Dia do Senhor será de mil anos. —Letter of Barnabas, The Fathers of the Church, cap. 15
E de novo,
… Este nosso dia, que é delimitado pelo nascer e pelo pôr do sol, é uma representação daquele grande dia ao qual o circuito de mil anos fixa os seus limites. —Lactantius, Fathers of the Church: The Divine Institutes, Livro VII, Capítulo 14, Enciclopédia Católica; www.newadvent.org
O que estamos nos aproximando agora em nosso mundo é o julgamento dos vivos …
VIGILÂNCIA
Estamos em um período de vigilância e oração enquanto o crepúsculo da era presente continua a desaparecer.
Deus está desaparecendo do horizonte humano e, com o escurecimento da luz que vem de Deus, a humanidade vai perdendo o rumo, com efeitos destrutivos cada vez mais evidentes. – Carta de Sua Santidade o Papa Bento XVI a Todos os Bispos do Mundo , 10 de março de 2009; Católico online
Então virá a meia-noite, quando este “tempo de misericórdia” em que estamos vivendo dará lugar ao que Jesus revelou a Santa Faustina como o “dia da justiça”.
Escreva isto: antes de vir como o justo Juiz, irei primeiro como o Rei da Misericórdia. Antes que chegue o dia da justiça, será dado às pessoas um sinal deste tipo nos céus: toda a luz nos céus se extinguirá e haverá grandes trevas sobre toda a terra. Então o sinal da cruz será visto no céu, e das aberturas onde as mãos e os pés do Salvador foram pregados sairão grandes luzes que iluminarão a Terra por um período de tempo. Isso acontecerá um pouco antes do último dia . – Divina Misericórdia em Minha Alma , Jesus a Santa Faustina, n. 83
Novamente, o “último dia” sendo, não um único dia, mas um período de tempo que começa nas trevas culminando no julgamento dos vivos . Na verdade, encontramos na visão apocalíptica de São João, por assim dizer, o que parecem ser dois julgamentos, embora eles sejam realmente um espalhado ao longo do “fim dos tempos”.
MEIA-NOITE
Conforme apresentei em meus escritos aqui e em meu livro , os Padres Apostólicos ensinaram que chegaria um tempo no final de “seis mil anos” (representativo dos seis dias da criação antes que Deus descansasse no sétimo) julgaria as nações e purificaria o mundo da iniquidade, inaugurando os “tempos do reino”. Esta purificação faz parte do Julgamento Geral do fim dos tempos.
As profecias mais dignas de nota sobre os “últimos tempos” parecem ter um fim comum: anunciar grandes calamidades iminentes sobre a humanidade, o triunfo da Igreja e a renovação do mundo. – Enciclopédia Católica , Profecia, www.newadvent.org
Encontramos nas Escrituras que o “fim dos tempos” traz um julgamento dos “vivos” e depois dos “mortos”. No livro do Apocalipse, São João descreve um julgamento sobre as nações que caíram em apostasia e rebelião.
Tema a Deus e dê-lhe glória, pois é chegada a sua hora de julgar [sobre] … a grande Babilônia [e] … qualquer um que adore a besta ou sua imagem, ou aceite sua marca na testa ou na mão … Então eu vi os céus aberto, e havia um cavalo branco; seu piloto foi chamado de “Fiel e Verdadeiro”. Ele julga e guerreia com justiça … A besta foi apanhada e com ela o falso profeta … Os demais foram mortos pela espada que saiu da boca de quem estava montado no cavalo … (Ap 14: 7-10, 19:11 , 20-21)
Este é um julgamento dos vivos : da “besta” (o Anticristo) e seus seguidores (todos aqueles que receberam sua marca), e é mundial. São João continua a descrever nos capítulos 19 e 20 o que se segue: uma “ primeira ressurreição ” e um reinado de “mil anos” – um “sétimo dia” de descanso para a Igreja de seus labores. Este é o amanhecer do Sol da Justiça no mundo, quando Satanás será acorrentado no abismo. O consequente triunfo da Igreja e a renovação do mundo constituem a “tarde” do Dia do Senhor.
Posteriormente, o Diabo é libertado do abismo e começa um ataque final ao Povo de Deus. O fogo então cai, destruindo as nações (Gog e Magog) que se juntaram na última tentativa de destruir a Igreja. É então, escreve São João, que os mortos são julgados no JUÍZO FINAL.
Em seguida, vi um grande trono branco e aquele que estava sentado nele. A terra e o céu fugiram de sua presença e não havia lugar para eles. Eu vi os mortos, os grandes e os humildes, em pé diante do trono, e os pergaminhos foram abertos. Em seguida, outro rolo foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com seus atos, pelo que estava escrito nos rolos. O mar entregou seus mortos; então a Morte e o Hades entregaram seus mortos. Todos os mortos foram julgados de acordo com suas ações. (Apocalipse 20: 11-13)
Este é o Julgamento Final que inclui todos aqueles que são deixados vivos na terra, e todos que já viveram após o qual um Novo Céu e uma Nova Terra são introduzidos, e a Noiva de Cristo desce do Céu para reinar para sempre com Ele na cidade eterna da Nova Jerusalém onde não haverá mais lágrimas, não haverá mais dor e não haverá mais tristeza.
JULGAMENTO DOS VIVOS
Isaías também fala do julgamento dos vivos que deixará apenas um remanescente de sobreviventes na terra que entrarão em uma “era de paz”. Este julgamento parece vir de repente, como Nosso Senhor indica, comparando-o com o julgamento que purificou a terra na época de Noé, quando a vida parecia continuar normalmente, pelo menos para alguns:
(…) Estavam comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. Da mesma forma, como foi nos dias de Ló: eles comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam … (Lucas 17: 27-28)
Jesus está descrevendo aqui o início do Dia do Senhor, do Juízo Geral que começa com um julgamento dos vivos .
Pois vocês mesmos sabem muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão à noite. Quando as pessoas estão dizendo: “Paz e segurança”, um desastre repentino vem sobre elas, como dores de parto em uma mulher grávida, e elas não escaparão. (1 Tes 5: 2-3)
Eis que o Senhor esvazia a terra e a assola; ele a vira de cabeça para baixo, espalhando seus habitantes: leigo e sacerdote, servo e senhor, a empregada como sua amante, o comprador como o vendedor, o credor como o devedor, o credor como o devedor …
Naquele dia o Senhor castigará o exército dos céus nos céus, e os reis da terra na terra. Eles serão reunidos como prisioneiros em uma cova; eles serão encerrados em uma masmorra, e depois de muitos dias eles serão punidos…. Portanto, os que habitam na terra empalidecem e poucos homens ficam. (Isaías 24: 1-2, 21-22, 6)
Isaías fala sobre um período de tempo entre esta purificação do mundo, quando os “prisioneiros” são acorrentados em uma masmorra e então punidos “depois de muitos dias”. Isaías descreve este período em outros lugares como um tempo de paz e justiça na terra …
Ele golpeará o cruel com a vara de sua boca e com o sopro de seus lábios matará o ímpio. A justiça será a faixa em volta de sua cintura e a fidelidade um cinto em seus quadris. Então o lobo será hóspede do cordeiro, e o leopardo se deitará com o cabrito … a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como a água cobre o mar … Naquele dia, O Senhor tomará novamente nas mãos para reclamar o remanescente de seu povo que resta … Quando o seu julgamento amanhecer na terra, os habitantes do mundo aprenderão a justiça. (Isaías 11: 4-11; 26: 9)
Isso quer dizer que não apenas os ímpios são punidos, mas os justos são recompensados como os “mansos que herdam a terra”. Também isto faz parte do Julgamento Geral que encontra sua recompensa definitiva na eternidade. Também compromete parte do testemunho às nações da verdade e do poder do Evangelho, que Jesus disse que deve ser transmitido a todas as nações, “e então virá o fim”. [2] Isso quer dizer que a “palavra de Deus” será de fato vindicada [3] como o Papa Pio X escreveu:
“Ele quebrará as cabeças de seus inimigos”, para que todos saibam “que Deus é o rei de toda a terra”, “para que os gentios saibam que são homens”. Tudo isso, veneráveis irmãos, acreditamos e esperamos com fé inabalável. —Papa Pio X, E Supremi , Encíclica “Sobre a restauração de todas as coisas”, n. 6-7
O Senhor deu a conhecer a sua salvação: aos olhos das nações revelou a sua justiça. Ele se lembrou de sua bondade e fidelidade para com a casa de Israel. (Salmo 98: 2)
O profeta Zacarias também fala deste remanescente sobrevivente:
Em toda a terra, diz o Senhor, dois terços deles serão cortados e perecerão, e um terço ficará. Vou fazer passar um terço pelo fogo e refiná-los como se refina a prata e prová-los-ei como se prova o ouro. Eles invocarão o meu nome e eu os ouvirei. Direi: “Eles são o meu povo”, e eles dirão: “O Senhor é o meu Deus”. (Za 13: 8-9; cf. também Joel 3: 2-5; Is 37:31; e 1 Sm 11: 11-15)
São Paulo também falou sobre esse julgamento dos vivos que coincide com a destruição da “besta” ou Anticristo.
E então o iníquo será revelado, a quem o Senhor (Jesus) matará com o sopro de sua boca e tornará impotente com a manifestação de sua vinda … (2 Tessalonicenses 2: 8)
Citando Tradição, escritor do século 19, pe. Charles Arminjon, observa que esta “manifestação” da vinda de Cristo não é Seu retorno final na glória, mas o fim de uma época e o início de uma nova:
São Tomás e São João Crisóstomo explicam as palavras quem Dominus Jesus destruet illustratione adventus sui (“a quem o Senhor Jesus destruirá com o resplendor de sua vinda”) no sentido de que Cristo atingirá o anticristo deslumbrando-o com um brilho que será como um presságio e sinal de Sua segunda vinda … A visão mais autorizada, e aquela que parece estar mais em harmonia com a Sagrada Escritura, é que, após a queda do Anticristo, a Igreja Católica mais uma vez entrará em um período de prosperidade e triunfo. – O fim do mundo presente e os mistérios da vida futura, pe. Charles Arminjon (1824-1885) , p. 56-57; Sophia Institute Press
O MAGISTERIUM E A TRADIÇÃO
A compreensão dessas passagens bíblicas não vem de uma interpretação privada, mas da voz da Tradição, particularmente dos Padres da Igreja que não hesitaram em explicar os acontecimentos dos últimos dias de acordo com a Tradição oral e escrita que lhes foi transmitida. Novamente, vemos claramente um julgamento universal dos vivos ocorrendo antes de uma “era de paz”:
No final do sexto milésimo ano, toda iniqüidade deve ser abolida da terra e a retidão reinará por mil anos; e deve haver tranquilidade e descanso dos trabalhos que o mundo agora suportou. —Caecilius Firmianus Lactantius (250-317 DC; escritor eclesiástico), The Divine Institutes, Vol 7, Ch. 14
A Escritura diz: ‘E Deus descansou no sétimo dia de todas as Suas obras’ … E em seis dias as coisas criadas foram completadas; é evidente, portanto, que eles chegarão ao fim no sexto milênio … Mas quando o Anticristo tiver devastado todas as coisas neste mundo, ele reinará por três anos e seis meses, e se assentará no templo em Jerusalém; e então o Senhor virá do Céu nas nuvens … enviando este homem e aqueles que o seguem para o lago de fogo; mas trazendo para os justos os tempos do reino, isto é, o descanso, o sétimo dia santificado … Estes devem ocorrer nos tempos do reino, isto é, no sétimo dia … o verdadeiro sábado dos justos . —St. Irineu de Lyon, Pai da Igreja (140–202 DC) ; Adversus Haereses, Irineu de Lyon, V.33.3.4, Os Padres da Igreja, CIMA Publishing Co.
‘E Ele descansou no sétimo dia.’ Isso significa: quando Seu Filho vier e destruir o tempo do iníquo e julgar o ímpio, e mudar o sol, a lua e as estrelas – então Ele realmente descansará no sétimo dia … – Carta de Barnabé , escrita por um Pai Apostólico do segundo século
Mas Ele, quando Ele deve ter destruído a injustiça, e executado Sua grande julgamento, e deverá ter recordado a vida do justo, que viveram desde o início, serão contratados entre os homens de um milhar de anos , e as regerá com mais de comando apenas. —Caecilius Firmianus Lactantius (250-317 DC; escritor eclesiástico), The Divine Institutes, Vol 7, Ch. 24
Essa visão de uma restauração de todas as coisas em Cristo também foi repetida pelos papas , principalmente no século passado. [4] Para citar um:
Finalmente, será possível que nossas muitas feridas sejam curadas e toda a justiça surja novamente com a esperança da autoridade restaurada; que os esplendores da paz sejam renovados e as espadas e braços caiam das mãos e quando todos os homens reconhecerem o império de Cristo e obedecerem voluntariamente à Sua palavra, e todas as línguas confessarem que o Senhor Jesus está na Glória do Pai. —Papa Leão XIII, Consagração ao Sagrado Coração, maio de 1899
Santo Irineu explica que o propósito final deste “sábado” milenar e período de paz é preparar a Igreja para ser uma noiva imaculada para receber seu Rei quando Ele retornar em glória:
Ele [o homem] será realmente disciplinado de antemão para incorrupção, e avançará e florescerá nos tempos do reino, a fim de que seja capaz de receber a glória do Pai . —St. Irineu de Lyon, Pai da Igreja (140–202 DC); Adversus Haereses , Irineu de Lyon, Bk. 5, cap. 35, Os Padres da Igreja , CIMA Publishing Co.
DEPOIS DA ERA
Quando a Igreja atingiu sua “estatura plena”, o Evangelho foi proclamado aos confins da terra, e houve a Vindicação da Sabedoria e o cumprimento da profecia , então os últimos dias do mundo chegarão ao fim através do que o padre da Igreja Lactantius chamou de “o segundo e maior” ou “julgamento final”:
… Depois de dar descanso a todas as coisas, farei o início do oitavo dia, ou seja, o início de outro mundo. —Lista de Barnabé (70-79 DC), escrita por um Pai Apostólico do segundo século
Um homem entre nós chamado João, um dos apóstolos de Cristo, recebeu e predisse que os seguidores de Cristo habitariam em Jerusalém por mil anos, e que depois disso aconteceria a universal e, em resumo, a ressurreição e o julgamento eternos. —St. Justin Martyr, Dialogue with Trypho , Ch. 81, Os Padres da Igreja, Herança Cristã
Depois que seus mil anos se passaram, dentro do qual se completou a ressurreição dos santos…. seguir-se-á a destruição do mundo e a conflagração de todas as coisas no julgamento: seremos então transformados em um momento na substância de anjos, mesmo pela investidura de uma natureza incorruptível, e assim seremos removidos para aquele reino no céu . —Tertuliano (155–240 DC), Pai da Igreja de Nicéia; Adversus Marcion , Ante-Nicene Fathers, Henrickson Publishers, 1995, Vol. 3, pp. 342-343)
VOCÊ ESTÁ ASSISTINDO?
Dados os sinais atuais de turbulência no mundo – principalmente a crescente ilegalidade e apostasia – o caos na natureza, as aparições de Nossa Senhora, particularmente em Fátima, e as mensagens a Santa Faustina que indicam que vivemos num tempo limitado de misericórdia… devemos viver mais do que nunca em um lugar de esperança, expectativa e prontidão.
Considere o que Pe. Charles escreveu há mais de cem anos – e onde devemos estar agora em nossos dias:
… se estudarmos apenas por um momento os sinais do tempo presente, os sintomas ameaçadores de nossa situação política e revoluções, bem como o progresso da civilização e o avanço crescente do mal, correspondendo ao progresso da civilização e às descobertas no material ordem, não podemos deixar de prever a proximidade da vinda do homem do pecado, e dos dias de desolação preditos por Cristo. – O fim do mundo presente e os mistérios da vida futura, pe. Charles Arminjon (1824-1885), p. 58; Sophia Institute Press
Portanto, devemos levar as palavras de São Paulo mais a sério do que nunca …
… Vocês, irmãos, não estão nas trevas, porque aquele dia os alcançará como um ladrão. Pois todos vocês são filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Portanto, não durmamos como os demais, mas permaneçamos alertas e sóbrios. (1 Tes 5: 4-6)
Determinado é o dia da justiça, o dia da ira divina. Os anjos tremem diante dele. Fale às almas sobre esta grande misericórdia enquanto ainda é tempo de [conceder] misericórdia. Se você ficar calado agora, estará respondendo por um grande número de almas naquele dia terrível. Nada tema. Seja fiel até o fim. – Divina Misericórdia em Minha Alma , Mãe Bendita de Santa Faustina, n. 635
Nada tema. Seja fiel até o fim. A esse respeito, o Papa Francisco oferece estas palavras de consolo que nos lembram que Deus está trabalhando para a realização, não a aniquilação:
“O que está por vir, como o cumprimento de uma transformação que já está ocorrendo desde a morte e ressurreição de Cristo, é, portanto, uma nova criação. Não é uma aniquilação do universo e tudo o que nos rodeia ”, mas sim trazer tudo à sua plenitude de ser, verdade e beleza. —Papa Francisco, 26 de novembro, Audiência Geral; Zenit
Portanto, estou escrevendo esta meditação sobre Os Últimos Julgamentos, pois o Dia está mais próximo do que quando começamos …
Fale ao mundo sobre a Minha misericórdia; que toda a humanidade reconheça Minha misericórdia insondável. É um sinal do fim dos tempos; depois virá o dia da justiça. Enquanto ainda há tempo, que recorram à fonte da Minha misericórdia; que eles lucrem com o Sangue e a Água que jorraram por eles. – Divina Misericórdia em Minha Alma , Jesus a Santa Faustina, n. 848
Fonte: https://www.markmallett.com/blog/the-last-judgments/
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